O mandato do vereador Ricardo Alvarez (PSol) apresentou na sessão desta quinta-feira (17.06) homenagens à moradora de Paranapiacaba, artesã e poetisa Francisca Cavalcanti de Araújo, a dona Francisca, que faleceu na quarta-feira (16.06).
Um dos projetos, em primeiro lugar, é para nomear a principal ponte de Paranapiacaba, que liga a parte alta à parte baixa da vila, como Ponte Dona Francisca Cavalcanti de Araújo.
A proposta, em resumo, visa ao reconhecimento à sua trajetória, determinação e carinho pela vila inglesa.
Outra homenagem foi o voto de pesar, aprovado por unanimidade pelos vereadores, pelo falecimento da moradora nesta semana.
Tratou-se, portanto, de demonstração de apoio à família, amigos, moradores e moradoras que conviviam com a poetisa.
“Prestamos uma singela homenagem a essa pessoa que dedicou sua vida à Paranapiacaba”, declarou, da mesma forma, Alvarez.
Que afirmou, ainda: “O momento é de tristeza, mas o legado dessa senhora meiga que conhecemos é de alegria, paz, confraternização, acolhimento e solidariedade”.
Além disso, Alvarez declarou: “Deixo nosso voto de pesar a ela, que é a síntese do espírito de Paranapiacaba”.
A imagem de dona Francisca na varanda de sua casa é uma das cenas mais conhecidas da vila, ao lado do relógio e da antiga malha ferroviária.
Santista de nascimento, dona Francisca morava havia mais de 30 anos em Paranapiacaba.
Sabesp
A população de Paranapiacaba reclamou de uma dificuldade em conseguir enterrar a dona Francisca no cemitério local por conta de imposição da Sabesp.
“Solicitamos um requerimento de informação para entender os motivos ou a relação da companhia com os procedimentos no cemitério da vila”, disse.