Mercadão bate recorde de público na semana antes do Natal

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Por dia, 20 mil pessoas passaram pelo Mercadão em São Paulo na semana antes do Natal. Foto: Mavinho Acoroni/Mercado SP
O Mercado Municipal Paulistano, o Mercadão da Cantareira, para os mais antigos, teve, em primeiro lugar, recorde de público na semana de 18 a 24 de dezembro.
Por dia, por exemplo, mais de 20 mil pessoas visitaram o Mercado, no coração do centro histórico da Capital, em busca dos itens para a ceia de Natal.
Em média, o espaço recebe, acima de tudo, 10 mil pessoas por dia durante o ano, e o número mais do que dobrou na semana que antecede o 25 de dezembro.
E mais: o volume de visitantes foi, em suma, 50% superior ao registrado no mesmo período em 2022, segundo a Mercado SP.
A Mercado SP é a concessionária que administra o Mercadão e o Mercado Kinjo Yamato.
Os produtos mais procurados, além disso, foram o tradicional bacalhau, peixes e carnes.
Especialmente carne de porco, como pernil e leitão, que teve aumento de mais de 80% em vendas, segundo estimativas dos lojistas.
Castanhas e nozes, além de frutas como cereja e lichia, também fizeram sucesso, da mesma forma.
Foto: Guto Ambar/Mercado SP

Produtos de qualidade à mesa

Para Aldo Bonametti, presidente da Mercado SP, o movimento mostra, acima de tudo, a disposição do consumidor em buscar produtos de qualidade para compor a mesa de Natal.
“O Mercado Municipal Paulistano é sinônimo de bons produtos e diversidade, e oferece o que há de melhor para quem quer variedade para as festividades de final de ano”, comenta, em resumo.
Já para o Réveillon, o pernil dá espaço para a carne bovina, com maior procura por filés, picanha e cortes para churrasco, segundo os comerciantes.

Sobre a Mercado SP SPE S.A 

Desde 2021, a Mercado SP SPE S.A – Mercado SP é a concessionária responsável pela administração do Mercado Municipal Paulistano (Mercadão) e do Mercado Kinjo Yamato pelo prazo de 25 anos.

A concessão envolve a operação, manutenção, reforma, restauro e exploração de ambos os mercados.

A missão é revitalizar os espaços, os mais importantes pontos turísticos da cidade de São Paulo, oferecendo uma experiência única em gastronomia, cultura e história.

Tudo isso, a partir de uma gestão eficiente, transparente, inovadora e ética, com resultados sustentáveis.

Sobre o Mercado Municipal Paulistano (Mercadão)

Inaugurado em 25 de janeiro de 1933, dia e mês do aniversário da cidade de São Paulo, o Mercado Municipal Paulistano foi projetado pelo arquiteto Felisberto Ranzini.

O profissional integrava o escritório de arquitetura de Ramos de Azevedo.

O Mercadão tornou-se, portanto, um dos principais pontos turísticos da cidade.

Além disso, um entreposto comercial importante para o centro histórico expandido da Capital paulista, que atrai visitantes do Brasil e do mundo.

Em 2004, o prédio foi tombado pelo patrimônio histórico.

Desde 2021 sob concessão da Mercado SP SPE, o objetivo é tornar o Mercadão a maior experiência gastronômica do mundo.

Sobre o Mercado Municipal Kinjo Yamato

Inaugurado em 1936, quando ainda era chamado de Mercado Municipal da Cantareira, passou a se chamar Kinjo Yamato.

Trata-se de uma homenagem a um dos pioneiros da imigração japonesa no Brasil, na celebração dos 80 anos da chegada dos nipônicos ao país, em 1988.

Desde setembro de 2021 sob concessão da Mercado SP SPE, o objetivo é reapresentar o Kinjo Yamato, o hortifruti mais charmoso da cidade.

Localizado no centro histórico expandido de São Paulo, o Kinjo Yamato é um dos primeiros mercados públicos da cidade.

Foi concebido como um espaço especializado em hortifruti, inicialmente a céu aberto.

Ainda nos anos 1930 recebeu, como doação, uma cobertura metálica vinda da Escócia, que seria utilizada em uma estação de trem do Anhangabaú.

A cobertura, em conclusão, foi tombada pelo patrimônio histórico.

 

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