Jardim Kennedy é, por exemplo, a terceira região a receber o programa que troca materiais recicláveis por kit de alimentos ou ração para cães e gatos
Manter uma cidade limpa, bem cuidada e mais bonita precisa ser, em primeiro lugar, um compromisso compartilhado entre poder público e população.
Em busca dessa meta, a Prefeitura de Mauá e o Fundo Social de Solidariedade (FSS) do município lançaram em julho de 2023, portanto, o programa Troca Verde.
Tal iniciativa visa a reforçar, acima de tudo, a conscientização da sociedade e desestimular o descarte irregular de resíduos.
Agora, o FSS e a Prefeitura, por meio da secretaria de Meio Ambiente, estão expandindo o Troca Verde.
Estabelecendo assim um novo ponto de troca no Jardim Kennedy, mais precisamente na rua Marcelo Oliveira Paccola.
A primeira ação foi realizada na manhã desta segunda-feira (17;06).
Beneficiou mais de 30 famílias que puderam trocar recicláveis por kit de alimentos ou ração para cães ou gatos.
Este já é o terceiro ponto criado para o Troca Verde. Os outros ficam entre no Jardim Ipê (divisa com o Oratório) e Jardim Éden.
Até o momento 90 famílias são atendidas pelo programa que já forneceu 1700 kg de alimentos, 110kg de ração e tirou de circulação 1.300kg de resíduos.
Além desse trabalho, 20 mudas de árvores nativas plantadas e três pontos que eram utilizados para descarte irregular, foram revitalizados.
Os itens arrecadados no Troca Verde são encaminhados à Coopercata (Cooperativa de Catadores de Papel, Papelão e Material Reciclável de Mauá).
A medida ajuda a gerar emprego e renda para esses trabalhadores e prevenindo o descarte irregular.
Mauá destina ao aterro sanitário, em média, 89 mil toneladas de resíduos por ano.
Desse total, 30% poderiam ser reciclados, ajudando a prolongar a vida útil do espaço de destinação do lixo orgânico.