Japan House São Paulo destaca exposições em cartaz para a programação da primeira quinzena de julho

In Canto do Joca On

As atividades voltadas para a temática das exposições “Efeito Japão: moda em 15 atos” e “Sutorīto Fashion: moda das ruas” incluem oficinas para adultos e crianças

Durante a primeira quinzena de julho, a Japan House São Paulo oferece uma programação livre e gratuita com foco no ciclo de moda que chegou na instituição com as exposições “Efeito Japão: moda em 15 atos” e “Sutorīto Fashion: moda das ruas”. Nas duas primeiras semanas do mês das férias, o público poderá participar de visitas guiadas e workshops dentro do tema, além de atividades voltadas para o universo literário e para o público infantil.

Iniciando as atividades, as visitas mediadas livres e gratuitas pela mostra Efeito Japão acontecem às 11h e às 15h nos dias 3 e 10 de julho, e às 11h, no dia 6 de julho. Durante os encontros, os visitantes poderão conhecer mais a fundo a história e a trajetória da moda japonesa dos últimos 70 anos por meio de 15 criações assinadas por 13 designers consolidados no mercado mundial. A exposição traz ainda um panorama da evolução da moda e dos diferentes contextos socioeconômicos ao longo das décadas, passando pelo boom econômico do Japão pós-guerra, até os dias atuais.

Inspirado em uma das peças da exposição “Efeito Japão”, a JHSP oferece nos dias 3 e 4 de julho, às 10h30 e às 14h30, o Workshop de Shibori. Em conjunto com a artista têxtil Tati Polo, a oficina apresenta detalhes sobre o shibori, técnica de tingimento têxtil japonesa que remonta ao século VIII, em que são utilizados linhas e pedaços de madeira para impedir que o corante chegue até o tecido, formando padronagens únicas. Durante a atividade, os participantes aprenderão sobre a história da técnica milenar, suas técnicas e padronagens, e poderão criar seu próprio shibori para levar para casa.

Para a programação literária da primeira quinzena, a instituição apresenta, em conjunto com a editora JBC, uma edição especial do Ciclo de Mangá no Tablado Literário d’A Feira do Livro, que acontece na Praça Charles Miller, no Pacaembu. Durante o encontro, que ocorre no dia 5 de julho, às 16h30, será apresentado o primeiro capítulo do clássico mangá dos anos 1990 Yu Yu Hakusho, de Yoshihiro Togashi. O mangá narra a história do adolescente encrenqueiro Yusuke Urameshi, que é atingido e morto por um carro após salvar a vida de uma criança e passa por diversos testes no submundo a fim de receber uma segunda chance na Terra, dessa vez com a incumbência de se tornar um detetive para investigar casos de espíritos que atormentam o mundo dos vivos. As vagas são limitadas, e aqueles que participarem até o final ganharão da editora o primeiro volume do título para começar sua coleção.

Já para as crianças, será realizada no dia 7 de julho, com sessões às 11h e às 14h, a Oficina Croquis em Relevo. Aqui as crianças são convidadas a trabalhar o esboço de uma peça de roupa, pensando não só em suas características visuais, como formato e cor, mas também na textura da peça. Inspirada na técnica tradicional japonesa Oshi-e, que consiste em produzir peças em relevo envolvidas por tecidos, a criançada poderá criar pequenas obras de arte por meio dos croquis. A participação acontece de forma presencial, mediante retirada de senha 30 minutos antes da atividade.

 

Serviço:
Japan House São Paulo
Endereço: Avenida Paulista, 52 – São Paulo, SP
Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 10h às 18h e sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h.
Entrada gratuita. Reserva online (opcional): https://agendamento.japanhousesp.com.br/ 

Exposição Efeito Japão: Moda em 15 Atos
Período: até 1° de setembro
Entrada gratuita

Exposição Sutorīto Fashion: Moda das Ruas
Período: até 20 de outubro
Entrada gratuita

Visitas mediadas: Exposição Efeito Japão: Moda em 15 Atos (Presencial)
Quando: 3 e 10 de julho, às 11h e às 15h; 6 de julho, às 11h.

Workshop de Shibori
Quando: 3 e 4 de julho, às 10h30 e às 14h30
Duração: 120 minutos
Por questões de segurança, nesta oficina não será permitida a participação de crianças. Será permitida a participação a partir dos 12 anos, mediante a presença de um adulto acompanhante.
Vagas limitadas. Participação mediante retirada de senha com 30 minutos antes de cada sessão.

Japan House São Paulo n’A Feira do Livro – Ciclo de Mangá (Presencial)
Yu Yu Hakusho, de Yoshihiro Togashi
Quando: 5 de julho, às 16h30
Duração: 60 minutos
Mais informações sobre A Feira do Livro no site.
Vagas limitadas. Aqueles que participarem até o final ganharão da editora JBC o primeiro volume do título.
Participantes até 15 anos de idade devem estar acompanhados por um adulto responsável.

Oficina Infantil de Croquis em Relevo (Presencial)
Quando: 7 de julho, às 11h e às 14h
Duração: 60 minutos
Oficina para crianças entre 4 e 12 anos acompanhadas de adultos.
Vagas limitadas. Participação mediante retirada de senha com 30 minutos antes de cada sessão.

 

Sobre a Japan House São Paulo (JHSP): 

A Japan House é uma iniciativa internacional com a finalidade de ampliar o conhecimento sobre a cultura japonesa da atualidade e divulgar políticas governamentais. Inaugurada em 30 de abril de 2017, a Japan House São Paulo foi a primeira a abrir suas portas, seguida pelas unidades de Londres e Los Angeles. Estabelecida como um dos principais pontos de interesse da celebrada Avenida Paulista, a JHSP destaca em sua fachada proposta pelo arquiteto Kengo Kuma, a arte japonesa do encaixe usando a madeira Hinoki. Desde 2017, a instituição promoveu mais de quarenta exposições e cerca de mil eventos em áreas como arquitetura, tecnologia, gastronomia, moda e arte, para os quais recebeu mais de dois milhões de visitantes. A oferta digital da instituição foi impulsionada e diversificada durante a Pandemia de Covid-19, atingindo mais de sete milhões de pessoas em 2020. No mesmo ano, expandiu geograficamente suas atividades para outros estados brasileiros e países da América Latina. A JHSP é certificada pelo LEED na categoria Platinum, o mais alto nível de sustentabilidade de edificações; e pelo Bureau Veritas com o selo SafeGuard – certificação de excelência nas medidas de segurança sanitária contra a Pandemia de Covid-19.

 

Confira as mídias sociais da Japan House São Paulo
Site: https://www.japanhousesp.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/japanhousesp
Twitter: https://www.twitter.com/japanhousesp 
YouTube: https://www.youtube.com/japanhousesp 
Facebook: https://www.facebook.com/japanhousesp 
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/japanhousesp  

You may also read!

Reabertura do icônico Cine Lyra marcará início do Festival de Inverno de Paranapiacaba no dia 20

Inaugurado há mais de um século, Cine Lyra foi restaurado; evento será nos dois últimos finais de semana de

Read More...

Mauá: estrutura e tecnologia para tratar esgoto promovem saúde e preservam os córregos e o rio Tamanduateí

Os moradores de Mauá, em ações simples do seu dia a dia, como lavar as mãos e louças, tomar

Read More...

Santo André interdita trechos das ruas Siqueira Campos e General Glicério nesta segunda-feira (15.7)

Departamento de Engenharia de Tráfego vai destacar agentes de trânsito para orientar os motoristas na região central As ruas Siqueira

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu