InfoGripe: cresce número de internações de idosos por Covid-19

In ABCD, Saúde On
- Updated
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Boletim InfoGripe da Fiocruz mostra aumento de internações entre idosos no AM, GO, MS e SP. Em estados do Nordeste, a maioria das hospitalizações foi causada pela Covid-19

Cresce o número de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), associada à Covid-19, entre os idosos nos estados do Amazonas, Goiás, Mato Grosso do Sul e São Paulo. A informação é do mais recente Boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgado nesta sexta-feira (9). Em alguns estados do Nordeste — como Ceará, Pernambuco e Piauí —, apesar de não haver aumento de internações entre os idosos, a maioria das internações registradas nas últimas semanas foi causada pela Covid-19. 

A pesquisadora do Programa de Computação Científica da Fiocruz (Procc) e do Boletim InfoGripe Tatiana Portella deixa o alerta para que as autoridades de saúde reforcem os cuidados, especialmente nessas regiões.

“Diante desse cenário, fica o alerta para que hospitais e unidades sentinelas de síndrome gripal dessas regiões fiquem atentos, reforcem a atenção para qualquer sinal de aumento expressivo de circulação da Covid-19 nessas regiões. A gente também reforça a importância da vacinação contra a Covid-19, principalmente nos grupos prioritários, como os idosos.”

Estados e capitais

A longo prazo, três estados apresentam tendência de crescimento de SRAG: Bahia, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Na Bahia, o aumento se concentra em crianças e adolescentes de até 14 anos e está relacionado ao rinovírus. Em Minas, o crescimento dos casos de SRAG está associado ao vírus da gripe (influenza) e, no Rio Grande do Sul, à influenza e ao vírus sincicial respiratório (VSR).

Entre as capitais, seis apresentaram sinal de crescimento de SRAG: Campo Grande (MS), Goiânia (GO), Porto Alegre (RS), Salvador (BA), Teresina (PI), e Florianópolis (SC).

Ao longo de 2024 até o fechamento da pesquisa em 3 de agosto, foram notificados 108.657 casos de SRAG. Desses, 48,8% tiveram resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório e 38,9% negativos. Dentre os positivos, 19,2% são de influenza A; 0,5% de influenza B; 44,1% de VSR; e 17,8% de coronavírus. 

A análise do Boletim InfoGripe referente à Semana Epidemiológica 31 tem como base os dados inseridos no Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe  entre 28 de julho e 3 de agosto deste ano.

Confira outros detalhes no link.

Ministério da saúde confirma primeiras mortes por febre oropouche no Brasil

POLIOMIELITE: entenda por que a OMS recomenda 95% de cobertura vacinal

#Covid-19#Gripe#Influenza#Ministério da Saúde#Saúde#Vacina

Fonte: Brasil 61

You may also read!

Excelência e inovação: Câmara de São Caetano homenageia Instituto Mauá de Tecnologia

A Câmara Municipal de São Caetano do Sul realizou, na noite desta segunda-feira (13.04), em primeiro lugar, ato solene

Read More...

Ribeirão Pires avança no Ranking Cidades Sustentáveis 2026 e sobe posições no cenário nacional

Município evolui oito colocações no País e três no Estado, com destaque para investimentos em segurança, educação e sustentabilidade Com

Read More...

Hospital IGESP inaugura unidade em Santo André

Novo espaço oferece, em primeiro lugar, consultas em diversas especialidades médicas, além de mais de 10 tipos de exames,

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu