Jovem vence a covid-19 após testagem domiciliar em São Caetano e alerta: ‘Cuidem-se’

In Saúde On
- Updated
Foto: Eric Romero / PMSCS

“É extremamente necessário e importante tomar todas as medidas necessárias para evitar o contágio (do coronavírus). Muitas vezes achamos que o vírus não chegará em nós, mas ele chega e pode matar. Graças a Deus me recuperei, tive sorte… muitos não têm! Cuidem-se, cuidem dos seus familiares e tenham atitude social, empatia e amor ao próximo. Logo tudo isso passará.”

O depoimento acima é de Ariana Tavares dos Santos, moradora do Centro de São Caetano do Sul. A secretária executiva, de 27 anos, foi diagnosticada com covid-19 em abril, provando que os jovens, assim como qualquer pessoa, também estão suscetíveis à doença.

Ariana é um dos 246 moradores infectados pelo coronavírus na cidade e que já estão curados. A sorte à qual se refere diz respeito ao Programa de Testagem Domiciliar, iniciado em 6 de abril pela Prefeitura, em parceria com a USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul). Nele, a pessoa com sintoma se registra no site coronasaocaetano.org ou no Disque Coronavírus (0800 774 4002) e, após avaliação de um estudante de Medicina, poderá receber em casa o kit para realizar a auto coleta para o exame PCR.

“Sentia muita dor no corpo, cansaço e dor de cabeça. Ao passar dos dias foram aumentando os sintomas, com perda total do olfato e do paladar, vômito e febre recorrente. Liguei no Disque Coronavírus, e, no mesmo dia em que preenchi o cadastro no site, entraram em contato e já fizeram uma avaliação por telefone, agendando o meu exame para o dia seguinte”, lembra a munícipe.

O material coletado (secreções das narinas e da garganta) é encaminhado para análise no Instituto de Medicina Tropical da USP, e o resultado fica pronto em até 48 horas. Até segunda-feira (11/5), o programa realizou 3.275 atendimentos, com 1.603 auto coletas e 353 resultados positivos para covid-19.

O resultado positivo indica doença ativa, e a evolução do quadro de saúde do morador é monitorada a distância e inclusive, presencialmente, quando necessário, por 14 dias. O paciente é orientado para que não saia de casa, mesmo que se sinta bem, para evitar o risco de transmissão do vírus a outras pessoas.

“Foi super-rápido. Recebi as orientações sobre a auto coleta e o atendimento foi muito eficiente, do início ao fim. Fui orientada sobre todos os cuidados necessários e fiquei com um número de telefone para, em caso de dúvida ou qualquer problema, ter suporte imediato. Fiquei surpresa com o resultado positivo do exame, mas como estava sendo acompanhada e estava tudo sob controle, fiquei mais tranquila”, relata Ariana. “Este programa foi muito importante para a minha recuperação”, reconhece.

Texto: Mark Ribeiro

You may also read!

Videomonitoramento da GCM flagra pichação em passarela no Centro de São Bernardo e responsável é multada em mais de R$ 9 mil

Sistema identificou a pichação na Passarela Rubens Pasin, no Paço Municipal; ocorrência foi enquadrada como crime ambiental e registrada

Read More...

Nascimento de 86 filhotes de tartaruga-marinha mobiliza Instituto Argonauta na Praia do Paúba, em São Sebastião

Com acompanhamento da equipe do PMP-BS/Instituto Argonauta, orientação técnica da Fundação Projeto TAMAR e apoio da SEMAM/Prefeitura Municipal de

Read More...

Atrações culturais e de lazer movimentam fim de semana em Ribeirão Pires

CarnaCultura no Parque Municipal Professor Luiz Carlos Grecco é, em primeiro lugar, destaque da programação gratuita Ribeirão Pires terá, acima

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu