Hospital Municipal de Diadema está há 15 dias sem macas nos corredores

In ABCD, Saúde On
- Updated
Foto: Comunicação/PMD

Novas medidas da gestão resultam, em suma, em melhorias no atendimento, com gestão eficiente de leitos, novas contratações e agentes de humanização

O Pronto-Socorro do Hospital Municipal de Diadema está, em primeiro lugar, há 15 dias sem registrar pacientes em macas nos corredores.

A Secretaria Municipal da Saúde destaca que este novo cenário é reflexo, acima de tudo, das mudanças implementadas pela nova administração.

Ela priorizou, por exemplo, a reorganização dos fluxos de atendimento, uma das ações centrais para os primeiros 100 dias de governo.

“Nosso compromisso é garantir um atendimento mais humanizado e eficiente para a população de Diadema. Temos avançado na reorganização dos processos no Hospital Municipal, o que já reflete em melhorias significativas, como a otimização do fluxo de atendimento e a qualificação dos serviços prestados. Seguimos trabalhando para aprimorar cada vez mais a saúde pública, sempre com foco na dignidade e no bem-estar dos cidadãos”, destacou, em resumo, o prefeito Taka Yamauchi.

Reorganização do fluxo

Segundo o secretário municipal da Saúde, Antônio Carlos do Nascimento, “nos primeiros 30 dias de gestão, uma das mudanças mais impactantes foi a reorganização do fluxo de atendimento no Pronto-Socorro, permitindo uma melhor utilização dos leitos e reduzindo a sobrecarga nos corredores. Essas melhorias são resultado de ajustes na estrutura funcional do complexo hospitalar, garantindo mais eficiência, conforto e dignidade no atendimento aos pacientes.”

Transformações visíveis no atendimento

As melhorias no Hospital Municipal têm sido evidentes, refletindo diretamente, portanto, na qualidade do atendimento prestado à população.

Desde janeiro, avanços significativos foram implementados, além disso, como a revisão do fluxo de pacientes, a chegada de uma nova médica na coordenação e a atuação dos agentes humanizadores.

Essas mudanças têm otimizado, da mesma forma, a gestão hospitalar, proporcionando um ambiente mais organizado e eficiente.

Agentes humanizados

A presença dos agentes humanizadores, que atuam das 7h às 22h, tem sido, por exemplo, um diferencial no acolhimento e orientação dos pacientes.

Eles auxiliam na organização do fluxo hospitalar, explicam os processos internos e contribuem, além disso, para um atendimento mais ágil e humanizado, garantindo mais conforto e segurança para todos.
Para Maria Cristina Conceição Santos, paciente do Hospital Municipal, a chegada dos agentes humanizadores foi fundamental.

“Agora ficou ótimo. Tem pessoas para dar orientação e ajudar no atendimento. Eles me ajudam, e o hospital está ficando nota 1000!”, disse, em suma.

Outro avanço importante foi o reforço na equipe de enfermagem na classificação de risco, com o número de profissionais aumentando de dois para três durante o dia e de um para dois no período noturno.

Essa ampliação tem agilizado o processo de triagem, permitindo que os pacientes sejam direcionados mais rapidamente para o atendimento adequado.

Bruno Alves de Melo, enfermeiro, comentou sobre a melhoria significativa no atendimento: “Houve uma melhoria de 100% no atendimento. Os coordenadores estão mais presentes, a demanda está mais organizada e os exames são realizados com muito mais agilidade, assim como o fluxo de triagem. A nova direção médica implementou avanços importantes, tornando os cuidados mais eficazes e garantindo um olhar mais atento e ágil sobre a alta dos pacientes.”

Atuação das equipes e a importância da comunicação

O impacto das mudanças também é notado pelos profissionais de enfermagem que estão na linha de frente. Ana Rogélia de Lima Jesus, técnica de enfermagem, compartilhou sua experiência: “Trabalho no Hospital Municipal há dois anos e cinco meses e, antes, enfrentávamos muita aglomeração e um ambiente desorganizado. As coisas pareciam desconectadas, o que dificultava nosso trabalho no dia a dia. Nos últimos 15 dias, percebo uma grande transformação. Houve uma melhora geral, os corredores estão vazios e, como atuo no setor de emergência, essa mudança tem feito toda a diferença.”

Bem mais tranquilo

Cristiane Oliveira Santos Erédia, com 17 anos de experiência no hospital, também comentou sobre as melhorias que facilitam o trabalho diário: “Trabalhar no hospital tem sido bem mais tranquilo. A falta de materiais e a equipe reduzida eram um grande desafio. Hoje, temos os insumos necessários, mais profissionais atuando e uma equipe médica com menos rotatividade, o que faz toda a diferença no atendimento. O fluxo está mais organizado, e o tempo de espera diminuiu significativamente.”

Centro de Infusão e agilidade nos processos

A nova gestão também promoveu mudanças importantes no atendimento do Centro de Infusão, tornando-o um aliado fundamental na redução do tempo de internação dos pacientes. Segundo o secretário adjunto da Saúde, Gustavo Tomaz, a reestruturação do serviço tem otimizado o tratamento de diversas condições. “Antes, muitos pacientes precisavam ficar internados por até sete dias para receber antibióticos. Agora, com o suporte da equipe de assistentes sociais, conseguimos encaminhá-los ao Centro de Infusão, garantindo um atendimento mais ágil e eficiente, além de liberar leitos para outros casos que realmente necessitam de internação”, destacou, em conclusão.

You may also read!

Advogado Ariel de Castro Alves, da OAB SBC, foi empossado membro da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB Nacional

Ex-secretário nacional dos direitos da criança e do adolescente foi indicado pelo Presidente da OAB SP, Leonardo Sica, e

Read More...

Prefeito Ricardo Nunes participa da Santa Missa na Prefeitura em homenagem à imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, vinda de Portugal

O prefeito Ricardo Nunes, acompanhado da primeira-dama, Regina Nunes, participa nesta quinta-feira (03) da Santa Missa em homenagem à

Read More...

Cine Theatro Carlos Gomes traz mostra sobre Charles Chaplin

Clássicos da filmografia do gênio do cinema mudo serão exibidos gratuitamente, em primeiro lugar, neste mês, às 19h30, no

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu