Mãe Andreense lançado no Dia Internacional da Mulher

In ABCD, Canto do Joca On
Prefeito Paulo Serra e a deputada diplomada Ana Carolina Serra, na solenidade. Fotos: Angelo Baima/PMSA

Joaquim Alessi

Iniciativa oferece, em primeiro lugar, cuidado personalizado e exclusivo que vai da prevenção à orientação na área da saúde em diferentes etapas da vida

O Dia Internacional da Mulher (08.03) serviu de palco, acima de tudo, para a Prefeitura de Santo André lançau o programa Mãe Andreense.

A iniciativa foi desenvolvida, por exemplo, em entre o Fundo Social de Solidariedade, a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Assistência Social.

O programa vai oferecer, portanto, cuidados exclusivos à saúde da mulher com foco na humanização, integralidade de cuidados e prevenção nas diferentes etapas da vida.

Ampla rede de cuidado

No lançamento, a primeira-dama, presidente do Fundo Social de Solidariedade e deputada estadual diplomada, Ana Carolina Serra, falou da importância do projeto.

“O programa começa com uma ampla rede de cuidado às meninas do nosso município, a partir da monarca, que é a primeira menstruação. Uma triste realidade é que o acesso ao absorvente íntimo ainda é muito dificultoso para algumas pessoas e impossibilita essa menina de estar na escola, no trabalho e de conviver em sociedade. Então, saímos na frente e passamos a ter, através da rede pública de saúde, o absorvente íntimo”, disse, em resumo.

Absorventes gratuitos

A frente inicial do programa é a distribuição de absorventes íntimos a mulheres em situação de vulnerabilidade social com idade entre 10 e 50 anos.

Com isso, a administração pretende fortalecer o vínculo com essa usuária promovendo orientação e combatendo a precariedade menstrual identificada como a falta de acesso ao absorvente, além de manter o prontuário ativo na unidade.

Para retirar o insumo, a usuária deve ter cadastro no Bolsa família.

O absorvente íntimo estará à disposição na unidade de saúde de referência, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Planejamento familiar

Outro pilar do programa, em suma, está no planejamento familiar, com a oferta de educação sexual e reprodutiva.

Nesse atendimento são ofertados métodos contraceptivos orais, injetáveis, de barreira e também, em casos necessários, laqueadura, vasectomia e DIU (dispositivo intrauterino).

As mães e os bebês andreenses passarão a contar com mais carinho e cuidado, pois uma das frentes do programa é a assistência completa e humanizada à saúde da gestante e do bebê.

O Mãe Andreense vai garantir o desenvolvimento de ações e serviços de promoção, prevenção e assistência integral à saúde da gestante durante o pré-natal, parto e pós-parto, além da assistência integral à saúde da criança desde seu nascimento até completar dois anos de idade.

Período gestacional

No período gestacional, as mamães receberão todas as consultas e exames necessários e também participarão do curso para gestante ministrado por uma equipe multiprofissional composta por médicas, enfermeiras e nutricionistas e uma visita guiada à maternidade.

No processo também haverá incentivo ao aleitamento materno, capaz de reduzir a mortalidade de menores de 5 anos, por causas evitáveis.

Além, é claro, de reduzir o risco de desenvolvimento de doenças crônicas como diabetes e hipertensão.

Será oferecida ainda, além disso, assistência integral à saúde da criança desde seu nascimento até completar dois anos de idade.

As mães também vão receber, em conclusão, o kit Mãe Andreense, com itens de higiene, fralda, cobertor, trocador e uma troca de roupa para o bebê, além da bolsa maternidade.

Kit Mãe Andreense

Com base em texto de Rafaela Mazarin 

You may also read!

São Bernardo recebe Carreta estadual da Mamografia até 1º de fevereiro

No primeiro dia de atendimento, prefeito Marcelo Lima destacou que ação, em conjunto com a unidade itinerante do município,

Read More...

São Paulo tem reforço na segurança com formatura de 500 novos agentes da GCM

Corporação municipal ganhou 2.000 novos profissionais desde 2023, em sequência ao trabalho contínuo da gestão voltado à proteção da

Read More...

Coop colabora com a arrecadação de 15 toneladas de alimentos

As cidades do ABCD e Sorocaba foram, acima de tudo, beneficiadas Ao longo de 2024, a Coop abriu as portas

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu