Haddad apoia decreto para o Polo Petroquímico do Grande ABC

In ABCD, Canto do Joca On
Haddad no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Foto: Joaquim Alessi

O candidato a governador de São Paulo pelo Partido dos Trabalhadores, Fernando Haddad, afirmou ser favorável ao decreto do Polo Petroquímico do Grande ABC.

A afirmação foi feita, em primeiro lugar, em atividade no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, neste sábado (27.08).

O candidaro esteve lá para o lançamento oficial da campanha a deputado federal do ex-prefeito e ex-ministro Luiz Marinho.

Lembrado, acima de tudo, de que em 11 de agosto deste ano os prefeitos de Mauá e de Santo André, respectivamente Marcelo Oliveira (PT) e Paulo Serra (PSDB) assinaram decretos nesse sentido, e que falta o Estado adotar a medida, Haddad afirmou: “Eu vou fazer, eu dependo também do prefeito de São Paulo, mas eu vou chamar o prefeito de São Paulo, vou reunir, para que o Polo Petroquímico tenha uma regulação do solo adequada às suas caracetrísticas”.

Mas, o postulante ao Palácio dos Bandeirantes ressalvou: “Você não pode ter moradia muito perto, você tem uma série de constrangimentos que precisam ser observados para a segurança da população e para que o Polo Petroquímico continue se desenvolvendo”.

Governança

Os decretos assinados pelos prefeitos de Mauá e de Santo André criam o Comitê Gestor de Governança do Polo.

O objetivo é promover a coordenação integrada de políticas públicas entre Santo André, Mauá e São Paulo, em apoio à operação do complexo industrial.

O prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira, salientou que o decreto faz parte do trabalho desenvolvido para manter o Polo no ABCD, gerando emprego, renda, parcerias em cursos profissionalizantes e tributos.

“Não medimos esforços para chegarmos nesse dia tão importante e que permitirá que o Polo tenha projetos para mais 50 anos sem deixar de lado o cuidado com o meio ambiente e a saúde da população”, disse, por exemplo.

Políticas públicas

Caberá ao Comitê Gestor de Governança apoiar os órgãos competentes no desenvolvimento das políticas de zoneamento urbano.

Da mesma forma, elaborar estudos e diretrizes, planejar e desenvolver ações para proteger a população.

Além disso, planejar e implantar políticas que contribuam com a diminuição de riscos e aumento da qualidade de vida à comunidade do entorno.

Entre elas estão Planos de Contingência e apoio à implantação dos NUPDECs – Núcleo de Prevenção e Defesa Civil.

Também constam exercícios simulados de evasão da comunidade.

Sem contar a instalação de pontos de encontro e uso de brigada de emergência, projetos sociais, entre outras iniciativas.

Dia histórico

“Hoje é um dia histórico”, destacou, da mesma forma, na oportunidade, o prefeito de Santo André e presidente do Consórcio Intermunicipal, Paulo Serra.

“Consolidamos, de maneira definitiva, este, que é para a região do ABC, especialmente para as cidades de Mauá e Santo André, um polo que representa um dos maiores geradores de emprego, renda e inovação tecnológica da nossa região. Os decretos municipais criam um Comitê de Governança e conectando com o que há de mais moderno nos polos petroquímicos no mundo. Uma ação inédita, que nos consolida e nos coloca a frente para os próximos desafios do Grande ABC”, declarou, além disso.

Presenças

Além dos prefeitos de Mauá e Santo André, participaram do evento o presidente do COFIP ABC, Max Araújo, o diretor do COFIP ABC e diretor da Braskem, Luiz Pazin, o presidente da Agência de Desenvolvimento do Grande ABC, Aroaldo da Silva, o presidente do Instituto Seci e representante do Conselho Comunitário Consultivo (CCC), Guilherme Ferreira, o presidente do Sindicato dos Químicos, Raimundo Suzart, o representante da Abiquim, Yhebert Golveia, representantes do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, da sociedade civil do entorno do Polo e das associadas ao COFIP.

 

 

You may also read!

Craisa amplia horário de funcionamento para atender demanda de fim de ano

Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André funcionará, portanto, das 20h às 12h entre 15 e 24 de

Read More...

Morre o massagista Miguel de Oliveira, personagem marcante da história do futebol

O massagista Miguel de Oliveira, de Santo André, personagem da história do futebol brasileiro, morreu neste domingo (14.12), aos

Read More...

Assedec entrega kits de Natal a 400 crianças de Mauá

Com a presença do Papai Noel, crianças receberam, acima de tudo, brinquedos, roupas, calçados e chocotones O sábado (13.12) foi

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu