Ministério dos Transportes autoriza São Bernardo a ampliar Faixa Azul para Av. 31 de Março

In ABCD On
- Updated

Plano de expansão na cidade garante a implantação em novo trecho de 2,5 quilômetros, contemplando os dois sentidos da via, que conecta desde as proximidades da Avenida Lions até o bairro Taboão

Diante de avanços alcançados a partir do primeiro trecho de implantação da Faixa Azul na cidade, a Prefeitura de São Bernardo, sob gestão de Marcelo Lima, inicia, nos próximos dias, a expansão do projeto para a Avenida 31 de Março, importante via de acesso aos bairros Paulicéia e Taboão, além de eixo de ligação para São Paulo e Diadema. A medida contará com cerca de 2,5 quilômetros, contemplando os dois sentidos, com o objetivo de garantir mais segurança aos motociclistas, bem como fluidez e organização ao tráfego.

A ampliação da Faixa Azul em São Bernardo foi autorizada formalmente pelo Ministério dos Transportes, por meio da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), com publicação no Diário Oficial da União (DOU). A sinalização exclusiva fará a conexão desde as proximidades da Avenida Lions, onde já opera outros 2,1 quilômetros do projeto, até a chegada à Avenida do Taboão. No sentido oposto, o retorno segue em direção à Paulicéia/Diadema, totalizando 4,6 km da nova faixa.

Com previsão de conclusão em até 15 dias após o começo das intervenções, a iniciativa visa aprimorar a mobilidade urbana, proporcionando um deslocamento mais seguro e eficiente aos motociclistas que utilizam esse corredor viário. 

“O sucesso da Faixa Azul na Avenida Lions nos motivou a expandir esse modelo para outros pontos estratégicos da cidade. É uma iniciativa que tem dado resultados positivos, garantindo mais segurança a quem anda de moto e também aos demais usuários das vias. Anteriormente, não tínhamos nada de faixa exclusiva. Hoje, estamos avançando com responsabilidade e planejamento, sempre pensando na proteção da população e na melhoria do trânsito”, sustentou o prefeito Marcelo Lima.

Além da implantação da sinalização horizontal, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Transportes, Mobilidade Urbana e Infraestrutura, realizará o monitoramento contínuo dos principais indicadores, como o número de acidentes, fluxo de veículos, velocidade média e percepção dos usuários. Os dados obtidos serão enviados trimestralmente à Senatran, seguindo diretrizes do projeto.

O titular da pasta de Transportes, Mobilidade e Infraestrutura, Francisco Carone, frisou que a expansão da Faixa Azul representa um avanço significativo para a organização do trânsito. “A Avenida 31 de Março é uma via de grande circulação, especialmente para motociclistas. A Faixa Azul permite organizar esse fluxo com mais segurança e eficiência, reduzindo o risco de acidentes. Essa medida vem para corrigir um ponto de gargalo e dar continuidade à política de mobilidade segura em São Bernardo”, pontuou.

REDUÇÃO DE ACIDENTES – Dados da Secretaria de Transportes, Mobilidade e Infraestrutura de São Bernardo indicam que, antes da implantação da Faixa Azul na Avenida Lions, cerca de 70% dos acidentes registrados na via envolviam motociclistas. Após a execução do projeto, a pasta deu pontapé inicial a um amplo estudo para aferir os resultados da medida, que agora será ampliada para a Avenida 31 de Março.

De acordo com registros da rede municipal de saúde, em 2023, foram contabilizados 1.769 atendimentos por acidentes envolvendo motocicletas. Já em 2024, no período de janeiro a dezembro, o SAMU 192 registrou 2.245 chamados, a maioria por colisões entre motos e automóveis. Em relação aos óbitos, São Bernardo registrou 23 mortes em acidentes com motos em 2022, número que subiu para 27 em 2023 e chegou a 35 no ano passado. A expectativa é que, com a expansão da Faixa Azul, esses índices sejam progressivamente reduzidos.


Fotos: Omar Matsumoto/PMSBC

You may also read!

Antes mesmo de dominar a leitura, alunos de São Caetano produzem podcast que os aproxima do universo literário

Criado em 2022 pela equipe da EMEI Inês dos Ramos, no Bairro Nova Gerty, em São Caetano do Sul,

Read More...

Vinhos de Portugal volta ao Rio e Sampa em junho

Promovida pelos jornais O GLOBO, Valor Econômico e Público, a 12ª edição do maior evento de vinhos portugueses no

Read More...

Braskem dá início à 6ª edição do Empreendedoras Braskem no ABCD

Programa gratuito vai capacitar, por exemplo, 50 mulheres da região com foco em inovação, gestão e fortalecimento de negócios

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu