UBSs e serviços como o CEMMA realizam os exames, portanto, até 07.12
No Dezembro Vermelho, mês de conscientização sobre a prevenção ao vírus HIV, Aids e outras IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis), a Prefeitura de Mauá deu início nesta quinta-feira (1º.12), Dia Mundial de Luta Contra a Aids, à campanha Fique Sabendo, ação de incentivo aos testes de HIV e sífilis na rede de saúde.
A mobilização vai, acima de tudo, até o dia 7.
O teste rápido de HIV e sífilis pode ser feito, por exemplo, nas 23 UBSs (Unidades Básicas de Saúde), das 9h às 15h, de segunda a sexta.
Também realizarão, da mesma forma, o serviço: CEMMA (Centro de Especialidades Médicas de Mauá), CRSMCA (Centro de Referência em Saúde da Mulher, Criança e Adolescente), CRS (Centro de Referência em Saúde) e os CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) Álcool e Drogas e Adulto. Nestes locais, o horário é das 8h às 16h.
A transmissão destas doenças ocorre, por exemplo, pelas relações sexuais sem proteção com pessoas infectadas.
Além disso, pelo compartilhamento de seringas e agulhas contaminadas e da mãe infectada sem tratamento para o bebê durante a gestação/amamentação.
Até novembro, Mauá realizou 7.867 testes de HIV e 7.682 de sífilis.
O CRS (Centro de Referência em Saúde), na Rua Benedito Meireles, 193, Vila Vitória, realiza os exames durante o ano inteiro.
É. da mesma forma, o endereço para o diagnóstico e tratamento de HIV, sífilis e hepatites B e C na cidade.
O serviço ainda disponibiliza, em conclusão, a PrEP (Profilaxia Pré-Exposição ao HIV) e a PEP (Profilaxia Pós-Exposição ao HIV).