IAC comemora 137 anos com a casa cheia

In Canto do Joca On

Neste 27 de junho de 2024, o Instituto Agronômico (IAC-Apta) completou 137 anos. A cerimônia de comemoração contou com grande público interno e externo. O diretor-geral do IAC, Marcos Guimarães de Andrade Landell, enfatizou que “celebrar é iluminar os resultados alcançados ao longo dos anos”. Ele mencionou que, quando o IAC foi criado, a população brasileira representava apenas 6,7% da população atual e à época prevalecia a agricultura de quintal. Landell também destacou a complexidade de desenvolver pesquisas agrícolas e mencionou que, ao longo dos 137 anos, o IAC criou 1150 cultivares. “A população reconhece o valor do IAC, como vimos com a votação do G1, que nos elegeu como a 1º maravilha de Campinas”, completa.

O secretário executivo de Estado de Agricultura e Abastecimento, Edson Alves Fernandes, ressaltou a importância de a Secretaria e o Governo cuidarem de novos concursos para pesquisadores e servidores de apoio e também do orçamento para que todo o trabalho realizado pelo IAC tenha continuidade. “O IAC só chegou até aqui graças aos seus antecessores, homens e mulheres que edificam a história do Instituto”.

 

O subsecretário de Agricultura, Orlando Melo de Castro, parabenizou a equipe que manteve e mantém o IAC até os dias atuais, ressaltando que é o trabalho de todos que faz a grandeza do Instituto.

Para o coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), Carlos Nabil Ghobril, a importância e o sucesso do agronegócio em São Paulo se devem, em grande parte, ao trabalho do IAC. Nabil ressaltou a necessidade de olhar para o futuro e a importância das parcerias e do trabalho em rede.

Dentre os presentes, o prefeito de Campinas, Dário Saad, destacou a relevância do Instituto. “Reconheço a importância do IAC no desenvolvimento da agricultura brasileira e da cidade de Campinas. O Instituto traçou a vocação desta cidade como polo de ciência e tecnologia”.

 

Prêmio IAC

Parte das comemorações do aniversário do Instituto, a entrega do Prêmio IAC é uma festa para os agraciados, familiares e amigos. Na categoria interna, Servidor de Apoio Administrativo, o prêmio foi concedido a Reginaldo de Lima, que reconheceu os funcionários como peças fundamentais para o IAC. “Cada um de nós é uma peça importante na engrenagem desta Instituição para que ela funcione no seu propósito”.

Aildson Pereira Duarte foi o ganhador do Prêmio IAC 2024 na categoria interna Pesquisador científico. Ele expressou seu encanto pelo IAC e a importância dos estágios. Duarte destacou a difusão das tecnologias e o reconhecimento de todos que dedicam suas vidas ao Instituto. Ele também abordou os desafios administrativos, destacando a necessidade de não deixar de lado o que nos aflige, mesmo em tempos de celebração.

Na categoria externa, Personalidade de ensino, o Prêmio IAC 2024 foi entregue ao reitor da PUC Campinas, professor Germano Rigacci Júnior, que destacou os 137 anos de trajetória de tecnologia e inovação do IAC. Ele mencionou a parceria da PUC Campinas com o IAC no curso de Agronomia e a importância de cultivar tanto a terra quanto o ensino, destacando que, embora gerações passem, a terra permanece. “Parabéns pela trajetória de conhecimento, tecnologia e inovação voltadas para a agricultura que fizeram a diferença no Brasil, na América Latina e no mundo, onde há pegadas do IAC”.

O Prêmio IAC 2024, na categoria externa Destaque Especial, foi entregue à Prefeitura de Louveira. O prefeito Estanislau Steck mencionou que este reconhecimento é motivo de grande orgulho e enfatizou a necessidade de mais verbas para a pesquisa, especialmente diante dos desafios impostos pelas mudanças climáticas na produção de uvas.

Honra ao Mérito

A Medalha Franz Wilhelm Dafert foi concedida à pesquisadora da área de café, Massako Toma Braghini, que expressou seu amor pelo trabalho no IAC, onde está desde 1979, e a necessidade de mais apoio devido ao vasto conhecimento acumulado na Instituição. “Amo tanto o que faço, que sinto prazer no meu trabalho”. Mako, como é conhecida, também recebeu homenagem da empresa Daterra, parceira do IAC nas pesquisas com café. Ela também agradeceu pela parceria com as fazendas São Paulo e Tozan.

Sandra Schiavetto, também homenageada com a medalha, falou sobre a honra de estar no IAC e a importância de deixar um legado como mulher, que “já nasce uma semente”. Para ela, sua vida não teria propósito se não fosse para servir ao capital humano. “Eu me intitulo melhorista do ser humano”, fazendo uma analogia com o melhoramento genético de plantas, carro-chefe do IAC.

A Impulsa Comunicação, agência 360º, responsável pela campanha de aniversário do IAC, também foi reconhecida com a medalha pelos serviços prestados ao longo de vários anos. Mateus Domiciano, um dos sócios-fundadores, destacou que a história da Impulsa está entrelaçada com a do IAC. “O Instituto abriu a porteira do agro para nós, hoje 80% dos nossos clientes são do agronegócio e isso foi possível pela semente que plantamos aqui, ao ter o IAC como cliente”.

A medalha de Honra ao Mérito Franz Wilhelm Dafert foi criada em 2009 pelo Instituto para homenagear personalidades e instituições por seus valores pessoais e serviços relevantes prestados à agricultura brasileira.

A cerimônia foi um momento de celebração, reflexão e reconhecimento, destacando o impacto significativo do IAC ao longo dos seus 137 anos de existência.

You may also read!

Reabertura do icônico Cine Lyra marcará início do Festival de Inverno de Paranapiacaba no dia 20

Inaugurado há mais de um século, Cine Lyra foi restaurado; evento será nos dois últimos finais de semana de

Read More...

Mauá: estrutura e tecnologia para tratar esgoto promovem saúde e preservam os córregos e o rio Tamanduateí

Os moradores de Mauá, em ações simples do seu dia a dia, como lavar as mãos e louças, tomar

Read More...

Santo André interdita trechos das ruas Siqueira Campos e General Glicério nesta segunda-feira (15.7)

Departamento de Engenharia de Tráfego vai destacar agentes de trânsito para orientar os motoristas na região central As ruas Siqueira

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu