Mauá conta com mais 96 GCMs nas ruas

In ABCD On
Fotos: Ubiratã Ventura/PMM

Agentes foram aprovados em processo seletivo iniciado pela Prefeitura em 2022 e agora, portanto, se formaram no curso de capacitação

O processo pode ser longo e árduo, mas pode valer muito a pena.

Diga isso, por exemplo, aos 96 novos GCMs (Guardas Civis Municipais) de Mauá que acabaram de se formar no treinamento obrigatório de três meses.

Ao longo de um ano foram realizadas provas, testes, até a formatura realizada na manhã desta sexta-feira (15.09), no Paço Municipal.

Um momento, acima de tudo, de muito orgulho e emoção;

Presenciado, da mesma forma, por familiares, presentes na arquibancada montada próximo do Ginásio Poliesportivo Celso Daniel.

Compromisso

“Sempre foi um compromisso da nossa gestão, trabalhar para estruturar a GCM, com infraestrutura, equipamentos e ampliar o contingente. E o momento chegou. Contratamos esses 96 que se formaram hoje, e agora queremos viabilizar o chamamento de mais um grupo de aprovados no concurso”, afirmou, em resumo, o prefeito Marcelo Oliveira.

Os novos agentes serão inseridos gradualmente nos plantões e nas rotinas da corporação, a partir da próxima semana.

Essa contratação de reforço estabelece um marco inédito nos quase 56 anos de história da GCM de Mauá.

Pela primeira vez, houve paridade 50% de vagas, entre homens e mulheres.

O fato foi muito celebrado e comemorado pela vice-prefeita e secretária de Políticas Públicas pela Mulheres, Celma Dias.

“Fico emocionada de viver esse momento. Mais uma comprovação de que a mulher pode exercer a função e estar onde ela quiser e também uma demonstração de valorização do papel da mulher, dentro do nosso governo, inclusive atuando em forças de segurança”, contou Celma Dias, ao lado de outra pioneira da GCM de Mauá. Solange Montesanti é a primeira Comandante do sexo feminino da corporação.

Os 96 formandos iniciaram o treinamento em 12 de junho.

Inicialmente foram selecionados 100, porém houve três desistências e uma reprovação durante o curso.

A capacitação teve 27 disciplinas, distribuídas em oito módulos, que somaram carga horária de 572 horas, abordando, entre outros temas, ética, legislação, direitos humanos, educação no trânsito e primeiros socorros, para que pudessem estar aptos a atuarem nas ruas de maneira cidadã e apoiando as iniciativas de segurança pública, empregadas pelo governo estadual.

You may also read!

Sebrae-SP realiza workshop online gratuito sobre moda autoral e oportunidades para brechós do ABCD

Jornada “Crie Moda Autoral: especial brechós” terá encontros sobre consumo, identidade e valorização dos negócios do segmento O Sebrae-SP, por

Read More...

FLIRP reúne diferentes vozes e linguagens da literatura no Mirante Santo Antônio

Primeiro dia da 5ª edição teve, acima de tudo, homenagem a Dalila Teles Veras, participação de Ferréz e programação

Read More...

Festival Sem Barreiras promove dia de inclusão, cultura e lazer no Parque Oriental

Pelo segundo ano, Ribeirão Pires realiza, por exemplo, o Festival Sem Barreiras, instituído pela Lei Municipal nº 6.685/2021 O 2º

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu