Mauá registra alta de 88% nas doses aplicadas durante Campanha de Multivacinação

In ABCD, Saúde On
- Updated
Fotos: Divulgação/PMM

Mobilização em agosto superou, acima de tudo, 44 mil doses aplicadas e reforçou a atualização da caderneta de crianças e adolescentes, elevando a cobertura vacinal do município; imunização continua nas 23 UBSs

Mauá ampliou em 88%, em primeiro lugar, o número de doses de vacinas aplicadas durante a Campanha de Multivacinação deste ano, na comparação com 2025.

Ao todo, foram, portanto, 44.140 doses administradas na mobilização realizada de 3 a 31 de agosto, contra 23.432 no ano passado.

O resultado reforça, por exemplo, a adesão da população à estratégia de atualização da caderneta de vacinação.

Além disso, representa avanço importante à proteção coletiva contra doenças imunopreveníveis.

Público prioritário

A campanha teve como público prioritário crianças e adolescentes de até 14 anos, 11 meses e 29 dias.

O objetivo foi identificar e atualizar eventuais doses em atraso.

A iniciativa, no entanto, também permitiu a verificação da situação vacinal de pessoas de outras faixas etárias nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), especialmente diante do alerta epidemiológico relacionado ao sarampo no Estado de São Paulo.

Até o momento, Mauá não registrou casos da doença.

Durante a mobilização foram disponibilizados gratuitamente todos os imunizantes previstos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O Dia D, em 22 de agosto, foi um dos principais momentos da campanha e concentrou 8.846 doses aplicadas.

Na data, as 23 UBSs do município permaneceram abertas para vacinação, com apoio de dois pontos estratégicos de grande circulação: o Mauá Plaza Shopping e o Spani Atacadista (Barão).

“É falsa a ideia de que as vacinas não são confiáveis. Ao contrário, elas só têm a colaborar com a nossa saúde”, afirmou Márcia Regina Teixeira da Silva, 49 anos, moradora do Jardim Haydee.

Ela aproveitou o Dia D ao lado do marido, Marcos da Silva, 51, para se imunizar.

“As pessoas precisam se conscientizar sobre a importância das vacinas”, reforçou ele.

Mais aplicados

Entre os imunizantes mais aplicados ao longo da campanha – considerando que uma mesma pessoa pode ter recebido mais de uma vacina –, a Influenza, que protege contra a gripe, liderou o levantamento, com 11.661 doses. Na sequência aparecem febre amarela, com 6.169 doses; SCR, a tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, com 4.508; dupla adulto, voltada contra difteria e tétano, com 4.165; e hepatite B, com 3.054 doses. Outros cinco imunizantes ultrapassaram a marca de mil aplicações: covid, nas versões adulto e baby; dengue atenuada; meningocócica ACWY, que protege contra formas de meningite; e poliomielite.

O desempenho da campanha também impactou positivamente nos índices de cobertura vacinal do município. Mauá registrou aumento em todos os imunizantes e grupos avaliados, com coberturas atuais superiores a 80% para BCG, rotavírus humano, pneumocócica, meningocócica C, poliomielite, pentavalente, febre amarela, tríplice viral e hepatite A.

Apesar dos avanços, a Secretaria Municipal de Saúde mantém o alerta para a necessidade de ampliar a vacinação contra a gripe, principalmente entre grupos mais vulneráveis. Os índices permanecem próximos a 50% entre crianças menores de cinco anos (55%), gestantes (49%) e idosos (53%).

Resposta positiva

“A população de Mauá respondeu de forma muito positiva à Campanha de Multivacinação. Ampliar em 88% o número de doses aplicadas é resultado expressivo e demonstra compromisso com a prevenção. Vacinas são seguras e salvam vidas. Precisamos continuar avançando, principalmente entre os grupos que ainda apresentam cobertura abaixo do desejado”, afirma Eliene de Paula Pinto, secretária municipal de Saúde.

Segundo ela, manter a caderneta atualizada é uma medida simples, mas fundamental para evitar o retorno ou a disseminação de doenças que podem ser prevenidas por meio da vacinação. “A vacina é uma ferramenta de proteção individual e coletiva. Quando uma pessoa mantém a imunização em dia, protege a si mesma e contribui para reduzir a circulação de doenças. A orientação é que ninguém espere nova campanha para procurar uma UBS”, ressalta Eliene.

A vacinação continua normalmente nas 23 UBSs de Mauá durante a semana, das 8h às 16h30. A Secretaria Municipal de Saúde orienta pais e responsáveis a levarem a caderneta de vacinação às unidades sempre que houver dúvida sobre a situação vacinal. Com o documento em mãos, as equipes de enfermagem conseguem conferir as doses já administradas e identificar eventuais vacinas pendentes, conforme a faixa etária e as recomendações do Programa Nacional de Imunizações.

Mesmo quem não estiver com a caderneta de vacinação deve procurar uma UBS. Nesses casos, as equipes podem consultar os registros disponíveis nos sistemas de informação de imunização e avaliar a situação de cada usuário. Quando não houver comprovação de determinada dose, a equipe fará a avaliação necessária e poderá realizar a aplicação sempre que houver indicação.

You may also read!

Paulo Serra reúne-se com Hugo Motta e começa a articular ações para mandato na Câmara Federal

Deputado federal eleito discutiu reformas políticas e apresentou, acima de tudo, panorama econômico e desafios das cidades do

Read More...

Gilvan Ferreira anuncia Edgar de Souza como novo adjunto de Educação de Santo André

Ex-prefeito de Lins, gestor assume o cargo no lugar de Carla Menezes; mudança é, em suma, pontual na estrutura

Read More...

Consórcio ABC participa lançamento de estratégia estadual de resiliência climática

Plano apresentado pelo Estado prevê, em suma. investimentos até 2029 para prevenção de desastres e adaptação às mudanças climáticas O

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu