Ministério da Ciência e Tecnologia testa nesta sexta remédio contra covid-19 em São Caetano

In Inovação On
- Updated
Foto: Geraldo Magela, Agência Senado

Ministro Marcos Pontes e prefeito Auricchio participam da ação

O MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações) realiza nesta sexta-feira (12/6), em São Caetano do Sul, a ação #500VoluntáriosJÁ para a participação no estudo clínico com o medicamento Nitazoxanida.

Utilizando inteligência artificial em testes com 2 mil fármacos, o CNPEM, organização social vinculada ao MCTIC, identificou cinco remédios com potencial para combater a replicação do novo coronavírus. Um deles, a NITAZOXANIDA, reduziu em 94% a carga viral em células infectadas “in vitro”. Essas duas etapas da pesquisa científica deram suporte para o início dos estudos clínicos com pacientes, a última fase, que busca comprovar cientificamente a eficácia deste remédio no tratamento precoce da covid-19.

“Precisamos envolver 500 pacientes voluntários para que o estudo seja concluído o quanto antes”, destaca o ministro do MCTIC, astronauta Marcos Pontes. “Queremos apresentar ao Brasil e ao mundo que este remédio identificado por pesquisadores brasileiros com recursos do governo federal é capaz de combater o vírus e salvar vidas.”

O ministro Marcos Pontes participa da mobilização #500VoluntáriosJÁ, a partir das 11h no Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin, acompanhado do prefeito José Auricchio Júnior e da secretária de Saúde de São Caetano, Regina Maura Zetone, além do secretário de Políticas para Formação e Ações Estratégicas do MCTIC, dr. Marcelo Morales.

“Pessoas da Região do Grande ABC com síndrome gripal (febre, fadiga, tosse) ou confirmação da covid-19 que desejarem participar voluntariamente do estudo clínico aprovado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), venham e procurem a carreta #500VoluntáriosJá”, diz Morales. “Você fará o teste diagnóstico RT-PCR e será acompanhado por 8 dias pela equipe médica do Hospital de Emergências Albert Sabin, conforme protocolo.”

A carreta #500VoluntáriosJá estará disponível para atendimento a partir desta sexta-feira (12/6) na Rua Aurélia, 101, Bairro Santa Paula, em São Caetano, e continua até a adesão de 500 voluntários. O teste é gratuito. É obrigatório o uso de máscaras para triagem e cadastro no estudo.

Serviço

Mobilização #500VoluntáriosJá em São Caetano do Sul / SP

Data: Sexta-feira, 12 de junho de 2020

Horário: 11h

Local: Hospital de Emergências Albert Sabin (Rua Aurélia, 101 – Bairro Santa Paula, em São Caetano do Sul / SP)

You may also read!

Craisa amplia horário de funcionamento para atender demanda de fim de ano

Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André funcionará, portanto, das 20h às 12h entre 15 e 24 de

Read More...

Morre o massagista Miguel de Oliveira, personagem marcante da história do futebol

O massagista Miguel de Oliveira, de Santo André, personagem da história do futebol brasileiro, morreu neste domingo (14.12), aos

Read More...

Assedec entrega kits de Natal a 400 crianças de Mauá

Com a presença do Papai Noel, crianças receberam, acima de tudo, brinquedos, roupas, calçados e chocotones O sábado (13.12) foi

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu