Hospital Estadual Mário Covas anuncia recertificação da ONA Nível 3

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Dr. Adilson Cavalcante, de jaleco branco, com os colaboradores/Divulgação

HEMC é um dos 44 hospitais públicos do País a ostentar a acreditação ONA em nível de excelência; unidade anuncia conquista durante evento sobre segurança do paciente

O Hospital Estadual Mário Covas (HEMC), em Santo André, anunciou nesta semana, em primeiro lugar, a recertificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA) Nível 3, conquistada em 2018 pela unidade de saúde.

A certificação representa, acima de tudo, o grau máximo de excelência em gestão em saúde, melhoria contínua dos processos e maturidade institucional.

A confirmação do resultado veio, além disso, após diversas visitas de manutenção realizadas pelos avaliadores do Instituto Qualisa de Gestão (IQG).

Sempre para a verificação, em suma, de conformidade dos critérios de qualidade e segurança do paciente.

O HEMC é, portanto, um dos 44 hospitais públicos do País a ostentar a acreditação ONA nível 3.

Celebração

Junto ao evento que marcou o anúncio desta recente conquista foi organizada celebração especial alusiva ao Dia Nacional da Segurança do Paciente.

A mesma reuniu o corpo diretivo e colaboradores de diversos setores no auditório da unidade.

“No mês em que comemoramos a segurança do paciente, o Hospital Mário Covas segue empenhado em trabalhar em prol do cuidado ao paciente, com segurança, atendimento humanizado e comunicação efetiva. Um dos frutos deste trabalho é, justamente, a recertificação ONA Nível 3, conquistada após a dedicação intensa dos mais 2 mil colaboradores da unidade, entre funcionários diretos e indiretos. É motivo de orgulho representar o hospital no processo de renovação desta certificação tão importante e destinada a poucos hospitais públicos no País”, comemora, em resumo, o diretor-geral da unidade, Dr. Adilson Cavalcante.

Dr. Adilson Cavalcante

Equipe

A diretora administrativa do hospital, Heloísa Molinari, estendeu o agradecimento às equipes e destacou o valor da certificação no âmbito nacional da saúde pública.

“Graças ao trabalho árduo de todos os colaboradores, hoje fazemos parte de um grupo seleto de 44 hospitais públicos do Brasil que é acreditado em nível de excelência. Não podemos passar por esse momento sem agradecer ao envolvimento de todas as equipes. Não é simples o processo de recertificação. Não é apenas um selo ou um banner na parede. Representa enraizar processos, diariamente, da segurança ao cuidado intensivo ao paciente. Nosso trabalho faz a diferença na vida de muitas pessoas”, disse, da mesma forma, a gestora.

Ela aproveitou a oportunidade para anunciar, além disso, a entrega da reforma do refeitório do hospital.

O espaço recebeu, por exemplo, reparos estruturais, adesivos temáticos, troca de piso, iluminação, climatização e nova mobília.

Sobre a ONA

Desde 1999, a ONA trabalha para que as instituições de saúde no Brasil adotem práticas de gestão e assistenciais que levem à melhoria do cuidado para o paciente.

Hoje, mais de 80% das instituições acreditadas no País adotam os padrões ONA.

Além de referência nacional, os padrões ONA são reconhecidos no exterior. A ONA é membro da International Society for Quality in Health Care (ISQua), atuando ao lado de instituições que promovem a qualidade da saúde em países como Estados Unidos, Reino Unido, França e Canadá.

Segurança do paciente

A exemplo do serviço de excelência prestado pelo HEMC está o trabalho desenvolvido pela área de Qualidade, que busca o aperfeiçoamento e a inovação da assistência ao usuário mediante a construção de ferramentas de melhoria contínua e correção de eventuais falhas ligadas ao cuidado ao paciente.

A enfermeira da área de Qualidade do HEMC, Gisele Rabello, apresentou um boletim informativo.

O documento contém dados da área referentes ao primeiro trimestre do ano, com destaque para a importância da notificação de eventos adversos.

“A responsabilidade é a principal peça do quebra-cabeça da segurança. O profissional deve notificar tudo o que envolve risco ao paciente ou funcionário, com ou sem dano, pois todas essas sinalizações resultam em oportunidades de melhorias. Só conseguimos melhorar aquilo que conhecemos”, reforça, portanto, Rabello.

Seis metas

As seis metas internacionais de segurança do paciente preconizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) são: identificar corretamente o paciente; melhorar a comunicação entre profissionais de Saúde; melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos; assegurar cirurgia em local de intervenção, procedimento e paciente corretos; higienizar as mãos para evitar infecções; e reduzir o risco de quedas e úlceras por pressão.

O diretor técnico do HEMC, Dr. Celso Alessandro Andrade, fez uma correlação entre a necessidade do cuidado seguro ao paciente e a missão de ser um hospital de ensino referência no Estado de São Paulo e em todo o País.

“Sempre tratamos a segurança do paciente com absoluta seriedade. Somos um hospital-escola, estamos suscetíveis a eventos adversos. Por isso a importância do serviço de preceptoria e das orientações constantes aos profissionais em formação, para que possamos praticar uma assistência segura, com acolhimento e empatia durante toda a jornada do paciente no serviço”, explica.

Como forma de estimular a conscientização coletiva, representantes de diversos setores do hospital criaram frases alusivas à segurança do paciente.

Todas foram lidas pelos colaboradores durante o evento, neste 17 de abril.

No fim do mês, em conclusão, o autor da melhor frase ganhará um brinde da Diretoria do hospital.

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