Pré-candidato a prefeito de São Bernardo nas eleições de outubro deste ano (2024), Marcelo Lima (Podemos) participou, em primeiro lugar, de sabatina na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na noite desta quarta-feira (17.04).
Durante mais de uma hora, o político respondeu, portanto, sobre suas propostas para vários setores.
Entre eles, por exemplo, segurança pública, saúde, educação, habitação, mobilidade urbana, geração de renda, turismo sustentável e inclusão, entre outros.
Lima também apresentou, além disso, o programa “Bolsa Emprego”.
Nele, propõe que todas as empresas contratadas pelo Município destinem 10% das vagas para pessoas em vulnerabilidade social.
“Mais do que fortalecer o banco de alimentos, nós vamos criar a ‘Bolsa Emprego’ para São Bernardo do Campo. Como vai funcionar? As pessoas vão se cadastrar, desde que tenham os requisitos do nosso projeto, como, por exemplo, estar no CadÚnico. Tem que estar realmente em vulnerabilidade. A partir deste momento, eles terão a oportunidade de concorrer a uma vaga de emprego naqueles 10% que cada empresa contratada pela Prefeitura vai ofertar”, afirmou o pré-candidato. “Melhor do que dar o alimento é dar o emprego, a oportunidade”, completou.
Lima destacou que todas as propostas do plano de governo estão sendo discutidas com técnicos.
Da mesma forma, tem convidado a população são-bernardense para o diálogo em busca das melhores soluções para a cidade.
Polo turístico sustentável
Ainda nas propostas para fazer a economia do município crescer, o pré-candidato disse que quer transformar São Bernardo do Campo em um polo turístico sustentável.
“Isso é uma meta de trabalho minha, eu vou trabalhar muito para que isso possa se transformar em realidade e as pessoas possam gerar emprego, oportunidade, aquecer a economia local através do turismo. Vocês conhecem o Riacho Grande, nós temos uma represa Billings maravilhosa, temos uma Mata Atlântica linda, um Parque Estoril, uma Prainha, a Estrada Velha de Santos, o Parque Serra do Mar, que é lindo maravilhoso com queda d’água e cachoeira,a Casa de Pedra que é histórica”, elencou.
A maneira para atrair investimentos para a região, segundo o pré-candidato, é a parceria público-privada. “Nós vamos atrair pessoas do Brasil inteiro para São Bernardo do Campo e gerar emprego, oportunidade, aquecer a economia local, que é um novo mote. Como a montadora, hoje, diminuiu o número de pessoas trabalhando por causa da tecnologia. A cidade vai se tornar a terra do turismo, vai ser conhecida no Brasil inteiro pela beleza natural que ela tem e pela beleza industrial por meio das montadoras e de toda história que nós temos aqui.”
Tecnologia
A tecnologia como aliada da economia foi outro ponto de destaque nas propostas de Lima.
“É o momento de criar um polo tecnológico para que a gente possa agregar mais emprego, mais oportunidades, com melhores salários, com incentivo fiscal e muito diálogo. Estou obstinado”, frisou.
Ele ressaltou o fato de São Bernardo do Campo sempre ter sido uma cidade reconhecida nacionalmente pelo trabalho.
“Quando meu avô chegou aqui, as pessoas vinham de fora para trabalhar e tinham aqui uma grande vitória, a sua primeira casa, o seu primeiro veículo. Depois vieram as fábricas de móveis e depois vieram as montadoras, como Volkswagen, Mercedes, Scania, Toyota e assim por diante. Elas geraram muito emprego. Mas, hoje, a tecnologia, o mundo moderno, é um novo país.”
A sabatina da OAB de São Bernardo é realizada com os quatro candidatos mais bem posicionados na pesquisa divulgada pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, em 1° de fevereiro, do instituto Paraná Pesquisas.
Nesse levantamento, Lima aparece, em conclusão, como o segundo colocado nas intenções de votos.