Gilvan entrega segunda etapa do Complexo Maurício de Medeiros

In ABCD On
- Updated
Fotos: Helber Aggio/PMSA e Renato Silva/PMSA (aéreas)

Tráfego no sentido Bairro-Centro foi liberado, em primeiro lugar, neste sábado (25.10); obra contemplou ainda outras ruas e avenida do entorno, bem como realizou intervenções voltadas à drenagem

A segunda fase de obras do Complexo Viário Maurício de Medeiros, em Santo André, foi, acima de tudo, finalizada e entregue oficialmente neste sábado (25).

O trânsito do novo trecho foi liberado aos automóveis, motocicletas e demais veículos durante evento com a presença do prefeito, Gilvan Ferreira, e outras autoridades.

“Esta é uma região importante da cidade e essa entrega representa uma grande transformação urbana. Havia moradias em formato de verdadeiras palafitas aqui, com pessoas morando dentro do córrego. Uma das maiores obras viárias da história do município e que é também uma transformação para a dignidade dos moradores”, comenta o prefeito Gilvan Ferreira.

A primeira via havia sido liberada em 31 de janeiro deste ano. Agora, o trajeto sentido Bairro-Centro teve o fluxo permitido.

Foram executados em ambos os lados mais de dois quilômetros de pavimentação.

O projeto contou ainda com a implantação de quatro retornos sobre o Córrego Maurício de Medeiros (que foi canalizado).

Teve também a instalação de 69 postes com 79 luminárias de LED, que trazem mais segurança ao entorno e iluminação eficiente.

O que foi feito

Foram implantadas, além disso, sinalizações horizontal e vertical, faixas de pedestres e 65 placas de trânsito.

No total, foram construídos mais de dois quilômetros de calçadas, guias e sarjetas.

Além disso, houve a execução de 1,7 km de barreira rígida (tipo New Jersey), usadas para garantir a segurança de todos os usuários.

Vias de bairros próximos também receberam melhorias. Principalmente logradouros nos bairros Cata Preta e Jardim Irene.

Isso, como, por exemplo, as ruas André Magini, Ardile Bachi, Aristides Lobo, Caminho dos Vianas, além da Estrada Cata Preta.

Dentro do projeto de tornar Santo André ainda mais preparada, resistente e resiliente às chuvas, as obras viabilizaram a implantação de novos dispositivos de microdrenagem, como 16 bocas de lobo, 63 bocas de leão (que levam grelhas) e mais de 600 metros de ramais de ligação, garantindo o escoamento adequado das águas pluviais. Os sistemas de abastecimento de água e coleta de esgoto da região estão 100% regularizado.

Meta é minimizar problemas

Todas as construções têm por objetivo minimizar problemas viários, de infraestrutura e saneamento, em uma região de intenso tráfego e grande densidade populacional. “Com relação ao tráfego, por exemplo, a expectativa é que, nos horários de pico, passem cinco mil carros por hora no complexo todo”, explica o secretário de Infraestrutura e Obras, Acacio Miranda.

O investimento em todo o Complexo Maurício de Medeiros é de aproximadamente R$ 104 milhões, com verba oriunda da CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe). As intervenções, que levaram 18 meses, integram o programa Sanear Santo André, que inclui outras benfeitorias e obras pela cidade, sendo algumas já entregues, como o Complexo Cassaquera.

No âmbito do Sanear Santo André, estão em execução, da mesma forma, as intervenções para instalação de sete microrreservatórios ao longo da bacia do Córrego Guarará e a instalação de cinco novas bombas, que vão modernizar a Estação Elevatória da Vila América.

You may also read!

Natal no ParkShopping São Caetano tem Panettone Kopenhagen e sorteios de 3 BYD híbridos

Até 31 de dezembro é possível, portanto, participar pelo App Multi e aproveitar as vantagens exclusivas do programa O Natal

Read More...

Taka se emociona ao entregar primeira fase de reforma do Cemitério Municipal de Diadema

Local foi encontrado, em primeiro lugar, em condições degradantes e indignas pela atual gestão A emoção marcou, acima de tudo,

Read More...

Prêmio nacional destaca gestão sustentável de pneus da Next Mobilidade

Com frota que soma 2,3 mil pneus — rodando cerca de 950 mil quilômetros/mês - empresa mantém índices de

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu