O vereador Jander Lira (PSD) protocolou, em primeiro lugar, projeto de lei que estabelece o incentivo da capoeira como expressão cultural, esportiva e educacional na rede municipal de ensino de São Caetano do Sul.
O objetivo do projeto é integrar a capoeira à proposta pedagógica e promover o desenvolvimento cultural e esportivo dos alunos.
“O ensino da capoeira é um rico processo pedagógico que valoriza uma educação consciente”, esclarece o parlamentar.
E diz mais: “Além da discussão dos elementos históricos dessa manifestação cultural, é um espaço para o exercício da cidadania e construção da identidade”.
Além disso, destaca o desenvolvimento da “autoestima e autonomia por parte de seus praticantes”.
Agora, o projeto seguirá para avaliação das comissões da Casa antes de ser colocado em votação no plenário.
Jander ressalta, da mesma forma, que, além do rico conteúdo histórico, a capoeira é um excelente facilitador da aprendizagem escolar.
Afinal, ela interage com várias disciplinas auxiliando na formação de seres humanos capazes de conviver com as diferenças.
Segundo o vereador, a temática pode ser desenvolvida de modo integrado com várias disciplinas.
Entre elas, educação física, história, geografia, artes, literatura e geometria.
“A capoeira não é difícil de ensinar, não requer espaço adequado, nem equipamentos sofisticados, sendo necessário apenas material de baixo custo e vontade”, ensina.
“Por isso, a efetivação da liberdade das escolas optarem por uma parceria com os mestres e professores de capoeira da cidade é a confirmação da importância dessa manifestação cultural, que já é Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade desde 2014”, frisa, em conclusão, Jander Lira.