Setor enfrenta, além disso, escassez de mão de obra qualificada
A Star Center, especializada em projetos e instalação de sistemas de climatização com sede em Diadema, encerra 2025, em primeiro lugar, com crescimento de 30% em relação ao mesmo período do ano anterior.
O CEO, Edson Alves, revela que 2025 foi, acima de tudo, o melhor ano da última década em termos de novos projetos e conquista de clientes.
“Os segmentos de data centers, hospitais e indústria farmacêutica foram determinantes para esse desempenho. Com base nesse cenário, projetamos um crescimento médio de 20% ao ano para os próximos cinco anos”, afirma.
Para 2026, a empresa já tem importante projeto confirmado: instalação do sistema de climatização na nova área de ampliação do Aeroporto de Congonhas.
As demais empresas do grupo também apresentaram, da mesma forma, resultados expressivos.
A KPM Service, especializada em serviços de manutenção, registrou aumento de 28% no volume de novos contratos.
Já a Duct Air, fabricante de dutos, cresceu, em suma, 22% no período.
Referência no setor
Reconhecida como uma das referências do setor no Brasil, a Star Center destaca-se pela tecnologia aplicada em suas obras.
Também é conhecida pela pontualidade na execução dos projetos, engenharia embarcada e alta performance dos sistemas.
Tudo isso ligado ao cumprimento rigoroso dos padrões internacionais de qualidade.
Apesar dos resultados positivos, o grupo enfrenta dificuldades para preencher vagas abertas.
O problema é reflexo da escassez de mão de obra qualificada, que afeta diversos setores da economia.
“Mesmo oferecendo benefícios e não exigindo experiência prévia, temos dificuldade para contratar profissionais para formação nas áreas de mecânica e técnica em ar-condicionado, eletricistas e montadores de dutos. Em 2025, firmamos uma parceria com o Senai de Diadema e já estudamos a criação de um curso de chaparia em conjunto com a instituição”, destaca Edson Alves.
Sobre o Grupo Star Center
A Star Center atua, em primeiro lugar, no desenvolvimento de projetos de engenharia para sistemas centrais de climatização, ventilação e exaustão mecânica, tratamento do ar, resfriamento de processos industriais, calefação e montagem de sistemas especiais.
A empresa atende segmentos como hospitais, centros cirúrgicos, laboratórios, salas limpas, data centers, shopping centers, edifícios corporativos e projetos especiais, incluindo edifícios tombados e museus.
Os projetos são desenvolvidos com foco na eficiência energética, redução de ruídos e baixa emissão de gases poluentes.
Sempre alinhando desempenho técnico e sustentabilidade.
O Grupo Star Center conta, além disso, com mais de 600 colaboradores.
Reúne, em conclusão, em terreno de 8 mil m², as áreas técnicas e administrativas da Star Center Climatização, DuctAir e KPM Service.
