Mais Música beneficia 1.050 alunos de São Bernardo

In ABCD, Educação On
- Updated

Estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental vão contar com oficinas de instrumentos musicais, como clarinete, trompete, violino e xilofone, além de canto coral

A Prefeitura de São Bernardo promoveu na manhã desta terça-feira (06.06) a aula inaugural do Projeto Mais Música, que chega a 19 escolas municipais de Educação Básica do município.

Parceria entre a Secretaria de Educação com o Fundo Social de Solidariedade e a Associação Tocando a Vida, o programa vai oferecer para 1.050 estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental das EMEBs oficinas de instrumentos musicais, como clarinete, trompete, violino e xilofone, além de canto coral.

O evento de lançamento foi realizado no Cenforpe, com presença de representantes das escolas que serão beneficiadas com o programa e apresentações musicais da orquestra formada pelos professores do projeto.

Na ocasião, o prefeito Orlando Morando fez a entrega simbólica dos instrumentos musicais a representantes das unidades escolares.

O chefe do Executivo ressaltou o quanto a música é um agregador social.

“Sempre digo que a música nos une e ela vai unir muito mais do que os 1.050 alunos beneficiados nessa primeira etapa do Projeto Mais Música em nossas escolas municipais. O projeto começa este ano com alunos do 3º ano, mas quando eles estiverem se formando lá no 5º ano, já teremos alcançado mais de 5 mil alunos”, disse.

Além do lazer

Morando fez questão de ressaltar que o ensino musical nas escolas vai além do lazer.

“É também um despertar de talento. Muitos que vão começar nesse projeto educacional podem, lá na frente, ter a música como profissão. Agradeço aos professores e diretores pela dedicação e espero que daqui até o final do ano a gente possa ver um grande espetáculo musical com esses alunos”, disse, em resumo.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade de São Bernardo, Greici Picolo Morselli, relembrou como o ensino da música chegou na cidade.

“Quando a primeira dama, e hoje deputada estadual, Carla Morando era presidente do Fundo Social, ela acreditou no ensino de música em nosso município através das entidades. Hoje, só tenho a agradecer por poder fazer parte desse novo momento do ensino musical em nossa cidade”, assinalou, da mesma forma.

Já a Secretária de Educação do município, Silvia Donnini, fez questão de agradecer aos professores e técnicos que ajudaram na implementação do projeto.

“Contamos com o auxílio da Secretaria de Cultura e de técnicos da Associação Tocando a Vida. Este projeto nasceu do coração do prefeito Orlando Morando, que desde o início da sua gestão vem investindo na educação em tempo integral em nossa cidade”, disse, em suma.

Música para a alma

Para a pequena Emanuelle, de 8 anos, da EMEB Ari Lacerda Rodrigues, no bairro dos Casa, o projeto é um momento de estar em contato com uma de suas paixões: a música.

A aluna – deficiente visual – não escondeu a empolgação para o início das aulas.

“Eu adoro filmes e música e estou ansiosa para conhecer melhor o instrumento musical que terá na minha escola, a flauta transversal”, falou, por exemplo.

Investimento

Para a execução do projeto, foram investidos inicialmente R$ 650 mil na compra dos instrumentos musicais, contratação de instrutores musicais e insumos (palheta, kits de corda, partitura, bocais, cavaletes e mais).

Os alunos das EMEBs atendidos pelo programa de iniciação musical terão aulas duas vezes na semana, de 60 minutos cada uma.

Parte deste investimento é proveniente dos recursos arrecadados pelo Fundo Social junto à iniciativa privada.

You may also read!

BRK de Portas Abertas: conheça a Estação de Tratamento de Esgoto de Mauá

Concessionária faz agendamento para visitas monitoradas por meio do programa Portas Abertas A BRK, concessionária responsável pelos serviços de esgoto

Read More...

Caminhada das Mulheres e Domingou em Mauá movimentam o Parque da Juventude neste domingo

Neste domingo, 16 de março, acontece a Caminhada das Mulheres, um evento que promove qualidade de vida e sororidade

Read More...

Ribeirão Pires lança a 3ª Entoada Nordestina

Evento com degustação antecipou, acima de tudo, sabores e atrações do festival, que acontece de 21 a 23 de

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu