Guto decreta emergência em Ribeirão Pires e assegura medidas imediatas em apoio aos comerciantes da Vila do Doce

In ABCD On
- Updated
Na manhã desta terça-feira (30), a Defesa Civil de Ribeirão Pires realizou a supressão de uma árvore e poda em outra, ambas na área do incidente, para viabilizar o início das interdições de recuperação da galeria pluvial. Foto: Rafael Costa/PMETRP

Suspensão de taxas, criação de comissão especial e ações emergenciais reforçam, em primeiro lugar, segurança e proteção social

O prefeito, Guto Volpi, publicou, nesta terça-feira (30.09), no Diário Oficial de Ribeirão Pires, o Decreto nº 7.594/2025.

O mesmo declara, acima de tudo, Situação de Emergência nas áreas afetadas pelo desabamento parcial de quiosques no complexo turístico Vila do Doce.

O incidente aconteceu, por exemplo, no início da madrugada de domingo (27.09).

Com o decreto, ficam suspensos temporariamente os pagamentos de taxas de concessão e permissão de uso pelos operadores dos quiosques atingidos.

A medida assegura alívio financeiro imediato aos comerciantes impactados.

A suspensão será mantida até que a área seja totalmente liberada pela Defesa Civil e restabelecidas as condições de segurança necessárias ao pleno funcionamento das atividades.

Além disso, foi criada a Comissão Especial de Acompanhamento e Apuração (CEAA).

A mesma reunirá representantes do Gabinete do Prefeito, da Defesa Civil, da Secretaria de Obras, Turismo, Assuntos Jurídicos, Assistência Social e da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Ribeirão Pires (ACIARP).

O grupo vai monitorar os trabalhos de recuperação da área, orientando ações emergenciais e colaborando nas investigações sobre as causas do ocorrido.

Ação Complementar

Na manhã desta terça-feira (30), a Defesa Civil de Ribeirão Pires realizou a supressão de uma árvore e a poda de outra.

Ambas estavam na área do incidente. O objetivo foi viabilizar o início das intervenções de recuperação da galeria pluvial.

Já nesta quarta-feira (1º.10), a partir das 20h, a Rua Padre Marcos Simoni será interditada, da mesma forma, no trecho entre a Rua do Comércio e a Rua Dr. Felício Laurito, para execução de serviços na galeria pluvial que atende a Vila do Doce.

As medidas reforçam o compromisso da administração municipal com a transparência, a segurança da população e o apoio ao setor econômico local.

“Nosso objetivo é oferecer respostas rápidas e efetivas, cuidando das pessoas e garantindo que o processo de recuperação seja conduzido com responsabilidade e diálogo constante com os comerciantes e a sociedade”, destacou, em conclusão, o prefeito, Guto Volpi.

You may also read!

Santo André fortalece resiliência com novo Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres

Estrutura reúne monitoramento em tempo real, diversas tecnologias e inteligência artificial para ampliar prevenção e resposta a eventos extremos A

Read More...

Diadema cria comissão intersetorial para acompanhar o Plano Municipal pela Primeira Infância

Grupo acompanhará, em primeiro lugar, implementação, além de monitorar o cumprimento das metas e estratégias e avaliar resultados do

Read More...

Recital de Violino abre temporada de apresentações de encerramento do semestre da Escola Municipal de Artes de Ribeirão Pires (EMARP)

Promovida pela Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Cultura e da Escola Municipal de Artes (EMARP),

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu