Encontro tem participação do tenor Cesar Camargo e acontece no dia 22 de maio na capital paulista
Sob regência do maestro e pianista João Carlos Martins o concerto Na Roda com o Maestro – Uma homenagem a Heitor Villa-Lobos com a Camerata Bachiana e participação do tenor Cesar Camargo , como convidado, passará pela capital paulista. O espetáculo acontece no Teatro Alfredo Mesquita , no dia 22 de maio , a partir das 20h , com entrada gratuita .
Além de uma experiência musical inesquecível, o público também terá a oportunidade de conhecer mais sobre a fascinante trajetória de João Carlos Martins. O renomado maestro compartilhará episódios marcantes de sua vida e revelará curiosidades sobre o repertório da apresentação, que presta homenagem ao maestro brasileiro Heitor Villa-Lobos, um dos mais importantes compositores das Américas, deixou um legado de mais de mil obras reconhecidas por sua relevância cultural, com destaque para a valorização dos elementos folclóricos nacionais.
CONVIDADO Laureado em concursos internacionais de Ópera, o tenor lírico spinto Cesar Camargo , consolidou carreira internacional na Rússia, onde fez seu mestrado em Ópera Performance, História da Música e História da Arte, e foi solista da Academia de Ópera do Teatro Mariinsky e do Teatro Federal Russo Zazerkalie em São Petersburgo. Cantou em numerosos teatros na Europa, incluindo banda anual no Palácio do Kremlin. Celebrado pela crítica como grande intérprete do Verismo, especialmente das obras de G. Puccini, de volta ao Brasil, foi aclamado como a Melhor Voz Masculina nas obras de Carlos Gomes no XV Concurso, em 2021. Dedica sua vida a promover a cultura e a democratização ao acesso da música clássica à população mais vulnerável, com projetos educacionais e de capacitação para crianças, adolescentes e professores da rede pública de ensino do país.
COMO ASSISTIR O concerto tem entrada gratuita e classificação livre , porém, é preciso retirar o ingresso digital neste link a partir das 9h da manhã do dia 19 de maio .

O concerto Na Roda com o Maestro – Uma homenagem a Heitor Villa-Lobos é produzido pela D’Color Produções Culturais viabilizado pelo Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura e tem patrocínio da empresa Stonex .
STONEX Com mais de um século de história, a StoneX é uma rede de serviços financeiros que fornece acesso ao mercado global, consultoria em gestão de riscos, câmbio, inteligência de mercado, entre outros serviços e que, desde sua fundação, já realizou mais de 20 estratégias estratégicas que aprimoraram de forma significativa seus recursos e alcance global, o que contribuiu diretamente para seu amplo acesso ao mercado para os clientes que atendem.
MAESTRO Dono de um talento ímpar, João Carlos Martin iniciou seus estudos de piano ainda aos 8 anos de idade. Aos 13 anos começou a consolidar sua carreira no Brasil e cinco anos mais tarde no exterior. Patrocinado por Eleanor Roosevelt, que era, naquele momento, a primeira-dama dos Estados Unidos, João fez sua estreia no Carnegie Hall, uma das salas de espetáculos mais famosas de Nova York. Na época, ele tinha 21 anos e, depois disso, todos os concertos que ele fez no local tiveram lotação esgotada.
Porém, uma série de acontecimentos quase interrompeu sua carreira. O maestro teve que lidar com os efeitos de um acidente durante uma partida de futebol, um golpe dado em sua cabeça durante um assalto na Bulgária, e uma distonia focal, doença que altera o funcionamento dos músculos e prejudica os movimentos. Com a progressão da enfermidade, João Carlos Martins sentiu dificuldades para tocar piano, o que melhorou, em 2002, que abandonou os palcos como pianista.
Entretanto, não deixei a música de lado, indo estudar regência. Em 2006, criou a Fundação Bachiana com a missão de democratizar o acesso à música e fomentar o cenário da arte no Brasil e no mundo. Atualmente é regente e diretor-artístico da Bachiana Filarmônica SESI-SP, orquestra conhecida internacionalmente. Recentemente, voltei a tocar piano usando as duas mãos com a ajuda de ‘luvas biônicas’, desenvolvidas e apresentadas pelo designer industrial Ubiratan Bizarro Costa.
ORQUESTRA O primeiro concerto da Bachiana Filarmônica aconteceu em 2004, na Sala São Paulo, seguindo, logo depois, para salas de espetáculo renomadas do Brasil e do mundo, levando um repertório composto por obras de Brahms, Tchaikovsky, Beethoven, entre outros grandes nomes da música erudita. No desejo de atuar na evolução musical dos jovens, foi fundada a Orquestra Bachiana Jovem, em 2006. Após apresentações em diversas cidades, as duas orquestras — Bachiana Filarmônica SESI-SP e Bachiana Jovem — se apresentaram uma só: a Bachiana Filarmônica SESI-SP, uma das mais importantes orquestras da iniciativa privada do país.
VÍDEO Maestro ao piano Clique aqui
SERVIÇO
Na Roda com o Maestro – Uma homenagem a Heitor Villa-Lobos
Data 22/05 l Horário: 20h
Local Teatro Alfredo Mesquita l Endereço Avenida Santos Dumont, 1770 – Santana, São Paulo (SP) – MAPA AQUI
Classificação Livre I Acessibilidade Libras (Língua Brasileira de Sinais)
Entrada gratuita e disponível a partir das 9h da manhã do dia 19/05 clicando aqui
Informações (19) 3256-4500 | WhatsApp (19) 9 9127-5480 l e-mail contato@dcolor.art.br
Instagram @dcolorcultura | Facebook @dcolorproducoes
O projeto é viabilizado pelo Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da empresa Stonex e produção cultural da D’color Produções Culturais