Objetivo é a proteção para o consumo e a vigilância de mercado
Já parou para pensar que desde o amanhecer o Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, e órgão delegado do Inmetro, que tem como objetivo a proteção para o consumo, faz parte do seu cotidiano? O despertador do relógio toca, você abre a torneira para tomar banho, esquenta a água do café, pega o carro ou no dia do rodízio vai de táxi ao trabalho. São ações automáticas do dia a dia, mas em todas elas o instituto está envolvido, por meio da metrologia.
Uma imensidão de produtos e instrumentos diariamente utilizados por nós precisam ser ensaiados, calibrados, medidos e pesados e é aí que entra o Ipem-SP, ao garantir a confiabilidade das medições.
Desde a roupa que vestimos, passando pelo hidrômetro, ao ligar o chuveiro ou a torneira para fazer o café; os produtos alimentícios, entre eles leite, café, pão, margarina e requeijão; taxímetros; bombas de combustível; balanças do comércio em geral e até mesmo o extintor, termômetros, os aparelhos de medir a pressão arterial (esfigmomanômetros), bafômetros (etilômetros) são verificados pelas equipes de fiscalização formada por especialistas e técnicos, em todo o Estado de São Paulo.
O Ipem-SP tem a missão de executar as atividades de Infraestrutura da Qualidade, promovendo a inovação e orientação de sociedades nas relações de consumo e desenvolvimento econômico.
Cabe também à instituição a execução da política metrológica e da qualidade de produtos e serviços, preconizada pelo Inmetro, visando a vigilância de mercado durante as transações comerciais e educação para o consumo e cidadania.
A longa lista de itens fiscalizados pela autarquia não para por aí. Mais de 100 produtos estão na mira dos fiscais, como fios e cabos elétricos, botijões, mangueiras e reguladores de gás de cozinha, capacetes para motociclistas, brinquedos, entre outros, que têm seu processo de fabricação regulamentado pelo Inmetro e devem, obrigatoriamente, conter o símbolo de Identificação da Certificação. E produtos têxteis.
E o que garante que os equipamentos de medição utilizados pelas equipes de fiscalização e nas transações comerciais são confiáveis? Para isso, existe a calibração, considerada pré-requisito fundamental para que uma medição seja confiável. Imagina um etilômetro (bafômetro) desregulado ou um medidor de pressão arterial, e se o radar registra velocidade errada? E se a bomba medidora de combustível não estiver medindo corretamente?
O trabalho minucioso e diário do Ipem-SP abrange os 645 municípios do Estado. Além da fiscalização de rotina, operações especiais são realizadas em certas épocas do ano, como Festa Junina, Natal, Páscoa, Volta às Aulas, Carnaval, Dia das Crianças, Dia das Mães, Dia dos Pais, entre outras, para coibir as práticas ilegais, que prejudicam o consumidor e o empresário que trabalha dentro da legalidade.
Informações
Pré-medidos: São todos os produtos embalados ou medidos na ausência do consumidor, entre eles arroz, feijão, produtos de limpeza, de pet shop, da construção civil, como o bloco cerâmico, tornando seguro o seu uso.
Têxtil: Itens do vestuário feminino, masculino, infantil, roupa de mesa e banho também são alvo das equipes de fiscalização, que verificam se há indicação da composição têxtil e as informações obrigatórias na etiqueta, como razão social do fabricante ou importador, CNPJ, país de origem, cuidados para conservação e indicação do tamanho.
Verificação inicial: Todo instrumento de medição, antes de começar a ser comercializado, precisa ser homologado pelo Inmetro, por meio de uma portaria de aprovação de modelo. Após ser aprovado, o fabricante deve solicitar ao Ipem-SP a verificação inicial dos instrumentos fabricados. Este é o primeiro exame feito no instrumento, antes de ele ser colocado à venda no mercado. Se aprovado, recebe o lacre do Ipem-SP e a marca de verificação, que é um selo quadrado com o logotipo e marca holográfica.
Oficinas credenciadas: Se uma empresa quiser atuar em manutenção de instrumentos, precisa solicitar ao Ipem-SP seu credenciamento, na qual será avaliada a adequação das instalações, do pessoal técnico, e os padrões de trabalho necessários devidamente calibrados. Se todos esses itens estiverem a contento, a empresa torna-se credenciada, o que significa que deverá manter a qualidade dos serviços, cumprindo a legislação vigente, estando sujeita a auditorias regulares do Ipem-SP.
Confira a enorme lista de ações realizadas pelo Ipem-SP por meio das publicações https://www.ipem.sp.gov.br/index.php/cidadao/publicacoes e nas demais páginas do site da instituição www.ipem.sp.gov.br
Ipem-SP
O Ipem-SP é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo e órgão delegado do Inmetro. Com uma equipe de fiscalização formada por especialistas e técnicos, realiza diariamente, em todo o Estado de São Paulo, operações de fiscalizações rotineiras em balanças, bombas de combustíveis, medidores de pressão arterial, taxímetros, radares, capacetes de motociclistas, brinquedos, cadeiras de carro para crianças, peças de roupa, cama, mesa e banho, botijões de gás, entre outros materiais. É seu papel também proteger o consumidor para que este leve para casa a quantidade exata de produto pela qual pagou. Quem desconfiar ou encontrar irregularidades pode recorrer ao serviço da Ouvidoria, no telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, enviar e-mail para ouvidoria@ipem.sp.gov.br ou www.ipem.sp.gov.br
Siga o Ipem-SP nas redes sociais @ipemsp