Destaques, ao lado da diversidade de vinhos, foram, acima de tudo, as masterclasses conduzidas por Jorge Lucki e Marcelo Vargas
“O momento atual é favorável para investimentos e para a abertura de novos mercados para a Itália. O setor enogastronômico é um dos mais importantes e prova disso é o crescimento de 10% na importação de vinhos italianos para o Brasil ocorrida no último ano.”
A afirmação foi feita, em primeiro lugar, pelo cônsul-geral da Itália em São Paulo, Domenico Fornara, na abertura da segunda etapa dos roadshows I Love Italian Wines, nesta quarta-feira (10.09), na Capital.
Já realizado no Rio de Janeiro, o evento se encerra, portanto, nessa sexta-feira (12.09), em Belo Horizonte.
Intercâmbios
Os roadshows são organizados pela ICE – Agência para a promoção no exterior e a internacionalização das empresas italianas | Departamento para a promoção de intercâmbios da Embaixada da Itália (ITA – Italian Trade Agency) em parceria com a Milanez & Milaneze – empresa brasileira controlada pela VeronaFiere, responsável pela Vinitaly, em Verona (Itália), e a Wine South America, em Bento Gonçalves (RS), duas das principais feiras mundiais dedicadas à promoção da produção vitivinícola.
Segundo Milena Del Grosso, diretora da Agência ICE para o Brasil, “esse é o quarto ano em que realizamos os roadshows, uma oportunidade única de apresentar os vinhos italianos ao mercado brasileiro”.
Masterclasses
Além da mostra de cerca de 500 rótulos de 55 empresas – entre importadores e vinícolas italianas, algumas das quais inéditas no Brasil -, outro destaque do evento foram, em suma, as masterlcasses.
Jorge Lucki
Na primeira delas, Jorge Lucki, um dos mais respeitados críticos de vinhos do Brasil, autor de livros como A Experiência do Gosto e membro da Académie Internationale du Vin, apresentou 12 rótulos de diferentes regiões da Itália.
De Marche, por exemplo, a escolha de Lucki recaiu sobre o Ciró DOC Rosso, proveniente da Calábria.
Muito perfumado, encorpado, ligeiramente tânico e ainda pouco conhecido no Brasil;
Também é o caso, da mesma forma, do Falconaro Isola dei Nuraghi IGR Carignano 2020, originário da Sardenha.
Um vinho, acima de tudo, com notas de frutas vermelhas – ameixa e cereja preta -, nuances de especiarias e um leve toque terroso.
Destaque do Etna
Outro destaque da apresentação de Lucki, além disso, foi o Etna Rosso Pietradolce 2022, produzido na região do Etna, Sicília.
Tem aroma de frutas do bosque, ervas e raízes com notas de defumado e leve toque salino.
Esse rótulo é, por exemplo, importado pela Italy Import, empresa do ex-goleiro da seleção brasileira de futebol, Cláudio Taffarel.
De Abruzzo chegaram dois vinhos:
Montepulciano d’Abruzzo DOP Rubi, que se evidencia por seu aroma combinando frutas vermelhas maduras, nuances de alcaçuz, cravo e cacau;
E Montepulciano d’Abruzzo DOC Riserva Piandimare “MONOLITH”, cuja essência tem notas de cereza com toques de baunilha, tabaço e alcaçuz.
Mais brancos que tintos
Depois de informar que, atualmente, a Itália produz mais vinhos brancos do que tintos, Lucki mostrou dois rótulos selecionados: o Bianco Marche IGT Guerriero del Mare, de aromas frescos e delicados de flores brancas, frutas cítricas e maçã verde.
Já de Friuli-Venezia Giulia, chega o Jermann Vinnae Ribolla Gialla 2022, um branco com perfume de frutas frescas e notas minerais.
Lucki escolheu ainda o “Vigilius” Teroldego Rotaliano DOC 2021, com bouquet intenso de notas balsâmicas e especiarias, é proveniente da região de Trentino-Alto Ádige; o Barbaresco DOCG 2021, originário do Piemonte, é uma rica combinação de frutas vermelhas, gerânio, viuoletas, pimenta verdade, canela, noz-moscada, feno, madeira, avelã, baunilha e anis; o Brunello di Montalcino DOCG 2020, vinho da Toscana, tem aroma de frutas vermelhas maduras, como cereja e amarena, com notas de geleia, baunilha de leve tostado; o Taurasi DOCG, rótulo produzido na Campânia, apresenta notas de frutas silvestres; e, por fim, o Amarone della Valpolicella Ansari DOCG, originário do Vêneto, combina notas frutadas de groselha preta, mirtilo, cereja madura, ameixa, figo com notas de café e pimenta.
Marcelo Vargas
A segunda masterclass reuniu vinhos premiados pelo Merano Wine Festival e foi conduzida por por Marcelo Vargas, um dos mais premiados sommeliers e educadores do Brasil, com a colaboração de Karine Souza, Wine Hunter Ambassador do evento.
Vargas escolheu seis rótulos:
Grumarello Carmignano Riserva DOCG, da Toscana, com aroma de violetas, ameixas e notas de baunilha;
Frupa Piedirosso Pompeiano IGT, proveniente da Campânia, com bouquet de frutas vermelhas com componentes florais e notas herbais e terrosas;
Montefalco Sagrantino DOCG, da Umbria, combina notas balsâmicas e frutas vermelhas maduras, acompanhadas de especiarias delicadas e toques terciários de couro.
Piemonte
Do Piemonte, Vargas selecionou o Barbera d’Asti DOCG Superiore ‘Ciabot d’la Mandorla’, com aroma de rosas e notas de eucalipto, frutas vermelhas e especiarias; Cerasuolo di Vittoria DOCG, um vinho da Sicília, com nota de frutas vermelhas frescas (cereja, framboesa e romã) combinadas a toques florais; e o Frugifero Primitivo Salenti IGT, que vem da região de Puglia e combina notas de frutas, como figo em compota e ameixas assadas, e especiarias – toques de noz-moscada e alcaçuz.
Empresas participantes
Do Abruzzo chegam, além disso, vinhos produzidos por Cantina Tollo, Crea Vini e Novaripa.
A Calábria é representada pela La Pizzuta del Principe, enquanto os vinhos da Campânia vieram de Le Lune del Vesuvio, Societá Agricola Bellaria, Societa Agricola Nativ e Sorrentino.
Vinhos do Friuli Venezia-Giulia são destaques das empresas Tacoli Asquini, I Feudi di Romans e Valpanera.
O Lazio é representado pela Cantina Leonardi, a Lombardia, pela Aziednda Agricola Monzio Campagnoni e a Marche, pela Tenuta Barbarossa.
Seis empresas apresentam vinhos da Toscana: Avignonesi, Castello di Verrazzano, Col d’Orcia, Inserrata, Menicucci Firenze 1689 e Tenuta di Artimino.
Já o Piemonte enviou vinhos da Azienda Agricola Gozzelino e Cantina all’Insu.
Cantina Sociale di Manduria, Carvinea e Felline apresentam vinhos da Puglia, enquanto Valle delle Ferle, da Sicilia.
Seleção de vinhos
Algumas empresas possuem estabelecimentos em várias regiões e apresentam uma seleção de vinhos de cada uma delas.
É o caso de Argea (Piemonte e Emilia-Romagna), Gruppo i VInai (Toscana, Puglia e Sicilia), Loacker Wine Estates (Toscana e Alto Adige), Ozzano (Piemonte, Vêneto, Toscana, Puglia e Sicilia) e The Wine Company (Vêneto, Abruzzo e Toscana).
Premiados
E há ainda, da mesma forma, vinhos premiados, ainda inéditos no Brasil, produzidos Azienda Agricola Gozzelino, Cantina all’Insù, Cantine Briziarelli, Carvinea, Sorrentino Vini, Tenuta di Artimina e Tenuta Valle delle Ferle, escolhidos pelo Merano Wine Festival.
Diversas importadoras atuantes no Brasil também estão presentes no encontro e mostram seus respectivos portifólios com vinhos de quase todas as regiões italianas: BWC Wine Cellars, Casa Mediterrânea, Casa Scalecci, Cecconello Vino, Déjà Vino, Europa Distribuidora, ItaliaMais, Italy Import, Italy’s Wine, Qualimais, Sicilianess, Villa Cabianca e Vinifera Import.
Sobre a ICE
A ICE – Agência para a Promoção no Exterior e a Internacionalização das Empresas Italianas | Departamento para a Promoção de Intercâmbios da Embaixada da Itália é o órgão do governo italiano responsável por promover o comércio e a internacionalização das empresas do país, em especial as pequenas e médias empresas. Com quase um século de história e uma rede de 85 escritórios ao redor do mundo, a ITA atua na identificação de oportunidades de negócios, apoio à participação em feiras internacionais, atração de investimentos e promoção da marca Made in Italy no exterior.
Sobre Wine South America
Considerada uma das maiores feiras profissionais de vinhos da América Latina, a Wine South America é realizada anualmente na Serra Gaúcha.
Afinal, trata-se da maior região produtora de vinhos e espumantes do Brasil.
O evento reúne, acima de tudo, um público altamente qualificado, incluindo produtores, distribuidores, importadoras e profissionais do setor, tanto nacional quanto internacional.
Com um foco claro na realização de grandes negócios, a feira abrange toda a cadeia do vinho.
Além disso, promove a troca de experiências e o fortalecimento do setor no Brasil e no exterior.
Sobre a Vinitaly
A Vinitaly é uma das principais feiras internacionais do setor vitivinícola, consolidando-se como um evento de referência global.
Realizada anualmente em Verona, Itália, a feira é reconhecida por sua capacidade de reunir as últimas inovações do setor.
Promovendo, além disso, uma exposição comercial robusta e referências essenciais para a vinificação mundial.
A Vinitaly tornou-se, em suma, ponto de encontro indispensável para profissionais, produtores e distribuidores de todo o mundo.
Destaca-se, em conclusão, como a principal vitrina para os produtos “Made in Italy”, representando a excelência e a qualidade da vitivinicultura italiana.
