O Estado prevê para 2023 o lançamento de edital para elaboração do projeto básico da Linha 20-Rosa do Metrô, para ligar Santo André à região da Lapa, em São Paulo.
O anúncio foi feito, em primeiro lugar, em reunião do prefeito Paulo Serra co, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Paulo Galli, e o presidente do Metrô, Silvani Pereira.
A Linha 20-Rosa terá 33 quilômetros de extensão e 24 estações, seis delas no ABCD.
Em Santo André serão construídas as estações Afonsina, Príncipe de Gales, Portugal e Santo André, esta integrada à linha 10-Turquesa da CPTM.
Em São Bernardo estão previstas, da mesma forma, as estações Taboão-Paulicéia e Rudge Ramos.
Primeiro passo
“Essa é uma obra de longo prazo, que não vai começar amanhã, mas que precisa ter um primeiro passo. A resolução de problemas crônicos não acontece de um dia para o outro, mas alguma hora tem que começar. A chegada do Metrô à cidade é um sonho e vamos fazer de tudo para que este projeto saia do papel”, afirmou o prefeito Paulo Serra.
Completamente subterrânea, a linha deve transportar cerca de 1,3 milhão de pessoas por dia.
Das 24 estações, sete darão acesso a outras linhas do sistema metroferroviário: Santa Marina (Linha 6-Laranja do Metrô), Lapa (Linha 7-Rubi da CPTM e Linha 8-Diamante da ViaMobilidade), Cerro Corá (Linha 2-Verde do Metrô), Fradique Coutinho (Linha 4-Amarela da ViaQuatro), Moema (Linha 5-Lilás do Metrô), Saúde (Linha 1-Azul do Metrô) e Santo André (Linha 10-Turquesa da CPTM).
Estudo técnico
“Já fizemos o projeto diretriz, todo o estudo técnico para delinear o traçado da linha foi concluído e já existe parte dos estudos de solo realizada. Nesse momento estamos elaborando o anteprojeto de engenharia e o Estudo de Impacto Ambiental. Depois dessa etapa toda vamos licitar o projeto básico, que vai determinar o traçado definitivo da linha”, afirmou o presidente do Metrô, Silvani Pereira.
Em dezembro de 2021, o Metrô contratou consórcio que irá elaborar estudos do modelo econômico-financeiro e jurídico para a implantação da Linha 20-Rosa.
O objetivo é que sejam apresentadas soluções inovadoras para atrair a participação de investidores na implantação da linha.
Passando pela proposição de alternativas de exploração comercial e imobiliária ao longo do trajeto, das estações e dos pátios de estacionamento de trens e de manutenção.
“Essa será a linha mais integradora que teremos no Metrô, que terá uma importância muito grande não somente para o ABC, mas vai resolver muitos problemas da cidade de São Paulo. Para a integração dos transportes metropolitanos será fenomenal”, afirmou o secretário dos Transportes Metropolitanos, Paulo Galli.
BRT
Na coletiva após a reunião, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Paulo Galli, afirmou, portanto, que até o final do mês terão início as obras do BRT-ABC.
O sistema de transporte ligará o ABCD à Capital, passando por São Bernardo, Santo André e São Caetano.
A previsão é de que o sistema tenha, em conclusão, uma estação em Santo André, integrada à futura estação Afonsina da Linha 20-Rosa.