Mauá é premiada pela 3ª vez por evolução dos serviços de coleta e tratamento de esgoto

In ABCD On
Fotos: BRK Ambiental/Divulgação

Nesta segunda-feira (27/05), a cidade foi homenageada pela 3ª vez pelo Instituto Trata Brasil na 8ª edição do Prêmio “Casos de Sucesso”. 

Instituto Trata Brasil, organização da sociedade civil que busca a universalização do saneamento básico no país, premiou pela terceira vez a cidade de Mauá por avanços nos serviços de coleta e tratamento de esgoto. A iniciativa tem o objetivo de prestigiar quem apresenta evolução nos indicadores de saneamento e incentivar outras regiões a voltarem seus esforços para a universalização dos serviços básicos.

A primeira premiação do município ocorreu em novembro de 2022, quando Mauá foi reconhecida pelos avanços nos serviços de esgotamento sanitário, na sexta edição do prêmio. Em agosto do ano passado, o município foi homenageado e premiado pela segunda vez, na sétima edição do prêmio “Casos de Sucesso & ESG”, e a cidade recebeu o troféu na categoria “Municípios do Ranking do Trata Brasil com Melhores Evoluções no Tratamento de Esgoto”.

Desta vez, na 8ª edição do Prêmio “Casos de Sucesso”, Mauá é uma das cidades premiadas na categoria “Melhores Evoluções no Tratamento de Esgoto”, que destaca os municípios com a melhor evolução no indicador de tratamento de esgoto nos últimos 10 anos, de acordo com dados disponíveis no SNIS (2013–2022) e que atenderam às metas de coleta (90% da população) e tratamento (80% da água consumida) de esgoto em 2022.

Fotos: BRK Ambiental/Divulgação

Segundo a BRK, concessionária responsável pelos serviços de esgoto em Mauá, atualmente o município se destaca por ter atingido os percentuais de 91% de tratamento e 95% de coleta de esgoto, alcançando 10 anos antes as metas do Novo Marco do Saneamento que preconiza que, até 2033, todos os municípios brasileiros devam ter 90% da população atendida com os serviços de coleta e tratamento de esgoto.

Diariamente, mais de 55 milhões de litros de esgoto são tratados na Estação de Tratamento de Esgoto de Mauá em três tanques de tratamento, que operam em ciclos de quatro horas e têm capacidade para tratar uma vazão de 375 litros por segundo cada um, totalizando 1.125 litros por segundo. Isso significa que o volume de cada tanque é de quase 19 milhões de litros, ou seja, os três tanques juntos equivalem a 24 piscinas olímpicas.

O avanço dos indicadores de saneamento foi possível após a BRK realizar investimentos, que já ultrapassam R$ 260 milhões para a ampliação do sistema de esgotamento sanitário da cidade, possibilitando uma importante evolução no processo de despoluição dos córregos e cursos d´água que cortam o município.

“É importante destacar que há pouco mais de duas décadas, a cidade contava com o indicador de 77% de coleta e o índice de tratamento do efluente era de 0%, ou seja, Mauá não tratava seu esgoto”, informa Bruno Gravatá, líder de operação da BRK em Mauá.

Além de aumentar os indicadores de saneamento da cidade, os investimentos na infraestrutura de saneamento permitiram a construção de seis estações de bombeamento na cidade, a implantação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e a extensão de mais 615 quilômetros de redes de esgoto, além de obras para interligação dessas redes coletoras de todas as sub-bacias que margeiam os principais córregos do município.

Com a evolução dos índices de saneamento, a cidade conquistou também importantes resultados em relação à conservação de seus recursos naturais. Aproximadamente nove quilômetros do rio Tamanduateí passam por Mauá e a sua nascente foi uma das principais beneficiadas com a retirada do esgoto anteriormente nela lançado. Os córregos Taboão e Itrapoã que cortam os bairros Jardim Adelina, Itapeva, Jardim Camila, Primavera, Jardim Luzitano e Vila João Ramalho, no Parque São Vicente, além do Córrego Bocaína, que passa pela Vila Bocaína, Vila Guarani e Jardim Itapark, também já apresentam melhorias na qualidade das águas que correm por seus leitos.

“Nosso propósito é transformar a vida das pessoas levando saneamento para além do básico, e isso inclui não só elevar os indicadores, mas proporcionar à população bem-estar e qualidade de vida”, reforça Gravatá.

You may also read!

Câmara de São Caetano aprova Programa de Regularização de Débitos da USCS

A Câmara de São Caetano do Sul aprovou na manhã desta quinta-feira (14.11), em duas sessões extraordinárias, projeto de

Read More...

Lula sanciona marco regulatório da segurança química brasileira

Ato para publicação da nova lei foi realizado em Brasília, sob liderança do Ministro Alexandre Padilha; indústria celebra medidas de

Read More...

Emenda à LOA protocolada pela deputada Carla Morando destina R$ 10 milhões às obras da Linha 20 Rosa do Metrô

Coordenadora da Frente Parlamentar em Prol da Linha 20 Rosa do Metrô, a deputada estadual Carla Morando apresentou emenda

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu