Atividade proporciona aprendizado prático e interação com os animais no centro socioeducativo
A Fundação CASA Diadema recebeu a visita do adestrador de cães Ronaldo K9, que proporcionou aos jovens internados uma tarde repleta de aprendizado e diversão na sexta-feira (19.7).
A iniciativa contou com a apresentação do projeto social The Dog Walker – Caminhando sobre Quatro Patas, desenvolvido pelo profissional na região.
Durante a palestra, Ronaldo compartilhou aspectos de sua trajetória pessoal e profissional, discutindo a importância do trabalho com os animais e como essa atividade pode influenciar positivamente a vida das pessoas. Ele também ensinou algumas técnicas fundamentais de adestramento, oferecendo uma visão prática da profissão.
Após a apresentação, 43 adolescentes em medida socioeducativa participaram de uma oficina prática de adestramento. A interação direta com os cães gerou momentos de encantamento e aprendizado, permitindo que os jovens aplicassem na prática as técnicas discutidas na palestra.
“Foi incrível ver como os cães podem ser treinados para realizar várias tarefas e como o trabalho de um adestrador pode transformar vidas. Fiquei inspirado a aprender mais e, talvez, seguir essa profissão no futuro”, destacou o jovem Fabrício (nome fictício).
Para o diretor do CASA Diadema, Rodinei Santos da Cruz, “a atividade foi bem recebida pelos jovens, que demonstraram grande interesse e entusiasmo”, afirmou. “Estamos comprometidos em oferecer experiências que contribuam para o desenvolvimento pessoal e bem-estar dos nossos jovens”, completou.
“Iniciativas como essa são cruciais para oferecer aos nossos jovens novas perspectivas e experiências, promovendo o desenvolvimento de habilidades práticas e fortalecendo sua autoestima, o que é vital para sua reintegração e crescimento pessoal”, reforçou a presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto.
Sobre a Fundação CASA
A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, aplica medidas socioeducativas conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Atendendo jovens de 12 a 21 anos incompletos em São Paulo, a Fundação executa medidas de privação de liberdade e semiliberdade, determinadas pelo Poder Judiciário, com base no ato infracional e na idade dos adolescentes, garantindo os direitos previstos em lei, pautando-se na humanização, e contribuindo para o retorno do adolescente ao convívio social.
Mais informações em: https://fundacaocasa.sp.gov.br/