Meio Ambiente Ribeirão Pires promove palestra sobre cupins

In ABCD On
- Updated
A palestra foi ministrada pelo professor Dr. Tiago Fernandes Carrijo, a bióloga Joice Paulo Constantini e a estudante de Biologia Emily Calisto Hernandes. Fotos: PMETRP

Atividade aconteceu neste final de semana, no Parque Luiz Carlos Grecco, para jovens escoteiros

A Secretaria de Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Urbano de Ribeirão Pires, por meio do departamento de Gestão Ambiental, promoveu neste final de semana, em parceria com a Universidade Federal do ABC (UFABC), uma atividade científica-educacional sobre cupins.

Os responsáveis pela apresentação foram o professor do Centro de Ciências Naturais e Humanas da UFABC, Dr. Tiago Fernandes Carrijo, a bióloga Joice Paulo Constantini e a estudante de Biologia, Emily Calisto Hernandes, integrantes do “Wikitermes”, site de divulgação científica sobre os cupins. Cerca de 30 jovens do Grupo Escoteiro Anderson Rossi de Almeira – GEARA, de Ribeirão Pires, participaram da atividade.

“Quando falamos em cupim, a primeira imagem que vem à mente das pessoas são móveis e estruturas de madeira estragadas. Entretanto, das cerca de três mil espécies de cupins conhecidas, apenas 12% já foram reportadas como pragas, e apenas 3,5% são realmente consideradas ameaças sérias. Boa parte das pessoas desconhece a importância que esses insetos desempenham nos ecossistemas terrestres”, observou o professor complementando que “os cupins são importantes agentes na decomposição de matéria orgânica, consumindo desde madeira e restos de plantas, até material vegetal já bem decomposto no solo (húmus). Ao processar o alimento, eles participam ativamente do Ciclo do Carbono e Nitrogênio”, finalizou.

A ação faz parte de uma série de atividades de educação ambiental que são promovidas pelo Departamento de Gestão Ambiental. Os temas são diversos, incluindo insetos e animais da fauna local, preservação da flora, entre outros. As palestras tem como objetivo a conscientização dos munícipes da Estância, principalmente dos jovens.

You may also read!

Deputada estadual Carla Morando articula e Delegacia da Mulher 24h começa a atuar na segunda em São Bernardo

A partir desta segunda-feira (18.05), as mulheres de São Bernardo do Campo passarão a contar, em primeiro lugar, com

Read More...

Secretários de São Caetano recebem treinamento para o contato com a imprensa

Transmitir as informações do governo com transparência, sempre pautado, acima de tudo, pela verdade. Este foi um dos diversos pontos

Read More...

Morador de Ribeirão Pires lança livro inspirado em experiências reais e trajetória na PM

Lançamento da obra “A Instrução” acontece, em primeiro lugar, neste sábado (16.05), às 15h, no Centro Histórico e Literário

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu