Governador Rodrigo Garcia no desfile em homenagem aos 90 anos da Revolução Constitucionalista

In ABCD, Cidades On
Fotos: GESP

Celebração no Parque do Ibirapuera marca luta dos paulistas pela redemocratização do país

O governador Rodrigo Garcia participou neste sábado (09.07), na Capital, do desfile em homenagem aos 90 anos da Revolução Constitucionalista de 1932.

A cerimônia é realizada no feriado estadual de Nove de Julho, no Parque do Ibirapuera, em frente ao Obelisco Mausoléu aos Heróis de 32.

Ela marca, em primeiro lugar, a luta dos paulistas pela redemocratização do País após o golpe de Estado de Getúlio Vargas, em 1930.

“É muito importante a gente relembrar essa tradição, relembrar a história do nosso estado, onde São Paulo exigiu o cumprimento da constituição e se uniu em torno das causas justas para o Brasil. Estou muito honrado em participar do evento dos 90 anos da Revolução Constitucionalista”, disse, por exemplo, Rodrigo Garcia.

Durante o evento, Rodrigo recebeu, da mesma forma, a Medalha da Constituição.

A honraria é concedida pela Assembleia Legislativa de São Paulo a personalidades que atuam em defesa do Estado Democrático de Direito e do respeito às normas constitucionais.

O Mausoléu do Obelisco abriga os restos mortais dos estudantes Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo.

Os quatro foram assassinados em 23 de maio de 1932 por tropas getulistas durante uma manifestação a favor de uma Assembleia Nacional Constituinte e o restabelecimento da democracia.

A morte dos quatro jovens foi o estopim de um movimento que culminou com o levante iniciado em 9 de julho de 1932 por combatentes constitucionalistas contra tropas militares enviadas por Getúlio.

O maior conflito do século 20 no Brasil reuniu civis e militares paulistas em resistência contra forças federais, além de apoio maciço da população de São Paulo.

Em 2 de outubro de 1932, o confronto na Capital e no Interior paulista terminou com a rendição das tropas estaduais, mas se tornou símbolo da resistência de São Paulo em defesa da Constituição, da liberdade e da democracia.

A Revolução Constitucionalista levou Vargas a convocar uma Assembleia Constituinte e reabrir o Congresso, portanto, com eleições gerais em 1934.

Monumento

O Mausoléu do Obelisco também é local de sepultamento de mais de 700 combatentes paulistas que perderam a vida na Revolução de 1932.

O projeto do maior monumento da Capital é do artista plástico ítalo-brasileiro Galileo Ugo Emendabili, com construção em mármore travertino capitaneada pelo engenheiro alemão Ulrich Edler.

O Obelisco do Ibirapuera, como também é conhecido, foi inaugurado em 9 de julho de 1955.

Tem, em conclusão, 72 metros de altura e ocupa uma área de 1.932 metros quadrados.

You may also read!

São Bernardo recebe Carreta estadual da Mamografia até 1º de fevereiro

No primeiro dia de atendimento, prefeito Marcelo Lima destacou que ação, em conjunto com a unidade itinerante do município,

Read More...

São Paulo tem reforço na segurança com formatura de 500 novos agentes da GCM

Corporação municipal ganhou 2.000 novos profissionais desde 2023, em sequência ao trabalho contínuo da gestão voltado à proteção da

Read More...

Coop colabora com a arrecadação de 15 toneladas de alimentos

As cidades do ABCD e Sorocaba foram, acima de tudo, beneficiadas Ao longo de 2024, a Coop abriu as portas

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu