Grupo Trapo estreia a montagem inédita P.A.R.I.D.O ato de expelir no histórico Teatro de Arena

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Parido FOTO PAI E MÃE por Tayane g/Divulgação

Com trajetória marcada por trabalhos que refletem sobre o comportamento humano e estética pautada pelo teatro de investigação corporal, o Grupo Trapo estreia P.A.R.I.D.O ato de expelir, neste 20 de julho de 2024 (sábado), às 20h, no Teatro de Arena Eugênio Kusnet. O espetáculo segue em cartaz até 11 de agosto, aos sábados e domingos.

Sinopse: Em uma casa abandonada, uma mulher grávida é mantida em cativeiro pelo pai de seu filho, que aguarda ansiosamente pelo nascimento da criança. Nesse lugar, ambos são confrontados e perseguidos por seus próprios medos e pelos laços implacáveis que os unem.

Concebido e dirigido por Muriel Vitória, o espetáculo traz à cena uma narrativa inspirada nos filmes de terror, porém, não o mesmo terror das obras cinematográficas. O Grupo Trapo se debruça sobre os símbolos que nos confrontam, ora por se mostrarem um espelho que refletem nosso íntimo, ora por serem o cotidiano e a realidade, a crueza dos tempos; e aí retornamos aos mitos, esses que nos revelam a maneira como determinados povos enxergavam o mundo através de suas crenças religiosas.

O estudo dramatúrgico que levou ao enredo de P.A.R.I.D.O ato de expelir partiu de intensa pesquisa do grupo sobre diferentes linguagens baseadas no teatro performático, nas artes plásticas, na ópera clássica, no audiovisual e a técnica de Investigação Corporal.

Segundo Muriel Vitória, “o terror na arte promove impactos na sociedade, tanto positivos quanto negativos”. Por um lado, possibilita confrontar nossos medos mais profundos, ajudando a compreender aspectos sombrios da condição humana.

Quando utilizado de forma responsável e consciente, o terror na arte pode inspirar reflexão, discussão e até mesmo transformação social. No entanto, é importante reconhecer e respeitar os limites individuais de tolerância e sensibilidade ao lidar com temas perturbadores.

Muriel Vitória explica que P.A.R.I.D.O ato de expelir busca explorar a forma como os mitos têm desempenhado um papel fundamental na origem e na evolução do terror na arte, uma vez que desde as antigas narrativas mitológicas, esses mitos oferecem possibilidades para exploração de temas de medo, perigo e o desconhecido. “Na maioria das vezes, os mitos apresentam divindades vingativas e oferecem uma maneira de entender e lidar com o inexplicável”. “À medida que tais histórias são transmitidas ao longo do tempo, são reinterpretadas e adaptadas em diferentes movimentos artísticos, como literatura, pintura, teatro e cinema, que seguem alimentando nossa fascinação pelo desconhecido”.

Os mitos fornecem uma base rica e diversificada para esmiuçar os limites do imaginário e nos colocar diante de nossos medos mais profundos, de nossas convicções, de nossas escolhas e daquilo que chamamos “consciência”.

O Grupo Trapo foi criado no ano de 2000 pelo ator e diretor Muriel Vitória, na cidade de São Paulo. Desenvolve trabalhos baseados em comportamentos humanos e na cultura popular utilizando como expressão e estética os elementos corporais pautados no ‘teatro de investigação corporal’. Suas montagens teatrais são apresentadas em espaços populares buscando contemplar todos os públicos e fomentar temas pertinentes à sociedade atual, mediadas principalmente por questões que afetam a todos direta ou indiretamente, seja nos conceitos, nas relações pessoais ou mesmo na própria arte, na crença, na cultura popular. Atua diretamente na região central da cidade, no bairro da Consolação, em seu teatro-sede – Nosso Canto Espaço de Arte e Cultura. Apoia iniciativas e resiste, há 23 anos, com ações que visam o estreitamento de laços entre arte e sociedade.

Repertório/espetáculos: O Banquete no Éden (2024, remontagem), Jorge – Uma Ode ao Cavaleiro dos Dois Mundos (2023), Sobrevidas (2022); Savoir – Faire Éden (2020), As Desventuras de Pinóquio (2020), O Banquete no Éden (2019), Escola de Mulheres 2000 D/C (2019), As Desmemorias da Emília – A Marquesa de Rabicó (2019), Abelha Rainha (2017), O Quintal da Casa de Doroty, inspirado na obra de L. Frank Baum (2015), Levi (2015), O Planeta Fantástico do Principezinho, inspirado na obra de Antoine de Sant-Exupéry (2014); O Sorriso do Gato de Alice, inspirado na obra de Lewis Carrol (2014), Senhora Sertão, Menina, de Muriel Vitória (2015); Salve Rainha, de Muriel Vitória (2015), Pane no Circo, de Muriel Vitória (2009), O Sítio e Alice, baseado na obra de Monteiro Lobato, adaptação e direção de Muriel Vitória (2005), e Chega de Estresse, de Muriel Vitória (2000).

Ficha Técnica

Concepção e Direção: Muriel Vitória. Intérpretes: Lis Santos (M.Ã.E), Márcio Lima  (P.A.I), Fernando Tavares  (C.O.N.S.C.I.Ê.N.C.I.A ), Isaque Patrício (CONSCIÊNCIA), Pedro Gonçalves (CONSCIÊNCIA), Vitória Rabelo (CONSCIÊNCIA) Well Nascimento (CONSCIÊNCIA) e Zé Carlos de Oliveira (CONSCIÊNCIA). Direção de produção: Diego Brito.  Iluminação: Jotappe Silva. Cenografia: Grupo Trapo e Heron Medeiros. Fotografia, Captação e Edição de Vídeos: Isaque Patrício e Jacó Diego. Social Media: Lis Nunes e Márcio Lima. Assessoria de imprensa: Miriam Bemelmans. 

Serviço

Espetáculo: P.A.R.I.D.O ato de expelir

Grupo Trapo

Instagram – @grupotrapo

Temporada: 20 de julho até 11 de agosto. Sábados às 20h e domingos, às 18h

Duração: 80 minutos

Gênero: Drama/Performance.

Classificação indicativa: 16 anos (nudez, violência, tema sensível)

Ingressos: R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia-entrada)

Venda online: Sympla.com.br https://www.sympla.com.br/evento/p-a-r-i-d-o-ato-de-expelir-i-sabado-03-agosto-20h/2520635?referrer=www.google.com

Bilheteria: 1h de antecedência (Aceita PIX e dinheiro)

Não tem estacionamento no local

Teatro de Arena Eugênio Kusnet

Rua Dr. Teodoro Baima, 94 – Vila Buarque, São Paulo – SP,

Local: Sala Augusto Boal (capacidade: 80 lugares). Acessibilidade: Sim.

O espetáculo P.A.R.I.D.O ato de expelir começa rigorosamente no horário marcado e não é permitida a entrada após o início, não havendo troca de ingressos e/ou devolução do dinheiro.

Não é permitido filmar ou fotografar o espetáculo.

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