Mauá retoma projeto para coleta e destinação correta de óleo de cozinha

In ABCD On
- Updated

O Programa Olho Vivo é uma parceria entre BRK Ambiental, prefeitura e a empresa Lirium Reciclagem Ambiental

Encontro virtual na semana passada entre a BRK Ambiental, empresa responsável pelos serviços de esgoto em Mauá, equipes das secretarias municipais de Educação, Planejamento Urbano, Verde e Meio Ambiente e da empresa Lirium Reciclagem Ambiental marcou a retomada do Programa “Olho Vivo: água e óleo não se misturam”, paralisado desde 2020 em razão da pandemia do coronavírus.

programa prevê, em primeiro lugar, o correto recolhimento e destinação adequada do óleo de cozinha usado.

Há pontos de coleta nas escolas municipais e conveniadas, no parque Natural Municipal Guapituba Alfredo Klinkert Junior, no parque Ecológico da Gruta Santa Luzia e nos Eco Pontos em diversos bairros.

As 44 escolas municipais e quatro conveniadas, além de ser pontos de coleta, trabalharão, em suma, a importância do projeto com alunos e comunidade.

Sustentável

“Esse é um programa sustentável que gera educação, preservação do meio ambiente e renda, ao mesmo tempo em que destina o óleo de cozinha para um descarte adequado. Isso possibilita trabalhar vários temas ambientais nas escolas envolvendo também a comunidade”, relata Sandra Chinchio coordenadora de educação ambiental da Secretaria de Educação.

“Consideramos o projeto Olho Vivo de extrema importância para a cidade, pois buscamos sensibilizar diariamente toda a população em torno das questões ambientais e, principalmente, fazer com que a população enxergue e reflita que pequenas atitudes podem fazer a diferença para termos uma cidade melhor e um meio ambiente preservado”, destaca Débora Kuchnir, responsável pela educação ambiental da Secretaria de Planejamento Urbano, Verde e Meio Ambiente.

O óleo de cozinha recolhido semanalmente pela empresa Lirium Reciclagem Vegetal é destinado adequadamente para a fabricação de biodiesel.

Além disso, os pontos de coleta são certificados pela destinação correta do resíduo.

Estratégia contínua

Assim, por meio do programa Olho Vivo, é possível a aplicação de uma estratégia contínua de preservação ambiental.

A medida reduz o impacto gerado com o descarte inadequado do óleo usado no solo, nos cursos d’água e na rede de esgoto.

O descarte irregular de óleo e gorduras na rede de esgoto é uma das maiores dificuldades enfrentadas pela BRK Ambiental em Mauá.

“Esses resíduos devem receber a destinação adequada. A rede coletora de esgoto é um equipamento público responsável por coletar, afastar e levar os efluentes gerados nas residências, escolas, comércios e indústrias por meio de tubulações dimensionadas para tal finalidade, ou seja, o sistema consegue transportar e fazer o tratamento adequado apenas de esgotos provenientes de banheiros, pias e tanques. Com despejo de lixo ou de qualquer resíduo sólido, acaba ocorrendo a obstrução do sistema, e o óleo de cozinha é um grande vilão nesse sentido, se descartado de maneira incorreta. A participação ativa da população nesse projeto é de extrema importância e evita problemas no sistema de esgoto da cidade”, comenta Thais Cortina gerente de Sustentabilidade da BRK Ambiental em Mauá.  

Participar do projeto é simples e rápido. Confira abaixo:

– após a fritura dos alimentos, espere o óleo esfriar

– armazene o óleo usado já frio em garrafas de plástico ou PET

– leve a garrafa até a escola municipal ou ponto de coleta mais próxima da sua casa e deposite no coletor do projeto.

You may also read!

Prefeito Marcelo Lima visita na Irlanda os 20 alunos em intercâmbio do Conecta São Bernardo

Estudantes do Ensino Médio da rede pública beneficiados pelo inédito programa, criado pela gestão municipal, estão em Dublin desde

Read More...

Campanha de doação reforça compromisso da Unipar com comunidades onde atua

Iniciativa mobilizou colaboradores e moradores em Cubatão, Santo André e Camaçari e beneficiará diversas instituições sociais A Unipar concluiu mais

Read More...

Muito mais que frango com polenta: Festival Gastronômico ‘Sabores da Gente’ convida restaurantes a reforçar cultura culinária de São Bernardo

Evento terá foco em mostrar a pluralidade gastronômica da cidade, oferecendo desconto de, no mínimo, 25%; estabelecimentos podem se

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu