Itaipu Parquetec e Náutica firmam parceria para adaptar embarcações movidas a hidrogênio verde

In Canto do Joca On
- Updated

Durante a abertura da 2ª edição da Foz Internacional Boat Show, realizada nesta quinta-feira (28) em Foz do Iguaçu, o Itaipu Parquetec, a Náutica e a Itaipu Binacional anunciaram uma parceria para a adaptação e operação de duas embarcações para serem movidas a hidrogênio verde. A iniciativa tem como objetivo impulsionar a pesquisa e a preservação ambiental, utilizando tecnologia de ponta para descarbonizar as embarcações por meio do uso de fontes sustentáveis, com destaque para o hidrogênio.  

A iniciativa, pioneira no Brasil, tem como foco a educação e a pesquisa em prol da preservação dos biomas marítimos e fluviais do país, sob o lema “conhecer para preservar”, com o objetivo de.  

Com mais de 40 anos de experiência no mercado, a Náutica se une ao Itaipu Parquetec para desenvolver tecnologias de ponta, aproveitando a infraestrutura avançada do Parque. O diretor da Náutica, Ernani Paciornik, destacou o potencial transformador da parceria após visitar as instalações do Parquetec afirmando que o parque será um parceiro estratégico para o avanço de soluções sustentáveis. Segundo ele a propulsão a hidrogênio nas embarcações não só reduz a pegada de carbono, mas também posiciona o Brasil na vanguarda tecnológica do setor náutico.  

A colaboração inclui o desenvolvimento de sistemas de armazenamento e abastecimento de hidrogênio, além de treinamento técnico para profissionais do setor. 

Participaram da abertura do Boat Show os diretores do Itaipu Parquetec, Eduardo Miranda, Clerione Herther, Alexandre Leite e Yuri Benites, além do diretor geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, o presidente do Grupo Náutica, Ernani Paciornik, e demais autoridades. 

Eduardo Miranda, diretor de Negócios e Empreendedorismo do Itaipu Parquetec, destacou a relevância estratégica da nova parceria com o Grupo Náutica. Segundo ele, a iniciativa não apenas impulsiona a transição energética, mas também reafirma o papel do Parquetec como protagonista no desenvolvimento de soluções tecnológicas sustentáveis. “Nossa expertise em hidrogênio, associada a parcerias estratégicas como a de hoje com o Grupo Náutica, demonstra a capacidade de unir conhecimento técnico à aplicabilidade prática”, concluiu. 

As embarcações 

Explorer H1: uma embarcação com 50m de comprimento dedicada primordialmente ao apoio de operações de mergulho; de manejo de ROV’s (veículos operados remotamente) e com capacidade para apoiar operações de coleta de dados hidrográficos e oceanográficos, até 300 metros de lâmina d’água.

Explorer H2: uma embarcação de 36m movida por um sistema de hidro jatos que lhe permite navegar em águas muito rasas, tornando-o um barco de apoio especialmente adaptado para expedições.

You may also read!

Neste domingo ainda tem São Bernardo de Todos os Povos

Programação vai, portanto, das 14h às 20h, na Esplanada do Paço Municipal, com gastronomia típica, música, dança e artesanato São

Read More...

Smart Sanca efetua primeira prisão no dia de sua inauguração

Inaugurado na manhã deste sábado (19.07) pela Prefeitura de São Caetano, o Smart Sanca levou à prisão do seu

Read More...

CHM de Santo André reforça importância do cuidado ao paciente com câncer de cabeça e pescoço em evento do Julho Verde

Centro médico realizou mais de 3 mil atendimentos em 2024 e conta com equipe especializada no cuidado integral aos

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu