Márcia Barral assume Assistência Social e Cidadania em Diadema

In ABCD On
- Updated
Márcia Barral. Foto: Dino Santos/PMD

Ex-secretária da área em São Bernardo, nova titular da Pasta quer utilizar experiência no setor a favor da cidade

Com a ida da vice-prefeita de Diadema, Patty Ferreira, para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, a Secretaria de Assistência Social e Cidadania conta com uma nova titular a partir desta semana: a historiadora Márcia Barral.

Ligada às causas sociais desde a década de 70 e participando na gestão pública desde o início dos anos 80, Márcia vem atuando diretamente na Assistência Social há mais de 20 anos, desde que foi chefe de gabinete e secretária adjunta de Assistência Social no governo da prefeita Marta Suplicy, em São Paulo. Com forte atuação junto à população em situação de rua, foi chamada a participar do governo Luiz Marinho em São Bernardo como secretária adjunta e depois, nos últimos sete anos, como secretária de Assistência Social, cargo que acumulou, no último ano, com a presidência da Fundação Criança de São Bernardo.

Segundo a nova secretária, o convite do prefeito José de Filippi Júnior foi inesperado, mas muito bem recebido. “Eu já estava aposentada quando o Filippi me chamou para conversar sobre Diadema, mas aceitei imediatamente. Gosto de novos desafios. E fiquei muito grata ao Filippi por ter se lembrado da minha vivência, da minha experiência, e por permitir que eu aproveite esses conhecimentos aqui em Diadema.”

Márcia é categórica em afirmar que, historicamente, a Assistência Social tem sido bastante afetada pelas políticas públicas do governo federal e estadual, que têm diminuído significativamente os repasses aos municípios. “É um verdadeiro desmonte do Sistema Único de Assistência Social, o SUAS, levando as prefeituras a enfrentar sozinhas, com recursos cada vez mais escassos, o apoio e a proteção às populações mais vulneráveis. Com a pandemia e o aumento da pobreza e da miséria, essa situação se agrava,” afirmou.

“Minha expectativa é continuar o trabalho feito muito bem pela secretária Patty em retomar a implantação do SUAS e lutar para que esses recursos venham para a cidade,” explica a nova secretária. “Quero estabelecer um diálogo local com servidores, conselhos e organizações sociais para a construção de novas possibilidades e, principalmente, para escutar mais a população. Ouvir o que os mais vulneráveis têm a nos dizer e quais as suas necessidades é um imenso desafio para que possamos construir uma cidade mais humana e resgatar a dignidade dessas pessoas.

You may also read!

Caminhos inovadores para ações ESG no mundo empresarial

ESAMC Santos realiza mesa redonda com inscrições gratuitas durante o IV Seminário Internacional Universidade-Empresa da Baixada Santista Com a proposta

Read More...

Braskem promove mais uma edição do Plastitroque

Iniciativa focada na temática de Economia Circular gerou até o momento o recolhimento de 3,2 toneladas de resíduos plásticos

Read More...

CGE de São Caetano envia alerta e GCM prende cinco envolvidos em furto de residência no Jardim São Caetano

Após o alerta do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) de São Caetano, a GCM (Guarda Civil Municipal) deteve

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu