A crise gerada pela pandemia afetou muitas áreas da indústria e no setor automotivo não foi diferente.
Com concessionárias fechadas, números da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, Fenabrave, mostram queda nas vendas de veículos novos de 26,6% em 2020.
Mas, a OSRAM, indústria alemã e uma das líderes em soluções de alta tecnologia para iluminação no mundo, manteve-se firme.
Além de atender às necessidades do mercado, focou todos os esforços em criar tecnologias de olho no futuro.
Como, por exemplo, sensores LED infravermelho para aplicações diversas em carros autônomos relacionadas à segurança e praticidade.
Drible na fase
Desta forma, a multinacional conseguiu driblar a fase e preparar suas equipes mundialmente.
“Por ser uma empresa alemã, região onde o vírus se propagou antes, podemos dizer que a OSRAM teve tempo para orientar outros países em que o novo coronavírus ainda não tinha chegado, como foi no caso do Brasil. Portanto, as decisões já estavam tomadas, como colocar em prática o home office para 100% dos escritórios, com equipamento apropriado, uso do VPN (sistema de tecnologia para acesso remoto à rede local corporativa), além do acolhimento aos colaboradores que precisavam de um período de adaptação. Já as fábricas, em todo o mundo, permaneceram trabalhando, mas acima de tudo respeitando os protocolos de saúde conforme orientações dos governos de cada região”, explica o CEO no Brasil, Ricardo Leptich.
“Tudo deu tão certo que agora estudamos essa flexibilização do trabalho remoto com forma mais moderna para modelo permanente”, complementa.
Supreendente
Apesar da pandemia, os resultados da OSRAM foram além das expectativas porque o capital humano fez toda diferença.
“Mesmo em adaptação, todos estavam comprometidos e, juntos, atingimos o objetivo local de performance de vendas, reduzimos custos e nossa área de TI foi extremamente ágil para nos orientar”, explica Leptich.
O CEO destaca três grandes aprendizados no período, que foram fundamentais em 2020 e se mantém em 2021:
1- A postura de dono do negócio e sentimento de pertencimento entre todos os colaboradores da empresa ficou ainda mais evidente. Sabíamos que a OSRAM deveria ser vista como extensão da nossa família, ou seja, que necessitaria de todo nosso cuidado e atenção;
2 – A importância de ter a tecnologia como uma grande aliada não só no desenvolvimento de novos produtos e soluções, mas no dia a dia dos colaboradores fez toda a diferença;
3 – Por fim, a crise mundial, ao invés de desmotivar, na verdade, fez com que cada um aumentasse a crença em sua própria capacidade e gerou mais confiança no time como um todo.
1- A postura de dono do negócio e sentimento de pertencimento entre todos os colaboradores ficou ainda mais evidente. Sabíamos que a OSRAM deveria ser vista como extensão da nossa família, ou seja, que necessitaria de todo nosso cuidado e atenção;
2 – A importância de ter a tecnologia como uma grande aliada não só no desenvolvimento de novos produtos e soluções, mas no dia a dia dos colaboradores fez toda a diferença;
3 – Por fim, a crise mundial, ao invés de desmotivar, na verdade, fez com que cada um aumentasse a crença em sua própria capacidade e gerou mais confiança no time como um todo.
“O zero nunca foi tão comemorado”
Esses três aprendizados foram primordiais para que não houvesse nenhuma demissão, redução de jornada ou salarial.
“Nunca na história da OSRAM nos orgulhamos tanto em ter o zero como resultado”, destaca Leptich.
E diz ainda: “Ficamos aliviados também porque, até o momento, tivemos pouquíssimos colaboradores brasileiros com COVID-19 e estamos nos mantendo saudáveis, protegidos e em família.”
Ainda completa: “A saúde e segurança de todos sempre foi nossa prioridade”.
Por outro lado, em números globais, o zero passou longe.
Houve um fluxo de caixa de 20 milhões de euros líquido.
Além disso, a empresa também obteve aumento na adesão do programa e-learning para os distribuidores.
Ele treinou, em plataforma virtual, mais de 200 vendedores pelo Brasil.
Resultado: as vendas bateram as metas estipuladas.
O futuro aliado com a tecnologia
Pensando no futuro, a empresa tem soluções que estão saindo do forno e logo devem chegar por aqui.
Vão desde aparelhos portáteis para esterilização de ar, que eliminam em até 99% micro-organismos e bactérias, até sensores LED infravermelho para aplicações diversas.
Para a revenda automotiva, o carro-chefe para 2021 serão as barras de LED, voltadas não somente, mas, especialmente, para o mercado OFF ROAD e agrícola.
“O ano de 2020 sem dúvida fará parte da história e estará escrita nos livros onde nossos filhos, netos e bisnetos lerão. O que não estará registrado serão as dores e lágrimas derramadas de forma solitária. Mas, assim como a noite passa, essa fase também está passando. E a OSRAM permanece sólida e preparada para oferecer soluções que brilhem em nossas vidas”, conclui o CEO.
Sobre a OSRAM
A OSRAM, com sede em Munique, na Alemanha, é uma das líderes em inovações e soluções de alta tecnologia para iluminação no mundo. O portfólio da marca abrange desde lâmpadas, semicondutores ópticos como diodos emissores de luz (LED), a reatores eletrônicos, além de luminárias completas, sistemas de gerenciamento e soluções em iluminação. Com mais de 100 anos, a OSRAM é líder de mercado no setor automotivo – com a qualidade de equipamentos originais fabricados na Alemanha – mas a companhia tem focado no desenvolvimento de soluções para iluminação e, portanto, na qualidade de vida das pessoas. Mais informações sobre a OSRAM podem ser encontradas na internet, pelo site www.OSRAM.com.br