Mauá amplia vacinação contra a meningite para jovens de 15 a 19 anos

In ABCD, Saúde On
- Updated

Pessoas não imunizadas desse grupo etário podem, portanto, receber as doses até fevereiro

A Prefeitura de Mauá, conforme orientação do governo estadual, ampliou a imunização de jovens de 15 a 19 anos contra a meningite meningocócica C.

Pessoas desse grupo etário que não tomaram as vacinas meningocócica C (conjugada) e ACWY podem recebê-las até o final de fevereiro nas 23 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município

Os imunizantes integram, em primeiro lugar, o calendário de rotina do SUS (Sistema Único de Saúde).

A vacina meningocócica C é administrada em esquema de duas doses para crianças com menos de 1 ano — a primeira aos 3 meses de idade e a segunda aos 5.

O reforço é a partir de 1 ano (até 4 anos, 11 meses e 29 dias), sendo estendido até fevereiro para crianças de até 11 anos.

Trabalhadores e estudantes

Também está disponível, além disso, até o mês que vem para trabalhadores da saúde e estudantes da área.

Esses grupos ganham a aplicação mesmo já tendo tomado a vacina, porém respeitando o intervalo de quatro meses.

Já a ACWY é administrada em dose única para o público entre 11 e 12 anos.

Os jovens de 13 e 14 anos não vacinados podem tomá-la até junho.

A imunização é feita nas UBSs, de segunda a sexta, das 9h às 16h.

Mas, é necessário apresentar RG ou CPF e a carteirinha de vacinação.

A meningite é uma inflamação que atinge as meninges, membranas que envolvem o sistema nervoso central, podendo ser causada por vírus, bactéria, parasita ou fungo.

Os sintomas mais comuns são dor de cabeça, rigidez no pescoço, vômito e febre.

Entre as medidas de prevenção estão, em conclusão: lavar as mãos com frequência, reforçar os hábitos de higiene, não compartilhar talheres e alimentos com outras pessoas, manter os ambientes limpos e ventilados e evitar aglomerações.

You may also read!

Com presença do ministro da Educação, Instituto Federal será inaugurado em Mauá

Solenidade acontece, em primeiro lugar, nesta sexta-feira (03.07), a partir das 9h30 Um dos maiores avanços para a educação e

Read More...

Projeto Locomotiva reforça poder transformador da cultura com apoio da Braskem

Patrocinadora, companhia proporcionou a integrantes a oportunidade de acompanhar apresentações em São Paulo e ABCD e vivenciar de perto

Read More...

SAMU de Rio Grande da Serra já realizou 233 atendimentos em 32 dias de operação

Nova base do serviço de urgência em Rio Grande da Serra reduziu o tempo médio de atendimento na cidade,

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu