Herança digital: Bens virtuais podem ser considerados patrimônio após a morte? Especialista explica

In Canto do Joca On

Segundo o advogado e consultor jurídico, Sérgio Vieira, a legislação ainda é escassa nesse sentido, mas existem mecanismos que podem ser utilizados por pessoas públicas

A inteligência artificial tem levantado uma série de debates recentes sobre o seu uso, principalmente após o Conar – Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária – abrir uma representação ética contra a campanha da Volkswagen que utilizou IA para recriar a cantora Elis Regina, morta em 1982, ato que mesmo com a autorização da família gerou polêmica sobre o uso da imagem de pessoas falecidas para propagandas.

Vários cantores já se manifestaram contra o uso da tecnologia, como a cantora Madonna que alterou seu testamento para proibir o uso de hologramas com sua imagem após a morte, o mesmo que a atriz Whoopi Goldberg também deixou registrado.

Mas afinal, pessoas públicas têm direito à sua imagem mesmo após a morte?

Bens digitais constam legalmente como patrimônio?

Explica o advogado e Sócio Diretor da Nelson Wilians Advogados, Sérgio Vieira,  que a legislação acerca do assunto ainda é bastante escassa, no entanto, existem mecanismos legais que podem ser usados para bens digitais.

A Constituição brasileira garante o direito à herança como fundamental da pessoa humana, mas com as recentes mudanças tecnológicas atribuiu-se valor a bens virtuais, tornando-os, naturalmente, patrimônio do indivíduo”.

De acordo com o enunciado 687 publicado pelo Conselho da Justiça Federal após a IX Jornada de Direito Civil realizada em 2022, o patrimônio digital integra o espólio de bens na sucessão legítima do titular falecido, mas como não há definição específica há abertura para que o testamento ou codicilo para especificar o que será feito com esse tipo de bem após a morte” Explica Sérgio Vieira.

Sobre Sérgio Vieira

Sergio Rodrigo Russo Vieira tem 38 anos. Formado em Direito em 2006 na Universidade Salvador, assumiu o cargo de Sócio Diretor do escritório Nelson Wilians Advogados em Manaus, que é atualmente é o maior escritório do país e conta com filiais em todos os Estados da Federação, empregando cerca de 2.000 colaboradores e com 450.000 processos ativos em sua base.

You may also read!

Sarampo: entenda por que quem tem 60 anos ou mais não está no público-alvo da vacinação

Com o avanço da doença em 2026, vacinação é recomendada, portanto, para moradores de São Paulo, Guarulhos e São

Read More...

Reunião do Cosem enfatiza momento positivo da segurança pública para a sociedade de São Caetano

Em reunião do Cosem (Conselho de Segurança Municipal) de São Caetano do Sul, nesta terça-feira (11.08), o desempenho da

Read More...

Escola de Teatro da Fundação das Artes comemora 40 anos com espetáculo “Uma Quase Ópera”

Inspirado na obra de John Gay, espetáculo com direção de Celso Correia Lopes será encenado pela Turma 75 A Escola

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu