Metalúrgicos da Volks topam mudar acordo coletivo para garantir emprego até 2025

In ABCD On
- Updated
Wagner Santana. Foto: SindMetal ABC

Em assembleia nesta terça-feira (14.12), trabalhadores na Volkswagen aprovaram, em primeiro lugar, aditivo no acordo coletivo vigente.

A negociação envolveu, acima de tudo, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e a montadora.

A negociação foi realizada devido ao cenário apresentado pela empresa, que alega um excedente de cerca de 2.350 trabalhadores.

São 450 devido ao fechamento do terceiro turno e 1.900 em layoff..

O objetivo foi, segundo os líderes sindicais, o de evitar demissões, mantendo a garantia de emprego até o término da vigência do acordo, em 2025. 

Houve, portanto, mudanças na composição do Programa de Demissão Voluntária e no índice que será aplicado na data-base, em março de 2022.

PDV com até 45 salários

O PDV, que antes oferecia entre 25 e 35 salários, dependendo do tempo de casa do trabalhador, passará a oferecer entre 35 a 45 salários.

Na data-base será aplicado o INPC do período menos 4,5%.

Do porcentual a menos, 1,5% já estavam previstos no acordo, e 3% referem-se ao pagamento do Convênio Médico, que será totalmente quitado pela empresa, ou seja, o trabalhador não pagará mais o plano médico e tem esse valor descontado do índice do INPC.  

Crise dos semicondutores

O presidente do Sindicato, Wagner Santana, o Wagnão, destacou a crise dos semicondutores que afeta fortemente a indústria automobilística.

“É essa condição que nos traz aqui, os próximos meses serão extremante críticos na Volks, tem parada na planta de Taubaté e aqui a produção diminuiu. O terceiro turno não tem perspectiva de retorno pelo menos até o segundo semestre de 2023. Diante dessa situação, nosso papel como sindicato é nos antever aos problemas e tentar resolver de forma que dê alguma tranquilidade ao trabalhador”, disse, em resumo.

O coordenador do Comitê Sindical (CSE) na Volks, José Roberto Nogueira da Silva, o Bigodinho, também reforçou que o mais importante foi manter a garantia de emprego, neste momento de falta de componentes e pandemia.

“Essa é a importância de fechar acordos de longo prazo. Nos dá condições de acompanhar passo a passo cenários diversos, como este que estamos vivendo hoje por causa da falta de semicondutores”, disse, em conclusão.  

You may also read!

Gilvan Estado entregam recuperação da Trilha da Pedra Lisa, em Paranapiacaba

Caminho está dentro do Parque Estadual da Serra do Mar e acesso ocorre pelo Parque Natural Municipal Nascentes de

Read More...

Tite prorroga contrato de 200 Mães Acolhedoras em São Caetano

O prefeito de São Caetano do Sul, Tite Campanella, anunciou nesta segunda-feira (20.01), no Teatro Paulo Machado de Carvalho,

Read More...

Jardim Pajussara ganha rede de água encanada

11.500 pessoas serão beneficiadas com a ligação gradual da água na região A comunidade do Jardim Pajussara, em Mauá, agora

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu