Metrô encaminha Estudo de Impacto Ambiental da obra da Linha 20 do Metrô à Cetesb e ao Condephaat

In ABCD, Canto do Joca On
Deputada estadual Carla Morando com o governador Tarcísio de Freitas/Divulgação

Em visita Rudge Ramos, que receberá uma das estações da Linha 20 Rosa do Metrô, em São Bernardo do Campo, nesta quarta-feora (19.07), a deputada estadual Carla Morando anunciou novas medidas do Governo do Estado.

Coordenadora da Frente Parlamentar em prol da Linha 20 do Metrô (Linha Rosa), Carla explicou, em primeiro lugar, que o Metrô encaminhou Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) da implantação da Linha 20 Rosa, em São Paulo, Santos André e São Bernardo do Campo, à Cetesb- Companhia Ambiental do Estado de São Paulo.

Carla Morando

Os estudos serão analisados pela companhia ambiental.

Os mesmos são exigidos para a concessão de Licença Ambiental Prévia para a implantação da Linha 20 Rosa do Metrô.

Boa notícia

“Recebi do governador Tarcísio de Freitas esta boa notícia: EIA e RIMA foram encaminhados à Cetesb para o licenciamento ambiental”, revelou a parlamentar.

“Seguimos acompanhando os trabalhos para a realização da obra que vai garantir transporte rápido e seguro para a população”, prosseguiu.

Destacou que a obra vai descongestionar o trânsito e as linhas existentes e que se encontram saturadas.

Da mesma forma,”vai trazer também desenvolvimento para as regiões envolvidas”, explicou Carla Morando.

Outra novidade sobre a obra é que foi publicado nesta quarta-feira (19.07) no Diário Oficial do Estado que o Condephaat- Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico analisa o projeto apresentado pelo Metrô.

O órgão solicitou à Companhia a apresentação de novos elementos para que possa prosseguir na análise do EIA e RIMA concluídos pela estatal.

O Metrô deverá apresentar arquivos digitais georreferenciados (KML/KMZ ou Shapefile).

Isso para que possa ser efetuada a sobreposição do trajeto da intervenção e identificação dos bens protegidos pelo Condephaat porventura afetados.

Em conclusão, indicar, na base georreferenciada, a localização de estações, pontos de VSE ou outros elementos a serem implantados na superfície.

Luta desde o primeiro mandato

Luta da deputada Carla Morando desde o primeiro mandato, a Linha terá estações de Santa Marina, na Lapa, passando por São Bernardo e seguindo até o município de Santo André.

Entre as medidas da parlamentar em favor da obra estão algumas mais importantes.

Uma emenda ao Orçamento 2021 do Estado destinando R$ 5,4 milhões para custear os projetos e estudos da Linha 20.

Da mesma forma, a emenda nº 101, ao Projeto de Lei Nº 924, de 2019 (Plano Plurianual – PPA 2019-2023) para assegurar a viabilidade do projeto de expansão de transporte entre a Capital e o ABCD.

Também faz parte a criação na Alesp da Frente Parlamentar em prol da Linha 20 do Metrô (Linha Rosa).

“Nosso trabalho é para tornar realidade a Linha 20 do Metrô, que vai beneficiar 1,2 milhão de habitantes por dia e terá 33 km subterrâneos com 24 estações, oito linhas conectadas e sete estações de transferência”, citou, em resumo, Carla Morando.

A deputada fortaleceu esse trabalho para início das obras por meio de sua Frente Parlamentar.

Em junho, por exemplo, ela foi objeto de discussão em audiência com o secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Marco Antônio Assalve.

Além disso, em encontro com o diretor de Engenharia e Planejamento, Marcos Kassab.

Carla Morando e Assalve durante audiência sobre a Linha 20, na Secretaria de Estado

 

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