IV Festival Cine Inclusão acontece com foco no envelhecimento e dá protagonismo a pessoas 60+

In ABCD, Canto do Joca, Cultura On
Ser Velho. Fotos: Divulgação

Evento gratuito promove reflexão sobre velhice e a atuação no audiovisual de profissionais com mais de 60 anos, e exibe 27 curtas e um longa

Entre 16 e 23 de setembro, acontece o IV Festival Cine Inclusão, maior evento cinematográfico dedicado às pessoas 60+, com programação gratuita.

As sessões acontecem no Cine Marquise e no Cine Bijou, ambos na região central da cidade de São Paulo, e também no Cine Favela, em Heliópolis.

A programação completa pode ser acessada pelo site www.cineinclusao.com.br.

Serão exibidos 28 filmes nacionais, divididos em duas categorias: Mostra Competitiva – 15 curtas-metragens cujos temas convidam o espectador a refletir sobre o envelhecimento sob vários pontos de vista; e Mostra 60+ em Ação – 8 filmes realizados por diretores/as com mais de 60 anos, traçando um panorama de artistas profissionais e amadores nesta faixa etária que se dedicam à produção audiovisual.

A abertura do Festival (16.09), acontece no Cine Marquise. Às 11 horas, ocorre um debate sobre A Atuação do Profissional 60+ no Audiovisual de Hoje, com participação de Gilda Bandeira de Mello (criadora de conteúdo e integrante do canal Avós da Razão), Willem Dias (montador, responsável pela edição de filmes como Os Matadores e À Margem do Lixo), Wilson Cortez (fotógrafo e cineasta, cujo curta Invisíveis será exibido no Festival) e mediação do jornalista e escritor Ygor Kassab. Na sequência, às 12h, tem exibição do longa-metragem Capitão Astúcia, de Filipe Gontijo, com Fernando Teixeira e Nívea Maria como protagonistas.

Idealizado e dirigido pelo produtor Daniel Gaggini e com curadoria de Luciana Rossi e Ygor Kassab, a edição 2023 foi dividida em duas etapas.

A primeira aconteceu entre 3 de junho e 23 de julho, com realização de oficinas de cinema para moradores 60+ das regiões de Capão Redondo, Cidade Tiradentes, Heliópolis e Paraisópolis.

Quatro curtas-metragens foram produzidos pelos alunos e serão exibidos encerramento do evento (23.09, a partir das 11h), no Cine Marquise.

Na ocasião, também serão anunciados o Melhor Filme da Mostra Competitiva (eleito pelo público) e o(a) vencedor(a) do Concurso de Roteiro, novidade desta edição, selecionado entre 91 trabalhos inscritos por roteiristas 60+.

As exibições da Mostra 60+ em Ação ocorrem no Cine Bijou, em 16.09, às 18h, e no Cine Favela, no em 20.09, às 19h.

E a Mostra Competitiva tem exibições somente no Cine Bijou, no dia 17.09: Grade 1, às 16h, e Grade 2, às 18h.

Os filmes contam com legenda descritiva, e as sessões de abertura e encerramento, além do debate, com intérprete de Libras.

Para a curadora Luciana Rossi, “a Mostra 60+ em Ação é uma reverência à essa prolífica produção de curtas-metragens e mostra que a criatividade e a disposição para contar histórias não têm limite de idade. Desejamos desconstruir percepções negativas ou limitadas, promover uma compreensão mais ampla do envelhecimento e celebrar as contribuições que os idosos podem dar à comunidade”. Já sobre a Mostra Competitiva ela diz: “a inclusão de pessoas 60+ no audiovisual tem sido uma necessidade cada vez maior em uma sociedade que envelhece dia após dia, e ainda assim nega a velhice. Buscamos compor um mosaico que vai ao encontro dessas questões, abordando também assuntos como sexualidade, tradições culturais, memórias e experiências de vida, convidando o espectador a refletir sobre o envelhecimento e desconstruir preconceitos”. O Idealizador Daniel Gaggini reforça dizendo que “além de dar visibilidade a filmes dentro deste contexto, o objetivo da quarta edição do Festival Cine Inclusão é propor o combate ao etarismo por meio da arte, a interação e o intercâmbio de experiências e conhecimento e debater sobre a importância da arte na inclusão sociocultural da pessoa idosa”.

O Festival Cine Inclusão também oferece transporte gratuito de algumas regiões periféricas para todas as sessões, bem como para a sessão no Cine Favela.

Os interessados devem consultar detalhes na programação.

O Festival Cine Inclusão

A primeira edição do Festival aconteceu em 2015 nas Comunidades de Capão Redondo e Cidade Tiradentes, tendo filmes produzidos por associações e/ou entidades que utilizam o cinema como ferramenta de inclusão.

Além da exibição de 24 filmes, 60 moradores dessas regiões foram capacitados no fazer cinematográfico, resultando em dois curtas-metragens que foram exibidos no encerramento do evento e, posteriormente, em festivais de cinema nacionais.

A sessão de encerramento ocorreu no Cineclube do Memorial da América Latina.

A segunda edição foi realizada em 2017, tendo já a Terceira Idade como tema central, e ocorreu nas Comunidades de Heliópolis e Paraisópolis. Também foram exibidos 24 filmes, e 60 pessoas idosas moradoras locais participaram das oficinas e produziram dois curtas, que foram exibidos no encerramento do Festival e, após, em festivais de cinema nacionais. As sessões de abertura e encerramento foram na Unibes Cultural. Também houve debates e transporte gratuito a todos os interessados.

A terceira edição foi virtual, em outubro de 2022, devido à pandemia. A atriz Ruth de Souza foi a personalidade homenageada no evento. Foram exibidos 25 curtas-metragens nacionais e de países de língua portuguesa, como Portugal e Moçambique, e uma oficina com o tema Desmistificando as Redes Sociais foi oferecida gratuitamente para mais de 80 pessoas 60+.

SERVIÇO / PROGRAMAÇÃO

IV Festival Cine Inclusão

Início: 16 de setembro, sábado, a partir das 10h

Encerramento: 23 de setembro, sábado, a partir das 10h

Programação completa: @cineinclusao ou www.cineinclusao.com.br

Informações: cineinclusao@muk.nu e (11) 97605-8684 (só WhatsApp)

Ingressos: Gratuitos. Classificação: Livre.

Acessibilidade: Legenda descritiva (Mostras) e intérprete de Libras (abertura e encerramento).

Transporte gratuito: Verificar na programação.

Fotos, release completo, programação e vídeos do FESTIVAL CINE INCLUSÃO clique neste link!

16 de setembro – Sábado (Abertura)

 Abertura do IV Festival Cine Inclusão

Local: Cine Marquise

Avenida Paulista, 2073 – Consolação. SP/SP.

Transporte grátis: Moradores dos bairros Capão Redondo, Cidade Tiradentes, Heliópolis e Paraisópolis. Reservas: @cineinclusao, cineinclusao@muk.nu e WhatsApp (11) 97605-8684.

10h – Receptivo para convidados

11h – Bate-papoA Atuação do Profissional 60+ no Audiovisual de Hoje

Com: Gilda Bandeira de Mello, Willem Dias e Wilson Cortez.

Mediação: Ygor Kassab.

12h – Sessão de abertura

Filme: Capitão Astúcia (Fic./90’/DF. 2022) – Direção: Filipe Gontijo.

Abertura. Capitão Astúcia

16 de setembro – Sábado (Mostra)

Local: Cine Bijou

Praça Franklin Roosevelt, 172 – Centro Histórico. SP/SP.

Transporte grátis: Moradores dos bairros Capão Redondo, Cidade Tiradentes, Heliópolis e Paraisópolis. Reservas: @cineinclusao, cineinclusao@muk.nu e WhatsApp (11) 97605-8684.

18h – Mostra 60+ Em Ação

Duração total: 95 minutos.

Os Alquimistas (Doc/20’/BA) – Direção: Adroaldo Almeida. Vidas Amargas (Exp/16’/PB) – Direção: Marcos Veloso. Partizan (Fic/10’/RJ) – Direção: Eduardo Souza Lima. Entraves (Fic/7’/MT) – Direção: Marithê Azevedo. Nhane Ramoi (Doc/14’/RJ) – Direção: Maia Lannes. Invisíveis (Exp/9’/SP) – Direção: Wilson Cortez Ribeiro. O Sonho de Zezinho (Fic/20’/BA) – Direção: Edmundo Lacerda.

Entraves

17 de setembro – Domingo

Local: Cine Bijou

Praça Franklin Roosevelt, 172 – Centro Histórico. SP/SP.

Transporte grátis: Moradores dos bairros Capão Redondo, Cidade Tiradentes, Heliópolis e Paraisópolis. Reservas: @cineinclusao, cineinclusao@muk.nu e WhatsApp (11) 97605-8684.

16h – Mostra Competitiva – Grade 1

Duração total: 99 minutos.

Firmana

Elos da Matriarca (Doc/20’/PE) – Direção: Thor de Moraes Neukranz. Maria (Doc/8’/RS) – De: Guilherme Carravetta De Carli. Firmina (Fic/15’/SP) – Direção: Izah Neiva. Aos Finais de Domingos (Fic/8’/CE) – Direção: Olavo Junior. A Hora (Fic/14’/RJ) – Direção: Leandro Corinto. Olhares (Doc/10’/RS) – Direção: Laura Zimmer e Luís Alexandre. Cama Vazia (Doc/6’/SP) – De: Fábio Rogério e Jean-Claude Bernardet. Fole (Fic/20’/RN) – Direção: Lourival Andrade.

Olhares

18h – Mostra Competitiva – Grade 2

Duração total: 94 minutos.

Abrigo ao Sol

Grito (Fic/6’/RS) – Direção: Luiz Alberto Cassol. Ampulheta (Fic/12’/PB) – Direção: Gilmar de Souto. Tempo (Fic/16’/BA) – Direção: Victor Uchôa. Lucia e Olinda, Um Respiro Musical (Doc/8’/RS) – Direção: Juan Quintáns. Abrigo ao Sol (Fic/18’/ES) – Direção: Emerson Evêncio. Filhos da Noite (Doc/16’/PE) – Direção: Henrique Arruda. Ser Velho (Doc/18’/TO) – De: Renata Patrícia e Gustavo Henrique.

Tempo

20 de setembro – Quarta-feira

Local: Cine Favela

Rua do Pacificador, 288 –  Heliópolis – São Paulo/SP.

Transporte grátis: Saída da estação Sacomã do Metrô (Rua Bom Pastor). Reservas: @cineinclusao, cineinclusao@muk.nu e WhatsApp (11) 97605-8684.

19h – Mostra 60+ Em Ação

Duração total: 95 minutos.

23 de setembro – Sábado

Local: Cine Marquise

Avenida Paulista, 2073 – Consolação. SP/SP.

Transporte grátis: Moradores dos bairros Capão Redondo, Cidade Tiradentes, Heliópolis e Paraisópolis. Reservas: @cineinclusao, cineinclusao@muk.nu e WhatsApp (11) 97605-8684.

10h – Receptivo para convidados

11h – Sessão de Encerramento 

Mostra: Curtas produzidos nas Oficinas de Cinema do IV Festival Cine Inclusão.

Premiação: Concurso de Roteiro e Melhor Filme.

Exibição dos curtas-metragens Segue o BaileTodas ElasTantas Histórias No Espelho (Ver e Rever), realizados pelos alunos da Oficina de Cinema 60+, promovidas pelo IV Festival Cine Inclusão, nos bairros Capão Redondo, Cidade Tiradentes, Heliópolis e Paraisópolis.

Será exibido também, além disso, o curta convidado O Celular (produzido durante oficina de cinema, ministrada pelo produtor Daniel Gaggini, em Heliópolis).

Ele trata, em conclusão, da relação de um avô e sua neta e como eles se relacionam com a tecnologia.

Ficha técnica – Festival Cine Inclusão

Idealização e direção geral: Daniel Gaggini.

Curadoria: Luciana Rossi e Ygor Kassab.

Oficinas de Cinema 60+: Eugênia Cecchini, Fernando Quintais e Luiz Emidio.

Jurados – Concurso de Roteiro: Julia Alqueres e Victor Fisch.

Direção de produção: Laíza Cardoso.

Assessoria de imprensa: Eliane Verbena.

Acessibilidade: ETC Filmes.

Identidade visual: Rick Barneschi.

Mídias sociais: gaTú Filmes.

Site: Rafael Érnica.

Vinhetas: Maíra Nakazaki.

Equipe de vídeo: Coletivo Atirem no Cineasta.

Fotos (evento): Weslei Barba.

Consultoria 60+: Bete Marin e Camila Alves.

Mídia oficial: Rádio Eldorado FM.

Idealização e Produção: MUK Produções.

Realização: Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, por meio do ProAC Editais.

You may also read!

Diadema intensifica ações para revitalizar espaços públicos e melhorar a segurança

Durante o fim de semana, o prefeito Taka Yamauchi realizou visitas técnicas ao Clube Mané Garrincha, à Praça Pôr

Read More...

São Caetano acelera pagamento de abono a servidores da Educação

O pacote de projetos de lei para aprimoramento da Educação de São Caetano do Sul enviado à Câmara busca,

Read More...

Sono Tranquilo autua 19 estabelecimentos por poluição sonora em Santo André

Ação do Semasa e GCM ocorreu neste sábado, resultando também em recolha de veículos Agentes do Semasa (Serviço Municipal de

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu