Publicação do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia leva em conta resultados das políticas públicas implementadas no município até 2023 para promover desenvolvimento efetivo, inclusivo e sustentável
Os avanços observados em São Bernardo no âmbito da gestão pública durante o governo Orlando Morando – 2017 a 2024 –, foram reconhecidos, em primeiro lugar, por estudo nacional publicado pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT/QualiGov).
A publicação é denominada Índice de Gestão Municipal (i-GeM), e nela São Bernardo alcançou, acima de tudo, o 3º lugar no ranking.
Com isso, aparece, portanto, como a mais bem colocada entre as cidades do Estado de São Paulo.
São Bernardo atingiu, por exemplo, nota 0,833 em escala que vai de zero a 1 no ranking geral.
A publicação avaliou, além disso, 71 indicadores.
Utilizou como base de dados a MUNIC/IBGE (Pesquisa de Informações Básicas Municipais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
As atualizações mais recentes dessa base de informações remetem, em suma, a 2023.
O estudo avaliou 5.570 municípios brasileiros. As primeiras colocadas foram Niterói (RJ) e Londrina (PR) – a Capital paulista ocupa a 23ª posição.
“Empenho de toda uma equipe”
“Observar São Bernardo despontando entre as cidades mais bem avaliadas do País nos dá a certeza de que fizemos um bom trabalho durante os últimos oito anos. Isso é resultado do empenho de toda uma equipe comprometida com o desenvolvimento da cidade, da responsabilidade com o uso do dinheiro público, sabendo que uma boa gestão pública é aquela que oferta qualidade de vida e permite que o município avance”, destaca Orlando Morando.

Entre os pontos levados em consideração estão a qualificação e a capacitação dos servidores públicos municipais.
Além disso, a existência e a efetividade de estruturas administrativas voltadas à execução de políticas públicas estruturantes.
Sem contar a disponibilidade e a qualidade das informações utilizadas na gestão municipal, incluindo o uso de tecnologias da informação e comunicação, a existência e o funcionamento de mecanismos de participação social e cooperação intergovernamental, além da existência e da implementação de instrumentos normativos que regulam o uso e a ocupação do solo urbano, bem como a atuação da administração municipal.
Gestão reconhecida entre as melhores
Essa não é a primeira vez que São Bernardo figura entre as melhores cidades quando o assunto é gestão pública.
O município também se destacou em levantamento do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que avalia o resultado das políticas públicas e o real impacto dessas iniciativas na vida dos cidadãos – manteve índice B – faixa de resultado considerada efetiva – na edição de 2024 do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), que tem como base os indicadores de 2023, atestando a eficiência das ações desempenhadas pela gestão Orlando Morando (entre 2017 e 2024) no município nas principais áreas.
A avaliação geral do IEG-M leva em conta os resultados obtidos pelas gestões municipais em sete eixos temáticos.
São eles: planejamento, gestão fiscal, educação, saúde, meio ambiente, proteção aos cidadãos e governança de tecnologia da informação.
São Bernardo destaca-se no eixo governança em tecnologia da informação, com nota A, pontuação máxima da escala de avaliação.
A cidade é a única do ABCD a alcançar essa pontuação.
A mesma mede o grau de utilização de recursos tecnológicos em áreas como capacitação de pessoal, transparência e segurança da informação.