Mauá amplia vacinação contra a meningite para jovens de 15 a 19 anos

In ABCD, Saúde On
- Updated

Pessoas não imunizadas desse grupo etário podem, portanto, receber as doses até fevereiro

A Prefeitura de Mauá, conforme orientação do governo estadual, ampliou a imunização de jovens de 15 a 19 anos contra a meningite meningocócica C.

Pessoas desse grupo etário que não tomaram as vacinas meningocócica C (conjugada) e ACWY podem recebê-las até o final de fevereiro nas 23 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município

Os imunizantes integram, em primeiro lugar, o calendário de rotina do SUS (Sistema Único de Saúde).

A vacina meningocócica C é administrada em esquema de duas doses para crianças com menos de 1 ano — a primeira aos 3 meses de idade e a segunda aos 5.

O reforço é a partir de 1 ano (até 4 anos, 11 meses e 29 dias), sendo estendido até fevereiro para crianças de até 11 anos.

Trabalhadores e estudantes

Também está disponível, além disso, até o mês que vem para trabalhadores da saúde e estudantes da área.

Esses grupos ganham a aplicação mesmo já tendo tomado a vacina, porém respeitando o intervalo de quatro meses.

Já a ACWY é administrada em dose única para o público entre 11 e 12 anos.

Os jovens de 13 e 14 anos não vacinados podem tomá-la até junho.

A imunização é feita nas UBSs, de segunda a sexta, das 9h às 16h.

Mas, é necessário apresentar RG ou CPF e a carteirinha de vacinação.

A meningite é uma inflamação que atinge as meninges, membranas que envolvem o sistema nervoso central, podendo ser causada por vírus, bactéria, parasita ou fungo.

Os sintomas mais comuns são dor de cabeça, rigidez no pescoço, vômito e febre.

Entre as medidas de prevenção estão, em conclusão: lavar as mãos com frequência, reforçar os hábitos de higiene, não compartilhar talheres e alimentos com outras pessoas, manter os ambientes limpos e ventilados e evitar aglomerações.

You may also read!

Trecho da Av. Prefeito Valdírio Prisco passa a operar em sentido único a partir desta sexta-feira (10.04)

Via após a Rua Santo Bertoldo, nas proximidades da academia Smart Fit, passa a ter circulação em sentido único

Read More...

Diadema realiza 4ª Caminhada do Orgulho Autista com foco em inclusão e conscientização

Evento acontece neste domingo (12.04) e contará, acima de tudo, com transporte gratuito para a população A Prefeitura de Diadema

Read More...

Prefeitura de Mauá apreende mais um veículo usado para transporte clandestino

Operação contou com apoio do serviço de inteligência e monitoramento do CITT Na manhã desta quarta-feira (08.04), a Prefeitura de

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu