Mauá finaliza 2021 em posição de destaque na região metropolitana de São Paulo com avanços nos serviços de esgoto

In ABCD On
- Updated

Município trata atualmente mais de 59 milhões de litros de esgoto por dia proporcionando mais saúde e qualidade de vida para a população.

A BRK, concessionária responsável pelos serviços de esgoto em Mauá, se orgulha em encerrar o ano de 2021 com avanços expressivos nos serviços de saneamento prestados à população de Mauá.

Segundo estudo realizado pelo Instituto Trata Brasil, utilizando dados do IBGE de 2019, no país estima-se que quase 100 milhões não tem acesso ao serviço de coleta dos esgotos e somente 49% dos esgotos gerados no país são tratados, o que equivale a jogar todos os dias na natureza uma média de 5,3 mil piscinas olímpicas de esgotos sem tratamento.

Em Mauá, o cenário é bem diferente do encontrado nacionalmente. A cidade que conta com mais de 500 mil habitantes e acolhe a nascente do Rio Tamanduateí, terceiro maior afluente do Rio Tietê, se destaca pelos índices de esgotamento sanitário, 93% de coleta de esgoto e 87% de tratamento.

Esses números são reflexo da continuidade dos investimentos de mais de R$ 245 milhões no Sistema Público de Esgotamento Sanitário da cidade, onde já são tratados diariamente mais de 59 milhões de litros de esgoto, contribuindo para a recuperação dos córregos do município, bem como do Rio Tamanduateí, que nasce na cidade.

Obras e manutenções para modernização do sistema e limpezas preventivas das redes:

Com foco na universalização dos serviços de coleta e tratamento de esgoto, a empresa iniciou neste ano a implantação de uma nova estação elevatória de esgoto no bairro Recanto Vital Brasil. Conhecida como estação elevatória do Guaió, por ter impacto direto na recuperação da sub-bacia do rio Guaió, a estrutura conta com investimento de R$ 3 milhões por parte da concessionária e irá beneficiar cerca de quatro mil famílias.

O projeto dará suporte diário à rede de esgoto responsável por coletar e afastar os efluentes gerados nas residências e transportá-los para receberem o tratamento na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da cidade.

Além disso, a concessionária também investiu em obras para modernização de redes e tubulações de esgoto e intensificou ações preventivas de limpeza. Aproximadamente 491 metros de redes e tubulações foram substituídos e cerca de 233 quilômetros das redes de esgoto passaram por ações preventivas de limpeza no município, maior volume no período desde o início da concessão, em 2003.

A execução desse trabalho reflete diretamente na redução dos casos de entupimentos de redes na cidade. Em 2020, por exemplo, foram 1.381 entupimentos contra 972 em 2021; uma redução de 30%.

“Nosso propósito é transformar a vida das pessoas garantindo saneamento de qualidade. Temos um compromisso com a cidade e o nosso principal objetivo agora é a universalização da coleta e do tratamento de esgoto”, explica Bruno Gravatá, gerente de operações da BRK em Mauá.

Inovação nos Canais de atendimento:

Utilizando a tecnologia, a BRK ampliou os canais de atendimento disponibilizados aos clientes e inovou facilitando o acesso aos serviços da concessionária por meio de uma agência virtual, a Minha BRK (minhabrk.com.br), que permite solicitar de forma online serviços como emissão da segunda via da fatura, histórico de faturas, cadastro para o pagamento com cartão de crédito, notificar a concessionária sobre algum problema, acessar as respostas para as dúvidas mais frequentes e outras facilidades.

Além disso, recentemente a empresa lançou a Minha BRK em formato de aplicativo. Disponível para as plataformas Android e iOS, o novo app traz para o celular dos clientes toda a praticidade e facilidade dos recursos já disponibilizados na agência virtual.

A concessionária também disponibiliza o atendimento pelo telefone 0800 771 0001 e site, que funcionam 24 horas por dia, todos os dias da semana. Em horário comercial, a concessionária conta ainda com o atendimento por WhatsApp, pelo número (11) 99988-0001, e a página no Facebook.

Doações de kits de higiene e limpeza e Movimento Unidos pela Vacina:

A BRK realizou, ao longo do ano, a doação de 843 itens de higiene e limpeza para a Associação Estrela Azul, maior Organização não Governamental do município de Mauá, que atende jovens, adultos e crianças do bairro Jardim Zaira.

Compostos por detergente, água sanitária e sabonetes, os kits auxiliaram a instituição que, diante das medidas de enfrentamento a Covid-19, passaram a demandar uma maior quantidade desses produtos pelos cuidados redobrados com a higienização.

A empresa também apoiou o Movimento Unidos Pela Vacina, idealizado pelo Grupo Mulheres do Brasil, que mobiliza a sociedade civil e a iniciativa privada auxiliando os municípios brasileiros com suprimentos necessários para a estrutura de vacinação das cidades. Assim, a BRK realizou para o município de Mauá, em junho, a doação de 300 mil unidades de bandagem antisséptica, além de um refrigerador e 2 freezers verticais para armazenagem de imunizantes. A doação dos freezers, que chegam à temperatura de 20° graus negativos, possibilitou que a cidade recebesse as vacinas da Pfizer.

“Temos o compromisso de apoiar ações que contribuam na prevenção da doença e garantam a saúde e o bem-estar da população, reforça Gravatá.

Visitas e palestras virtuais:

Em prol dos esforços para combater o coronavírus, a empresa também paralisou as visitas presenciais realizadas na Estação de Tratamento de Esgoto da cidade. Porém, ciente de que a prática é fundamental para promover o conhecimento com relação ao saneamento, foi lançado um programa de palestras e visitas virtuais à Estação de Tratamento de Esgoto da cidade.

A iniciativa contou com a participação de aproximadamente 1.050 adolescentes e adultos de escolas técnicas, universidades e atendidos por Associações e Entidades da cidade.

Por meio da iniciativa, a concessionária consegue transmitir os conhecimentos práticos sobre os serviços de coleta e tratamento de esgoto. O projeto demonstra ainda que pequenas mudanças de hábitos no dia a dia contribuem positivamente com o bom funcionamento dos sistemas de saneamento básico.

As palestras de conscientização e visitas virtuais podem ser realizadas por qualquer entidade e instituição de ensino da cidade que tiver interesse, basta solicitar o agendamento da ação pelo e-mail sustentabresp@brkambiental.com.br.

You may also read!

Prorrogado até domingo (28.04) o Feirão de imóveis prontos da MBigucci

Com imóveis a partir de R$ 226 mil, condomínio e IPTU grátis por seis meses, o Feirão ocorre na

Read More...

Urologia da Medicina ABC inicia testes para estudo clínico sobre disfunção erétil

Dispositivo de empresa suíça será implantado em 20 pacientes com lesão medular; procedimentos são realizados no Hospital Estadual Mário

Read More...

Caixa paga parcela do Pé-de-Meia nesta sexta-feira (26.04)

A Caixa paga, nesta sexta-feira, 26 de abril, o Pé-de-Meia para os estudantes nascidos em março e abril. O incentivo

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu