Gestão digitalizada ajuda restaurantes a otimizar custos durante a pandemia

In Canto do Joca On
- Updated
Restaurante italiano de São Paulo MoMa Osteria uniu tradição à modernidade e apostou em tecnologia para enfrentar a crise. O empreendimento investiu em uma gestão empresarial digitalizada para implementar um plano de otimização de custos que tem dado muito certo. Foto: Divulgação

Restaurante italiano de São Paulo uniu tradição à modernidade e apostou em tecnologia para enfrentar a crise. Empreendimento investiu em gestão empresarial digitalizada para implementar plano de otimização de custos que tem dado muito certo.

Administradores e proprietários de restaurantes estão encontrando novas e promissoras oportunidades em um modelo de gestão empresarial digitalizado.

A transformação digital envolve não apenas a relação com fornecedores, mas também gera uma melhor experiência para os clientes, transformando oportunidades em resultados.

Em época de crise, ela colabora, em suma, com as práticas atuais, ajuda a superar a concorrência e a enfrentar desafios de negócios cada vez mais urgentes.

MoMa

Gustavo Perego Costa é sócio e proprietário do MoMa – Modern Mamma Osteria, restaurante que oferece a farta e tradicional comida italiana, com um toque contemporâneo e moderno, no Itaim Bibi, em São Paulo.

Como para todos do setor gastronômico, Gustavo Perego conta que o ano de 2020 foi bem difícil. “Após o primeiro choque, e logo percebendo que a pandemia [de Covid-19] seria mais longa que prevíamos, começamos a implementar um plano de redução de custos muito agressivo que foi desde a demissão de 60% do quadro até a revisão de todos os gastos, e com a implementação do delivery que antes não existia. Com tudo isso feito, estamos conseguindo atravessar este oceano tempestuoso.”

Tecnologia

Como parte do plano de otimização de custos, a empresa iniciou, em setembro de 2020, em primeiro lugar, a utilização de tecnologia para gestão dos negócios.

O software utilizado foi o ERP EVEREST, da ACOM Sistemas, empresa líder no desenvolvimento de tecnologia para gestão de empresas do setor de food service.

“O sistema tornou as atividades mais rápidas e com informações igualmente confiáveis e precisas. E, atualmente, a economia de tempo em vários processos administrativos e burocráticos é cada vez mais preciosa”, conta Gustavo.

Segundo Gustavo Perego, os ganhos com a tecnologia aconteceram em diversas áreas.

Compras

No setor de compras, o empresário conta que, por exemplo, o processo de requisição e pedido de compras se tornou muito mais ágil.

“O sistema corretamente parametrizado faz uma sugestão e pedido de compra automaticamente para os fornecedores. Assim, nosso comprador tem mais tempo e usa-o para fazer mais cotações, o que permitiu uma economia de 11% no custo das mercadorias”, diz.

Financeiro

Na área financeira, além disso, também foram sentidas melhorias significativas.

“Ganhamos rapidez no processo de contas a pagar utilizando a importação dos boletos via DDA [Débito Direto Autorizado] e o envio de arquivo de pagamentos para o banco, assim como no processo de conciliação bancária”, ressalta.

Além disso, o empresário complementa que o uso de tecnologia tornou mais precisas e ágeis a elaboração e a apuração do resultado mensal, já que as atividades que antes demoravam dias para serem executadas agora levam apenas horas e necessitam de menos profissionais envolvidos nos processos.

Eduardo Ferreira, CCO da ACOM Sistemas, explica que o sistema de gestão utilizado pelo MoMa é de fácil integração com os sistemas de frente da loja e com o delivery.

Além disso e de toda a automação proporcionada, o ERP apresenta um dashboard que, unido à tecnologia de Business Intelligence, permite aos gestores decifrar uma grande quantidade de dados para a tomada de decisões estratégicas e assertivas.

“Com o ERP é possível acessar dados de transações e processos, cadastro e perfil de clientes, históricos de compras, desempenho de produtos e campanhas, dados financeiros, entre outros. Tudo isso de uma maneira intuitiva e simples, que permite uma visualização geral do empreendimento e ajuda no direcionamento do negócio”, finaliza Eduardo.

You may also read!

Prefeito Filippi entregará obras no núcleo Jardim da Liberdade, em Diadema

Programa Revitaliza já realizou intervenções em dezenas de núcleos habitacionais, melhorando as condições de vida dos moradores Nesta sexta-feira (26.04),

Read More...

Sabesp realiza manutenção emergencial em São Bernardo nesta quarta-feira (24.04)

Serviço deve afetar o abastecimento na região; Companhia pede que a população faça uso consciente da água armazenada A Sabesp

Read More...

EcoTroca no Bairro Oswaldo Cruz bate recorde e entrega 1.240 kg a moradores em troca de recicláveis

Moradores do Centro de São Caetano participaram nesta quarta-feira (24.04) do 5º EcoTroca de 2024, em frente à UBS

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu