Mauá imuniza 285 gestantes contra a bronquiolite em 10 dias

In ABCD, Saúde On
- Updated
Foto: PMM

Número corresponde a 50% de grávidas a partir de 28 semanas que fazem acompanhamento nas UBSs da cidade; dose única reduz, acima de tudo, risco de casos graves da doença respiratória em recém-nascidos

Dez dias após o início da vacinação gratuita contra a bronquiolite em Mauá, a Secretaria de Saúde imunizou, em primeiro lugar, 285 mulheres.

O número corresponde, segundo último levantamento da Atenção Primária, à metade das grávidas a partir da 28ª semana de gestação que fazem pré-natal nas 23 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e estão aptas a receber a dose.

A vacina Abrysvo protege recém-nascidos, por exemplo, contra o VSR (Vírus Sincicial Respiratório).

Ele é o principal causador de bronquiolite e de quadros graves de infecções respiratórias nos primeiros meses de vida.

Segundo o Ministério da Saúde, apenas uma dose é suficiente para que a mãe produza anticorpos capazes de ser transferidos ao bebê ainda na gestação.

A medida garante proteção nas primeiras semanas após o nascimento – período de maior vulnerabilidade para complicações respiratórias.

Única vacina aprovada

A Abrysvo é a única vacina aprovada no Brasil para prevenção de infecções pelo VSR em três grupos de risco: bebês, idosos e adultos com comorbidades.

Antes de ser incorporado ao PNI (Programa Nacional de Imunizações), o imunizante estava disponível apenas na rede privada, desde 2024.

E, além disso, por valores médios de R$ 1,5 mil.

Este é o primeiro ano em que a vacina passa a integrar oficialmente o calendário do SUS (Sistema Único de Saúde).

Isso após acordo de transferência de tecnologia firmado entre o governo federal, o Instituto Butantan e a Pfizer, fabricante do imunizante.

A previsão é que, futuramente, a produção seja nacional. A distribuição aos municípios foi iniciada neste mês.

O VSR é responsável por grande parcela das doenças respiratórias em crianças pequenas. No ano passado, o Brasil registrou 43,7 mil casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) associados ao vírus, segundo Boletim Infogripe da Fiocruz divulgado neste mês.

Crianças menores de dois anos representaram 82% dos casos.

O vírus sincicial é responsável, em conclusão, por até 40% das pneumonias e 75% das bronquiolites nessa faixa etária.

You may also read!

Defesa Civil de Santo André firma parceria para desenvolver aplicativo de gestão em áreas de risco

GeoRisco Santo André, que será feito pelo Inteli, centraliza dados georreferenciados e vai agilizar a resposta emergencial em situações

Read More...

Confira o que abre e fecha em Santo André no feriado deste 7 de Setembro

Serviços essenciais serão mantidos em esquema de plantão A Prefeitura de Santo André informa que, devido ao feriado da Independência

Read More...

Passa por Ribeirão Pires no dia 13 a 27ª Volta Ciclística Internacional do Grande ABC

Prova reúne, acima de tudo, atletas brasileiros e estrangeiros e terá percurso de cerca de 130 quilômetros pelas sete

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu