Itália mostra, na etapa paulista dos roadshows I Love Italian Wines, o melhor de sua produção vitivinícola em cerca de 500 rótulos

In ABCD, Canto do Joca, Gastronomia On
O corintiano Jorge Lucki (de verde ao centro) comandou a primeira masterclass/Divulgação

Destaques, ao lado da diversidade de vinhos, foram, acima de tudo, as masterclasses conduzidas por Jorge Lucki e Marcelo Vargas

“O momento atual é favorável para investimentos e para a abertura de novos mercados para a Itália. O setor enogastronômico é um dos mais importantes e prova disso é o crescimento de 10% na importação de vinhos italianos para o Brasil ocorrida no último ano.”

A afirmação foi feita, em primeiro lugar, pelo cônsul-geral da Itália em São Paulo, Domenico Fornara, na abertura da segunda etapa dos roadshows I Love Italian Wines, nesta quarta-feira (10.09), na Capital.

Domenico Fornara, cônsul-geral da Itália em São Paulo/Divulgação

Já realizado no Rio de Janeiro, o evento se encerra, portanto, nessa sexta-feira (12.09), em Belo Horizonte.

Intercâmbios

Os roadshows são organizados pela ICE – Agência para a promoção no exterior e a internacionalização das empresas italianas | Departamento para a promoção de intercâmbios da Embaixada da Itália (ITA – Italian Trade Agency) em parceria com a Milanez & Milaneze – empresa brasileira controlada pela VeronaFiere, responsável pela Vinitaly, em Verona (Itália), e a Wine South America, em Bento Gonçalves (RS), duas das principais feiras mundiais dedicadas à promoção da produção vitivinícola.

Segundo Milena Del Grosso, diretora da Agência ICE para o Brasil, “esse é o quarto ano em que realizamos os roadshows, uma oportunidade única de apresentar os vinhos italianos ao mercado brasileiro”.

Masterclasses

Além da mostra de cerca de 500 rótulos de 55 empresas – entre importadores e vinícolas italianas, algumas das quais inéditas no Brasil -, outro destaque do evento foram, em suma, as masterlcasses.

Jorge Lucki

Na primeira delas, Jorge Lucki, um dos mais respeitados críticos de vinhos do Brasil, autor de livros como A Experiência do Gosto e membro da Académie Internationale du Vin, apresentou 12 rótulos de diferentes regiões da Itália.

De Marche, por exemplo, a escolha de Lucki recaiu sobre o Ciró DOC Rosso, proveniente da Calábria.

Muito perfumado, encorpado, ligeiramente tânico e ainda pouco conhecido no Brasil;

Também é o caso, da mesma forma, do Falconaro Isola dei Nuraghi IGR Carignano 2020, originário da  Sardenha.

Um vinho, acima de tudo, com notas de frutas vermelhas – ameixa e cereja preta -, nuances de especiarias e um leve toque terroso.

Destaque do Etna

Outro destaque da apresentação de Lucki, além disso, foi o Etna Rosso Pietradolce 2022, produzido na região do Etna, Sicília.

Tem aroma de frutas do bosque, ervas e raízes com notas de defumado e leve toque salino.

Esse rótulo é, por exemplo, importado pela Italy Import, empresa do ex-goleiro da seleção brasileira de futebol, Cláudio Taffarel.

De Abruzzo chegaram dois vinhos:

Montepulciano d’Abruzzo DOP Rubi, que se evidencia por seu aroma combinando frutas vermelhas maduras, nuances de alcaçuz, cravo e cacau;

E Montepulciano d’Abruzzo DOC Riserva Piandimare “MONOLITH”, cuja essência tem notas de cereza com toques de baunilha, tabaço e alcaçuz.

Mais brancos que tintos

Depois de informar que, atualmente, a Itália produz mais vinhos brancos do que tintos, Lucki mostrou dois rótulos selecionados: o Bianco Marche IGT Guerriero del Mare, de aromas frescos e delicados de flores brancas, frutas cítricas e maçã verde.

Já de Friuli-Venezia Giulia, chega o Jermann Vinnae Ribolla Gialla 2022, um branco com perfume de frutas frescas e notas minerais.

Lucki escolheu ainda o “Vigilius” Teroldego Rotaliano DOC 2021, com bouquet intenso de notas balsâmicas e especiarias, é proveniente da região de Trentino-Alto Ádige; o Barbaresco DOCG 2021, originário do Piemonte, é uma rica combinação de frutas vermelhas, gerânio, viuoletas, pimenta verdade, canela, noz-moscada, feno, madeira, avelã, baunilha e anis; o Brunello di Montalcino DOCG 2020, vinho da Toscana, tem aroma de frutas vermelhas maduras, como cereja e amarena, com notas de geleia, baunilha de leve tostado; o Taurasi DOCG, rótulo produzido na Campânia, apresenta notas de frutas silvestres; e, por fim, o Amarone della Valpolicella Ansari DOCG, originário do Vêneto, combina notas frutadas de groselha preta, mirtilo, cereja madura, ameixa, figo com notas de café e pimenta.

Marcelo Vargas

A segunda masterclass reuniu vinhos premiados pelo Merano Wine Festival e foi conduzida por por Marcelo Vargas, um dos mais premiados sommeliers e educadores do Brasil, com a colaboração de Karine Souza, Wine Hunter Ambassador do evento.

Vargas escolheu seis rótulos:

Grumarello Carmignano Riserva DOCG, da Toscana, com aroma de violetas, ameixas e notas de baunilha;

Frupa Piedirosso Pompeiano IGT, proveniente da Campânia, com bouquet de frutas vermelhas com componentes florais e notas herbais e terrosas;

Montefalco Sagrantino DOCG, da Umbria, combina notas balsâmicas e frutas vermelhas maduras, acompanhadas de especiarias delicadas e toques terciários de couro.

Piemonte

Do Piemonte, Vargas selecionou o Barbera d’Asti DOCG Superiore ‘Ciabot d’la Mandorla’, com aroma de rosas e notas de eucalipto, frutas vermelhas e especiarias; Cerasuolo di Vittoria DOCG, um vinho da Sicília, com nota de frutas vermelhas frescas (cereja, framboesa e romã) combinadas a toques florais; e o Frugifero Primitivo Salenti IGT, que vem da região de Puglia e combina notas de frutas, como figo em compota e ameixas assadas, e especiarias – toques de noz-moscada e alcaçuz.

Empresas participantes

Tasting I Love Italian Wines/Divulgação

Do Abruzzo chegam, além disso, vinhos produzidos por Cantina Tollo, Crea Vini e Novaripa.

A Calábria é representada pela La Pizzuta del Principe, enquanto os vinhos da Campânia vieram de Le Lune del Vesuvio, Societá Agricola Bellaria, Societa Agricola Nativ e Sorrentino.

Vinhos do Friuli Venezia-Giulia são destaques das empresas Tacoli Asquini, I Feudi di Romans e Valpanera.

O Lazio é representado pela Cantina Leonardi, a Lombardia, pela Aziednda Agricola Monzio Campagnoni e a Marche, pela Tenuta Barbarossa.

Seis empresas apresentam vinhos da Toscana: Avignonesi, Castello di Verrazzano, Col d’Orcia, Inserrata, Menicucci Firenze 1689 e Tenuta di Artimino.

Já o Piemonte enviou vinhos da Azienda Agricola Gozzelino e Cantina all’Insu.

Cantina Sociale di Manduria, Carvinea e Felline apresentam vinhos da Puglia, enquanto Valle delle Ferle, da Sicilia.

Seleção de vinhos

Algumas empresas possuem estabelecimentos em várias regiões e apresentam uma seleção de vinhos de cada uma delas.

É o caso de Argea (Piemonte e Emilia-Romagna), Gruppo i VInai (Toscana, Puglia e Sicilia), Loacker Wine Estates (Toscana e Alto Adige), Ozzano (Piemonte, Vêneto, Toscana, Puglia e Sicilia) e The Wine Company (Vêneto, Abruzzo e Toscana).

Premiados

E há ainda, da mesma forma, vinhos premiados, ainda inéditos no Brasil, produzidos Azienda Agricola Gozzelino, Cantina all’Insù, Cantine Briziarelli, Carvinea, Sorrentino Vini, Tenuta di Artimina e Tenuta Valle delle Ferle, escolhidos pelo Merano Wine Festival.

Diversas importadoras atuantes no Brasil também estão presentes no encontro e mostram seus respectivos portifólios com vinhos de quase todas as regiões italianas: BWC Wine Cellars, Casa Mediterrânea, Casa Scalecci, Cecconello Vino, Déjà Vino, Europa Distribuidora, ItaliaMais, Italy Import, Italy’s Wine, Qualimais, Sicilianess, Villa Cabianca e Vinifera Import.

Mais informações: www.italianwines.com.br

I Love Italian Wines/Divulgação

Sobre a ICE

A ICE – Agência para a Promoção no Exterior e a Internacionalização das Empresas Italianas | Departamento para a Promoção de Intercâmbios da Embaixada da Itália é o órgão do governo italiano responsável por promover o comércio e a internacionalização das empresas do país, em especial as pequenas e médias empresas. Com quase um século de história e uma rede de 85 escritórios ao redor do mundo, a ITA atua na identificação de oportunidades de negócios, apoio à participação em feiras internacionais, atração de investimentos e promoção da marca Made in Italy no exterior.

Sobre Wine South America

Considerada uma das maiores feiras profissionais de vinhos da América Latina, a Wine South America é realizada anualmente na Serra Gaúcha.

Afinal, trata-se da maior região produtora de vinhos e espumantes do Brasil.

O evento reúne, acima de tudo, um público altamente qualificado, incluindo produtores, distribuidores, importadoras e profissionais do setor, tanto nacional quanto internacional.

Com um foco claro na realização de grandes negócios, a feira abrange toda a cadeia do vinho.

Além disso, promove a troca de experiências e o fortalecimento do setor no Brasil e no exterior.

Sobre a Vinitaly

A Vinitaly é uma das principais feiras internacionais do setor vitivinícola, consolidando-se como um evento de referência global.

Realizada anualmente em Verona, Itália, a feira é reconhecida por sua capacidade de reunir as últimas inovações do setor.

Promovendo, além disso, uma exposição comercial robusta e referências essenciais para a vinificação mundial.

A Vinitaly tornou-se, em suma, ponto de encontro indispensável para profissionais, produtores e distribuidores de todo o mundo.

Destaca-se, em conclusão, como a principal vitrina para os produtos “Made in Italy”, representando a excelência e a qualidade da vitivinicultura italiana.

You may also read!

Sicredi oferece planejamento e proteção para curtir as férias com tranquilidade

Sicredi orienta sobre seguros de residências e veículos, além dos benefícios de Tag de Passagem, débito programado das contas

Read More...

Sabres fecha temporada 2025 com aprendizados no basquete em cadeira de rodas

Projeto do IBISC alia, acima de tudo, inclusão sociocultural e desempenho esportivo e garante permanência no Brasileiro da modalidade A

Read More...

Polícia de SP apreende mais de 600 kg de drogas por dia em SP e estima prejuízo ao crime de até R$ 3 bilhões

Operações conjuntas das Polícias Civil e Militar com órgãos federais resultaram em apreensão recorde de entorpecentes e desarticulação de

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu