Por Guttemberg Guarabyra*
Eu e o parceiro, Sá, sempre que houve oportunidade, ao chegar o momento de preparar um novo álbum nos isolávamos em algum lugar afastado e tranquilo para compor.
Numa dessas vezes, nos hospedamos na pousada do Agostinho, nos arredores de Barbacena.
Lá compusemos todas as músicas de um novo CD.
No último dia do pouco mais de mês que por lá ficamos, desmontamos o estúdio de gravação improvisado e fui para meu quarto a fim de aproveitar os últimos momentos de sossego, pois partiríamos no dia seguinte bem cedo.
Liguei a televisão, viajei pelos canais e de súbito vi a figura de um velho amigo na tela. Ferreira Gullar.
O poeta foi um de meus maiores incentivadores e amigo próximo no início de minha carreira. Bateu uma saudade. Aumentei o volume.
Ele dava uma entrevista e informava sobre o encerramento da revista que publicava quando diretor da Funarte, de título Piracema.
Lamentava o fechamento e dissertou sobre o nome da publicação: “Essa imagem simboliza os intelectuais que nadam contra a corrente”.
Imediatamente senti que havia obtido a resposta para um sentimento que rolava dentro de mim, que era o de que ainda faltava compor mais uma música para completar o disco.
Foi assim que nasceu Piracema, depois de chamar Sá e remontar o estúdio.
Nós a gravamos com arranjo do Maestro Rogério Duprat, com regência e teclados de seu sobrinho Ruriá Duprat, hoje também excepcional maestro e arranjador.
Hoje, 7/2/2025, Rogério Duprat faria 93 anos.
Música do dia
O livro pode ser adquirido pelo https://editorathoth.com.br/produto/teatro-dos-esquecidos/106
Entre os maiores sucessos de Guarabyra como compositor e cantor estão as canções “Pássaro”, “Mestre Jonas” e “Outra Vez na Estrada” (ambas em parceria com Luiz Carlos Sá e Zé Rodrix), “Casaco Marrom” (com Renato Correa e Danilo Caymmi), “Sobradinho” (com Luiz Carlos Sá), “Espanhola” (com Fávio Venturini), “Dona” e muito mais. Escreveu O Outro Lado do Mundo e Teatro dos Esquecidos, além de inúmeras crônicas publicadas na grande imprensa, entre elas, em conclusão, o Diário Popular.