Governador manda cumprir ordem do STF para desbloquear rodovias e anuncia multa de R$ 100 mil por hora

In ABCD, Cidades On
Foto: GESP

Rodrigo Garcia lançou apelo a manifestantes para que se dispersem de forma pacífica, mas destacou que haverá emprego de força caso haja resistência

O governador Rodrigo Garcia determinou, nesta terça-feira (1º.11), às forças de segurança de São Paulo que atuem para o imediato desbloqueio de rodovias em todo Estado.

As ações vão priorizar o diálogo e as negociações, mas, em casos de resistência, poderá haver uso de força.

A determinação é para que seja garantido o cumprimento da ordem do Supremo Tribunal Federal para fim dos bloqueios em vias públicas.

“Nós procuramos dialogar e negociar com esses manifestantes, para que as vias públicas fossem desobstruídas desde ontem. Hoje pela manhã, em virtude da decisão do Supremo Tribunal Federal, as negociações se encerram e partir de agora nós vamos aplicar aquilo que determina a decisão judicial”, afirmou o governador.

Rodrigo Garcia fez o anúncio durante entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes.

Também estava presente o secretário de Segurança Pública do Estado, general João Camilo Pires de Campos.

Além dele, a procuradora-geral do Estado, Inês Maria dos Santos Coimbra, e o procurador-geral de Justiça de São Paulo, Mário Sarrubbo.

A decisão do governador é para atendimento à determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, para que as forças de segurança tomem medidas imediatas para impedir as ações de bloqueio nas rodovias de todo o país.

A decisão de Moraes foi referendada pelo STF durante sessão virtual extraordinária realizada na madrugada desta terça-feira.

Multa de R$ 100 mil por hora

Os manifestantes que descumprirem as determinações do STF e resistirem às ações da Polícia Militar, poderão ser multados e presos.

A multa prevista é de R$ 100 mil por hora para cada veículo que realizar a obstrução de vias.

O governador destacou que as negociações já começam a ter êxito, com dispersão de vários pontos de manifestações, entre eles o da Rodovia Hélio Smidt.

Ela havia bloqueado o acesso ao aeroporto internacional de Guarulhos.

Rodrigo fez um apelo aos manifestantes para que os bloqueios sejam encerrados de forma pacífica.

“São Paulo respeita a democracia, o estado democrático de direito, e não vai ser manifestação ou baderna que vai fazer com que a sociedade não reconheça os resultados da urna. Aos vencedores, o mandato, e aos perdedores, o reconhecimento da derrota. É isso que determina a nossa Constituição e é isso que São Paulo vai preservar”, destacou.

You may also read!

Santo André alerta para riscos de vida e ilegalidade de trilhas clandestinas na região de Paranapiacaba

Visitantes devem, em primeiro lugar, optar por roteiros monitorados e autorizados para garantir experiência segura e preservar o patrimônio

Read More...

Aciscs homenageia Externato Santo Antonio pelos 95 anos de história em São Caetano do Sul

A Aciscs (Associação Comercial e Industrial de São Caetano do Sul) homenageou o Externato Santo Antonio (ESA) em celebração

Read More...

Festival Sabores da Cidade encerra terceira edição com recorde de participação e homenagem a restaurantes históricos

Evento reuniu 230 estabelecimentos, teve mais de 32 mil acessos no portal e reconheceu 31 empreendimentos como Patrimônio Gastronômico A

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu