Materiais lúdicos enriquecem aprendizado na Educação Infantil de Santo André

In ABCD, Educação On

Município adota brinquedos que favorecem desenvolvimento de crianças de 0 a 5 anos de idade

Vídeo: https://we.tl/t-1TAqOCmdHd

A rede municipal de educação de Santo André começou a utilizar neste ano letivo uma série de brinquedos lúdicos para ajudar no desenvolvimento de bebês e crianças de 0 a 5 anos de idade. Os materiais favorecem a construtividade, cognição, interação, criação, reflexão de comunidade, entre outros benefícios.

Os novos brinquedos começaram a ser distribuídos nesta semana em creches, Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil) e Emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental). Os materiais contribuem com a socialização e incluem itens como barco escada reverse, cesto de tesouros, caixa de luz retangular, mesa espelhada, blocos em acrílico, barraca Waldorf, mesa coleção da natureza, mesa baixa de construtividade, entre outros.

“Estes materiais pedagógicos adquiridos pela Secretaria de Educação, além da capacitação dos profissionais da rede, trarão inúmeros benefícios no processo de aprendizagem de nossas crianças. Nos pautamos sempre nas boas práticas e aderimos a ações que tragam resultados positivos. Esta é mais uma oportunidade para continuar no caminho certo pela Educação em Santo André”, destaca o secretário de Educação, Almir Cicote.

A professora do inicial 1, Erica Cristina Oliveira, da creche Guaratinguetá I se mostrou ansiosa para utilizar a novidade com seus alunos. “Trabalhar com estes novos materiais é motivo de celebrar uma vitória com mais recursos. Vamos explorar bastante as diversas possibilidades de formas, encaixes e cores pensadas para a Educação Infantil”.

Capacitação – Na manhã da última segunda-feira (13), cerca de 100 professores (um professor representante de cada unidade escolar) e 200 gestoras de creches (0 a 3 anos), Emeis e Emeiefs (4 e 5 anos), estiveram reunidos no Centro de Formação de Professores Clarice Lispector, no Parque das Nações. O encontro abordou contextos de aprendizagem com foco na primeiríssima infância, construtividade e ludicidade.

A curadoria da capacitação foi realizada pelo Ateliê Quero Quero Saber+, que é um centro de formação e pesquisa direcionado para profissionais que atuam na área da infância, além de projetos de marcenaria inventiva, criando ambientes de aprendizagem.

“Santo André certamente fez um investimento de transformação na qualidade dos processos de desenvolvimento e aprendizagem, beneficiando tanto professores, quanto alunos”, pontua Karine Ramos, sócia fundadora e diretora de projetos do Ateliê Quero Quero Saber+.

As formações com os profissionais da rede acontecerão em horário de reunião pedagógica semanal, quinzenalmente, potencializando estes momentos formativos que ocorrem nas unidades escolares, principalmente proporcionando a socialização e estudo das práticas pedagógicas dos professores.


Fotos: Helber Aggio | Vídeo: Donizete Gimenez

You may also read!

Santo André oferece curso gratuito de instalação de drywall em parceria com o Senai

Técnica utiliza placas de gesso acartonado para execução de projetos de construção civil A Prefeitura de Santo André está com

Read More...

Escola Livre de Teatro realiza mostra gratuita no Teatro Conchita de Moraes

Apresentações acontecem a partir de segunda-feira; espaço A Casa recebe Festa Julina da ELT A Escola Livre de Teatro (ELT)

Read More...

Ribeirão Pires anuncia oficialmente o Festival do Chocolate 2026 by Chocolândia

Lançamento aconteceu, em primeiro lugar, em encontro com comerciantes no Anfiteatro Arquimedes Ribeiro na quarta-feira (08.07) A Prefeitura de Ribeirão

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu