Equipamento de saúde terá, em primeiro lugar, prédio anexo e 10 consultórios
O processo de modernização das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) pela Prefeitura de Mauá segue, acima de tudo, avançando.
Nesta terça-feira (04.04), por meio de parceria com a MRV Engenharia e Participações S/A, teve início a reforma e ampliação da unidade do Parque São Vicente.
O investimento é, portanto, de R$ 1,9 milhão, com término das obras em oito meses.
A iniciativa, além disso, é mais uma ação do ‘Mais Por Mauá’, programa que visa a reconstrução da cidade.
“Temos a felicidade de começarmos a reforma e ampliação da UBS Parque São Vicente. Nos últimos anos houve um crescimento do número de moradores da região. Por conta disso, a unidade precisava aumentar a sua capacidade para melhor atendê-los”, comentou, em suma, o prefeito Marcelo Oliveira.
A edificação na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 509, passará a ter área construída de 730,88m² – um ganho de 58% em relação à anterior, devido ao anexo que será erguido no local.
O objetivo é, por exemplo, prestar acolhimento e serviços de forma humanizada com maior conforto à população. A unidade tem 9.387 pacientes cadastrados e 2.459 domicílios e realiza 2.200 atendimentos por mês, em média.
Nova estrutura
O equipamento de saúde irá dispor de 10 consultórios – quatro a mais que o prédio original. Contará ainda com sala de espera 50% maior, para 45 usuários, e a da comunidade, para 35 pessoas, recepção para cinco atendimentos simultâneos, banheiros com acessibilidade e estacionamento interno com 18 vagas.
Espaços já existentes terão as áreas readequadas, entre eles, salas de vacina, curativo, medicação, inalação, observação e acolhimento. As melhorias incluem troca de acabamentos, do piso, além de jardins internos para melhoria de ventilação e iluminação. Ao final, a unidade será totalmente informatizada. Nesta etapa das obras, os atendimentos na UBS serão realizados normalmente. Somente o estacionamento estará interditado.
A Prefeitura já revitalizou as UBSs Macuco, Kennedy, Magini, Carlina e Zaíra 1 e deu início aos trabalhos na Santista.
Em março, começou, em conclusão, a construção e ampliação da unidade São João.