Governo apresenta projeto do Túnel Santos-Guarujá a investidores europeus

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O projeto do Túnel Santos-Guarujá, que será o primeiro túnel imerso do Brasil, será apresentado a investidores internacionais

Missão internacional também destaca concessão das travessias litorâneas e fluviais em agendas na Dinamarca, Holanda e Noruega

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, iniciou neste domingo (20.04) o terceiro roadshow internacional de 2025, com agendas na Dinamarca, Holanda e Noruega.

O objetivo é atrair investimentos internacionais para projetos estratégicos do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI-SP), como o Túnel Imerso Santos-Guarujá e as Travessias Hídricas.

A comitiva do Governo de São Paulo será formada por autoridades estaduais, como o secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, e a secretária de Comunicação, Lais Vita. Estão previstas reuniões estratégicas com executivos de empresas líderes em mobilidade e engenharia, incluindo Ballast Nedam, TEC Tunnel, Immontec, Ruter, LNS, Sweco, DFDS, Maersk e Femern A/S.

“Estamos promovendo uma transformação histórica na infraestrutura de São Paulo, com projetos que conectam regiões e melhoram a vida das pessoas. O Túnel Santos-Guarujá, por exemplo, aguardado há quase 100 anos, finalmente sairá do papel, trazendo investimentos e geração de emprego para a Baixada. Nossos projetos são exemplos do compromisso que temos com a modernização e a eficiência”, afirma o governador Tarcísio de Freitas.

Um dos destaques da missão é a visita técnica ao túnel submerso Fehmarnbelt, em construção entre a Dinamarca e a Alemanha. Com 18 quilômetros de extensão, quatro faixas rodoviárias e duas linhas férreas, a megaestrutura é considerada uma referência global e serve de exemplo para o projeto do Túnel Santos-Guarujá, em São Paulo.

No centro das apresentações está o Túnel Santos-Guarujá, que será o primeiro túnel imerso do Brasil. Com 1,5 km de extensão, sendo 870 metros submersos, o projeto contará com três faixas por sentido, uma delas exclusiva para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), além de passagens para pedestres e ciclistas. O leilão está marcado para 1º de agosto e o investimento estimado é de R$ 6 bilhões, por meio de uma concessão patrocinada com prazo de 30 anos.

Também integra o portfólio a concessão das travessias litorâneas e fluviais, que prevê a operação, modernização e gestão de 14 linhas aquaviárias por 20 anos. O edital está previsto para o primeiro semestre de 2025 e a estimativa é de R$ 1 bilhão em investimentos, com manutenção da política tarifária atual, gratuidades preservadas e aquisição de 48 embarcações, incluindo modelos elétricos, que ampliarão a eficiência e a sustentabilidade do sistema.

Programa de Parcerias e Investimentos

A robustez do programa paulista se reflete nos números. O PPI-SP reúne mais de R$ 550 bilhões em investimentos previstos em projetos estruturantes, divididos em quatro grandes pilares: mobilidade urbana, água e energia, rodovias e social. Entre 2024 e março de 2025, dez leilões já foram realizados, com R$ 354 bilhões em investimentos contratados, o que representa mais de 60% de toda a carteira do programa. Até o fim de 2025, estão previstos mais nove leilões, com expectativa de R$ 63 bilhões em novos aportes, consolidando o PPI-SP como o maior programa estadual de parcerias do Brasil.

A agenda internacional reforça o compromisso do Governo de São Paulo com a modernização da infraestrutura, a promoção de parcerias sustentáveis e a geração de valor para a sociedade, com projetos que transformam o presente e preparam o futuro do Estado.

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